Pesquisar No Site

Minha Família sem Dengue: Aruan e Indaiá recebem Operação Cata-Treco nesta quarta-feira (05/02)

Publicado em: 05/02/2020
Destaques
Minha Família sem Dengue: Aruan e Indaiá recebem Operação Cata-Treco nesta quarta-feira (05/02)
Minha Família sem Dengue: Aruan e Indaiá recebem Operação Cata-Treco nesta quarta-feira (05/02)

Com resultado de Avaliação de Densidade Larvária de 3.5, a cidade de Caraguatatuba segue em estado de alerta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

#PraCegoVer: Agentes do Programa “Minha Família Sem Dengue” chamam morador em frente a um portão branco de uma casa com muro amarelo. Eles estão em dupla e ambos usam colete com a logomarca do Programa “Minha Família Sem Dengue” (Foto: Arquivo/PMC)

Para mobilizar toda a população nesta luta, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove o Programa “Minha Família Sem Dengue” em todo o município.

Dando continuidade nas ações de combate a criadouros no município, na quarta-feira (05/02), a ação acontece nos bairros Aruan e Indaiá. Na quinta e sexta-feira (06 e 07), a operação será finalizada no bairro Indaiá.

Os bairros com maior número de casos positivos ou que estão em áreas de risco contra a doença, recebem Operações Cata-Trecos desde o dia 25 de janeiro, quando a primeira ação ocorreu no bairro Rio do Ouro. Somente desta primeira mobilização, foram retirados três caminhões de materiais que acumulam água que foram descartados pelos moradores.

No sábado (01/02), a ação passou pelo bairro Sumaré, de onde foram retirados dois caminhões de resíduos que retém água.

Conforme agenda pré-divulgada, na segunda-feira (03) e na terça-feira (04), os bairros Praia das Palmeiras e Jardim Britânia também receberiam a Operação Cata-Treco. Em função das fortes chuvas ocorridas em Caraguatatuba, estas ações serão agendadas para a próxima semana com prévia divulgação nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Caraguatatuba.

O principal objetivo da ação é fazer com que a população aprenda a contribuir para controle e redução do número de casos de dengue. Esta força tarefa conta, em especial, com a Operação Cata-Treco, que passará pelos bairros com maior número de casos positivos de dengue.

#PraCegoVer: Caminhões recolhem lixo do bairro Sumaré (Foto: Arquivo/PMC)

A ação tem como intuito recolher estes materiais deixados por moradores. O trabalho é sempre realizado, das 8h às 14h, e todos os bairros envolvidos receberão avisos antes das ações por meio de moto e carro de som.

Todo este trabalho conta com 65 agentes do Programa “Minha Família Sem Dengue”, que percorrem casas com coletes e crachás de identificação. Durante a ação também ocorre distribuição de panfletos e orientação casa a casa sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.

Carro e moto de som passarão pelos bairros para lembrar o morador da importância da ação e convocar a limpar o seu quintal e deixar para fora de sua residência objetos que acumulam água e que possam ser vetores para criadouros.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, fala sobre a importância da participação direta de todos no combate à dengue. “Nossos agentes do Programa Minha Família Sem Dengue estão passando diariamente pelos bairros para orientar a cada morador sobre como eliminar corretamente criadouros do mosquito da dengue. Pedimos para que se atentem aos coletes e crachás de identificação e receba-os. Além disso, limpem seus quintais e descartem o que acumula água para retirarmos com nossos caminhões”, alertou.

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou em 2020, 368 notificações de dengue. Destas, 56 casos foram confirmados como positivos e 312 negativos até a última terça-feira (04/02).

Confira o cronograma da primeira semana de mutirões:

Quarta-feira (05/02) – Aruan e Indaiá

Quinta-feira (06/02) – Indaiá

Sexta-feira (07/02) – Indaiá

Horário: Das 8h às 14h

 

Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Massaguaçu vive dias de “Pipeline” com chegada de ondas tubulares
Massaguaçu vive dias especiais com chegada de um bom swell

Localizada na região Norte de Caraguatatuba, a Praia do Massaguaçu é um dos pontos preferidos dos surfistas da cidade para a prática do esporte. Além de ser de tombo, a areia abaixo da linha d’água é marcada por imperfeições provocadas pelas ondas e a correnteza das marés, condição que impossibilita

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 21/11/2024
DER programa interdição da SP-55, em trecho da divisa com Ubatuba, para instalação de um pórtico
DER programa interdição da SP-55, em trecho da divisa com Ubatuba, para instalação de um pórtico

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) planeja interditar a rodovia Dr. Manoel Hipólito do Rêgo, SP-55, no trecho da divisa entre Caraguatatuba e Ubatuba, na noite de segunda-feira (28), a partir das 23h. A interdição será feita por uma empresa terceirizada, que fará a instalação de um pórtico (Painel

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 26/10/2024
A Feira de Adoção de Cães e Gatos realizada no último sábado (4) proporcionou novos lares para quatro cães abrigados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba, apreendidos em situação de maus tratos. Pelo menos 43 pessoas passaram pelo Centro para visitar e conhecer os animais disponíveis para adoção. O CCZ reforça que o espaço fica aberto também de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, para os moradores que não puderem comparecer nas feiras de adoção. Os pets que estão para adoção foram resgatados em situações de maus-tratos, por abandono, falta de higiene, falta de alimentação, entre outros motivos. Por isso, ao adotar o pet, a pessoa estará proporcionando uma vida com condições mais adequadas ao animal. No momento da adoção é explicada sobre a posse responsável, quando o adotante assume a responsabilidade e se compromete a cuidar do novo animal de estimação. Os animais são totalmente dóceis e clinicamente saudáveis com vacinação antirrábica e vermifugados. Também são microchipados e aptos a participar do programa de castração. Este processo de adoção garante que o animal será adaptado ao espaço físico e à composição familiar da nova casa. Da mesma forma, é avaliada a capacidade da família em suprir as necessidades do animal e garantir seu bem estar. Serviço: Centro de Controle Zoonoses (CCZ): Rua Ministro Dílson Funaro, 115 – Jardim Britânia – Telefone: 3887-6888.
CCZ de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (1º/11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. O atendimento será feito apenas presencialmente e as senhas começam a ser distribuídas, a partir das 8h30.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/10/2024
Os Travados/Caiçara e P. Barcelona disputam o título de Campeões do futsal Série Ouro nesta sexta
Os Travados/Caiçara e P. Barcelona disputam o título de Campeões do futsal Série Ouro nesta sexta

A quadra do Morro do Algodão será palco da disputa final do Campeonato de Futsal Série Ouro nesta sexta-feira (8). Os times Os Travados/Caiçara e P. Barcelona vão disputar a final a partir das 20h. As partidas são realizadas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esporte e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 07/11/2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking de outubro do Procon de Caraguatatuba
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking de outubro do Procon de Caraguatatuba

O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou a formalização de 1.457 procedimentos dos 722 atendimentos feitos entre os dias 1º e 31 de outubro. Desse montante, 735 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de outubro foi dominado por problemas com envio

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 06/11/2024