Pesquisar No Site
Família e escola: Caraguatatuba reafirma a importância da parceria com dia municipal sobre o tema
Família e escola: Caraguatatuba reafirma a importância da parceria com dia municipal sobre o tema
O ano letivo começou. A escola, mais do que uma instituição que se dedica ao processo de ensino e aprendizagem entre alunos e docente, é uma das instituições mais importantes na vida de uma pessoa.
Com foco nisso, para que a família e a escola formem uma equipe, a Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, promoveu neste sábado (15/02), o “Dia Municipal da Família na Escola”.
A data também foi definida para a realização da primeira reunião de pais. Foi uma oportunidade para que os pais e responsáveis pudessem conhecer melhor os professores, funcionários e equipe gestora da escola.
Cada uma das 56 unidades escolares do município realizou práticas diferenciadas: teve competição de fantasias de carnaval, bazar de artesanatos, pintura de rosto, desenho, jogos de tabuleiro, esportes coletivos, apresentações de dança, cama elástica, entre outras brincadeiras.
O prefeito Aguilar Junior, acompanhado pela secretária de Educação, Márcia Paiva, visitou três unidades escolares durante o sábado.
Pela manhã, esteve na EMEF Luis Silvar do Prado, no bairro Casa Branca, onde acompanhou a entrega de kits escolares e falou sobre o projeto da Prefeitura de Caraguatatuba que retoma a educação em tempo integral.
Nessas unidades, além das aulas da base curricular, serão oferecidas no contraturno, oficinas culturais (dança, música, teatro, artes), e atividades esportivas (atletismo, ginástica, xadrez e jogos cooperativos). Haverá também orientação à pesquisa e aos estudos, aulas de resolução de problemas matemáticos, hora da leitura, aulas de informática, práticas de educação ambiental e qualidade de vida.
O prefeito Aguilar Junior esclareceu que o principal objetivo da escola em tempo integral é ampliar a formação dos alunos. Isso implica estimular o desenvolvimento em diversas dimensões: cognitiva, afetiva, ética, físico-corporal, cidadã, etc. Significa ir além dos conteúdos e cuidar também da inteligência emocional, integrando artes, idioma, música, esportes, literatura.
A implantação do projeto está sendo realizada com verba orçamentária do município, tendo em vista o corte das verbas federais destinadas para essa finalidade. Os projetos pedagógicos de cada escola terão características diversas e aspectos diferenciados, determinados pelas peculiaridades culturais da comunidade local.
No período da tarde as visitas foram realizadas nas unidades CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano, no bairro Perequê Mirim e na EMEFEBS (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Bilíngue para Surdos) Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, na Praia das Palmeiras.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que a escola é uma comunidade que faz parte da vida dos alunos. Nesse ambiente são formados vínculos importantes. Muito da vida social dos alunos também acontece dentro do ambiente escolar. As comemorações e festividades são lembranças que carregamos. “A presença dos pais e responsáveis, além de colaborar com os múltiplos aspectos escolares, inclusive o disciplinar, é uma valiosa ferramenta para o professor se achegar ao aluno, conhecê-lo bem, compreendê-lo, ajustar o processo pedagógico, fazer com que a aprendizagem se torne concreta”, disse.
Dia da Amizade e combate ao Bullying
O Dia Nacional da Amizade e de Combate do Bullying, 14 de fevereiro, também foi comemorado, nas unidades escolares de Caraguatatuba com atividades que buscaram refletir a importância da relação afetiva entre as pessoas.
Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português.
Caraguatatuba realiza desde abril de 2019 o projeto “Saúde Mental nas Escolas: Valorização da Vida” promovendo encontros, rodas de conversas e capacitações para promoção da saúde mental e prevenção da violência autoprovocada (mutilação).
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Espetáculo gratuito de dança, artes visuais, performance e tecnologia chega à Caraguatatuba no dia 18
O Robo.Art, agrupamento multimídia sediado em São José do Rio Preto (SP), apresenta gratuitamente no dia 18 de dezembro, às 20h, no Auditório Maristela de Oliveira, o espetáculo CORPOMÁQUINA, uma experiência visual e sonora que mescla dança, artes visuais, performance e tecnologia. A classificação é 10 anos e os ingressos podem ser
Rodovia dos Tamoios contará com operação para o Ano Novo
A Concessionária Tamoios realizará a partir de segunda-feira (30) a operação especial para o Feriado de Ano Novo. A expectativa é que cerca de 242 mil veículos trafeguem pela Rodovia dos Tamoios no período de 30 de dezembro de 2024 a 03 de janeiro de 2025. Esta será a primeira
Jovens nascidos em 2007 já podem realizar Alistamento Militar em Caraguatatuba
Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros), nascidos em 2007, devem fazer o alistamento no serviço militar até o dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se
10ª Copa Kids de futebol começa nesta quinta-feira com mais de 500 atletas na cidade
Começou nesta quinta-feira (19) a Copa Kids de futebol em Caraguatatuba, nos campos esportivos do Brasília e Corinthinhas. Promovido pela CRF Sports e com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, o campeonato será realizado até domingo, dia 22 de dezembro. Estão reunidos diversos atletas de categorias que vão da sub-08
Prefeitura de Caraguatatuba define expediente das repartições públicas no final do ano
As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não vão funcionar nas vésperas e nos feriados de Natal e Ano Novo (dias 24, 25 e 31/12; e 1º/1), em decorrência das festividades de final de ano. O atendimento ao público recomeça nos dias úteis subsequentes aos feriados (26/12 e 2/1), no horário habitual