Pesquisar No Site
Bloco do Urso invade Avenida do Samba com sua missão solidária
Bloco do Urso invade Avenida do Samba com sua missão solidária
Um dos blocos mais tradicionais de Caraguatatuba vai às ruas no Domingo de Carnaval (23/02), com concentração às 19h no Quiosque Guaruçá. Mais de 300 foliões são esperados para o Desfile do Bloco do Urso na Avenida da Praia.
O grito de Carnaval será já no dia 19 de fevereiro, a partir das 20h, no Quiosque 32. “Os abadás já podem ser adquiridos na Rádio Caraguá FM, pelo preço de R$ 170”, diz o radialista Ricardo Mazzei, um dos presidentes da agremiação.
Para este ano, a estimativa dos organizadores é arrecadar em torno de R$ 20 mil que depois serão usados para aquisição de cadeira de banho, andador, muleta, fraldas geriátricas, entre outros produtos que serão doados para a Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba (ACC).
Mazzei lembra que a tradicional bateria do Mestre Leandro e seus 40 componentes vão à passarela do samba tendo à frente a musa da Mancha Verde, Mariana Katy, sempre abrilhantando o desfile.
Uma das características do Bloco do Urso é a festa grandiosa que é feita após o desfile, neste ano, no Espaço Ocean. O abadá é o ingresso dá aos foliões o direito a bebidas com cerveja, vinho, uísque, vodka, água, refrigerante, água de coco, queijos, salgados, hot dog, lanche de pernil e muito mais.
O Bloco do Urso surgiu em 2003. Ele surgiu como Bloco da Integração, mas depois se transformou no tradicional Bloco do Urso, que embala os domingos de Carnaval de Caraguatatuba. Mais que só folia, a agremiação traz como seu lema a ajuda solidária, com donativos ou recursos doados para entidades carentes.
Ricardo Mazzei lembra do surgimento do bloco, tendo ele como um dos fundadores. “Na primeira versão, o mascote já era o urso e tínhamos o amigo mais velho da turma com apelido de Urso Branco. Por três anos a gente se reunia e falava em montar um bloco e não saía, mas, um ano resolvemos que ele ia pra rua e nunca mais paramos”.
Ele lembra que no primeiro ano o desfile foi debaixo de uma chuva que Deus mandava e mesmo assim reuniu mais de 100 pessoas. Inicialmente, a concentração era próxima da quadra esportiva da Avenida da Praia e, nos anos seguintes, passou a sair do Sumaré.
“Já desde as primeiras edições a gente pedia para os participantes doarem leite em pó para a ACC e fraldas geriátricas. Como não atingia o que esperávamos, no terceiro ano passamos a cobrar pelo abadá e fazer a doação diretamente para as instituições”.
Nesta edição, o bloco sairá no domingo (23/02), com concentração às 19h no Quiosque Guaruçá e saída para a avenida da Praia a partir das 20h30.
Nicolas Cantagesso
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza transporte clandestino de passageiros
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, em conjunto com a Secretaria de Urbanismo, a Agência de Transporte de São Paulo (Artesp), a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e a Polícia Militar, realizaram no domingo (08) fiscalização visando coibir o transporte
Empresa EDP é sentenciada a apresentar plano para retirada de cabos e fios caídos em Caraguatatuba
Em decisão proferida pela Justiça, a empresa EDP foi sentenciada a elaborar um plano de trabalho para a limpeza dos cabos e fios caídos na cidade. Além de comprometer a estética urbana, os cabos também representam um sério risco à segurança das pessoas. Desde 2019, a Prefeitura de Caraguatatuba, por
Caraguatatuba registra 437 vagas de emprego nesta quarta-feira
Caraguatatuba está com 437 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (18), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Destas, 106 são para contratações temporárias voltadas à alta temporada de verão, nas áreas de comércio, turismo e serviços. As vagas temporárias são: açougueiro (supermercado); ajudante de açougue; ajudante de cozinha;
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de treinamento São Paulo Sempre Alerta, realizado em Ubatuba
Representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram nos dias 26 e 27/11 do treinamento São Paulo Sempre Alerta 2024/2025, oferecido pela Escola de Defesa Civil da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. O treinamento, realizado na Associação Comercial do município de Ubatuba (ACIU), reuniu cerca de 200 integrantes da
Aplicativo “SOS Caraguá pra Elas” segue prestando pronta assistência às mulheres vítimas de violência
O aplicativo SOS Caraguá Pra Elas, que presta ajuda imediata às mulheres vítimas de violência doméstica do município, foi acionado no dia 18 de novembro e a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do Centro de Operações de Inteligência (COI), conseguiu prender o indivíduo por descumprimento de medida protetiva. A