Pesquisar No Site
Família e escola: Caraguatatuba reafirma a importância da parceria com dia municipal sobre o tema
Família e escola: Caraguatatuba reafirma a importância da parceria com dia municipal sobre o tema
O ano letivo começou. A escola, mais do que uma instituição que se dedica ao processo de ensino e aprendizagem entre alunos e docente, é uma das instituições mais importantes na vida de uma pessoa.
Com foco nisso, para que a família e a escola formem uma equipe, a Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, promoveu neste sábado (15/02), o “Dia Municipal da Família na Escola”.
A data também foi definida para a realização da primeira reunião de pais. Foi uma oportunidade para que os pais e responsáveis pudessem conhecer melhor os professores, funcionários e equipe gestora da escola.
Cada uma das 56 unidades escolares do município realizou práticas diferenciadas: teve competição de fantasias de carnaval, bazar de artesanatos, pintura de rosto, desenho, jogos de tabuleiro, esportes coletivos, apresentações de dança, cama elástica, entre outras brincadeiras.
O prefeito Aguilar Junior, acompanhado pela secretária de Educação, Márcia Paiva, visitou três unidades escolares durante o sábado.
Pela manhã, esteve na EMEF Luis Silvar do Prado, no bairro Casa Branca, onde acompanhou a entrega de kits escolares e falou sobre o projeto da Prefeitura de Caraguatatuba que retoma a educação em tempo integral.
Nessas unidades, além das aulas da base curricular, serão oferecidas no contraturno, oficinas culturais (dança, música, teatro, artes), e atividades esportivas (atletismo, ginástica, xadrez e jogos cooperativos). Haverá também orientação à pesquisa e aos estudos, aulas de resolução de problemas matemáticos, hora da leitura, aulas de informática, práticas de educação ambiental e qualidade de vida.
O prefeito Aguilar Junior esclareceu que o principal objetivo da escola em tempo integral é ampliar a formação dos alunos. Isso implica estimular o desenvolvimento em diversas dimensões: cognitiva, afetiva, ética, físico-corporal, cidadã, etc. Significa ir além dos conteúdos e cuidar também da inteligência emocional, integrando artes, idioma, música, esportes, literatura.
A implantação do projeto está sendo realizada com verba orçamentária do município, tendo em vista o corte das verbas federais destinadas para essa finalidade. Os projetos pedagógicos de cada escola terão características diversas e aspectos diferenciados, determinados pelas peculiaridades culturais da comunidade local.
No período da tarde as visitas foram realizadas nas unidades CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano, no bairro Perequê Mirim e na EMEFEBS (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Bilíngue para Surdos) Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, na Praia das Palmeiras.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que a escola é uma comunidade que faz parte da vida dos alunos. Nesse ambiente são formados vínculos importantes. Muito da vida social dos alunos também acontece dentro do ambiente escolar. As comemorações e festividades são lembranças que carregamos. “A presença dos pais e responsáveis, além de colaborar com os múltiplos aspectos escolares, inclusive o disciplinar, é uma valiosa ferramenta para o professor se achegar ao aluno, conhecê-lo bem, compreendê-lo, ajustar o processo pedagógico, fazer com que a aprendizagem se torne concreta”, disse.
Dia da Amizade e combate ao Bullying
O Dia Nacional da Amizade e de Combate do Bullying, 14 de fevereiro, também foi comemorado, nas unidades escolares de Caraguatatuba com atividades que buscaram refletir a importância da relação afetiva entre as pessoas.
Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português.
Caraguatatuba realiza desde abril de 2019 o projeto “Saúde Mental nas Escolas: Valorização da Vida” promovendo encontros, rodas de conversas e capacitações para promoção da saúde mental e prevenção da violência autoprovocada (mutilação).
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Fundacc homenageia ex-professora de dança e dá nome à sala no Polo Cultural do Poiares
O Polo Cultural do Poiares foi palco para uma programação de dança e homenagem neste sábado (9). Com o espaço lotado de antigos alunos e seus familiares, além de apresentações de grupos, o ponto alto do evento foi a homenagem prestada à Carla Bueno, que teve seu nome dado à
Sábado é dia de Feira de Adoção de Cães e Gatos no CCZ de Caraguatatuba
Cerca de 30 animais estarão à espera de um novo lar no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba. Quem quiser adotar um novo pet pode procurar a Feira de Adoção de Cães e Gatos, neste sábado (26), das 9h às 13h. Todos os animais estão clinicamente saudáveis, vacinados
“Lisbela e o Prisioneiro” ganha adaptação para o teatro e se apresenta no Mario Covas
No próximo dia 22 de novembro, às 20h30, o Teatro Mario Covas recebe o espetáculo, “Lisbela e o Prisioneiro – Teatrando por Aí – O Musical”, da Trupe Garagem & Cia de Teatro, da cidade de Tatuí (SP). O espetáculo apresenta o encontro entre Lisbela e Leléu numa cidade do
Os Travados/Caiçara e P. Barcelona disputam o título de Campeões do futsal Série Ouro nesta sexta
A quadra do Morro do Algodão será palco da disputa final do Campeonato de Futsal Série Ouro nesta sexta-feira (8). Os times Os Travados/Caiçara e P. Barcelona vão disputar a final a partir das 20h. As partidas são realizadas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esporte e
Fundacc incentiva artistas a migrar para o Mapa Cultural Federal
A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) convida os artistas locais a migrar seus perfis para o Mapa Cultural Federal. O Mapa Cultural de Caraguatatuba (https://mapas.fundacc.sp.gov.br/) ficará disponível até o dia 1º de janeiro de 2025. Após essa data, a plataforma será desativada e os conteúdos pessoais ficarão disponíveis