Pesquisar No Site
1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira (10) em Caraguatatuba
1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira (10) em Caraguatatuba
Na próxima segunda-feira (10/02), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra sarampo, que será focada em crianças e jovens com idades entre cinco e 19 anos.
As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, com exceção da UBS Tabatinga, e qualquer pessoa com idade entre seis meses a 59 anos pode aproveitar para atualizar a carteirinha de vacinação.
A campanha segue até o dia 13 de março e tem como objetivo imunizar aqueles que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina ou tenha recebido apenas uma.
Crianças, jovens e adultos com idades entre seis meses e 29 anos que possuem apenas uma dose da vacina estão com o esquema incompleto. Nessa faixa etária, o correto é que cada pessoa tenha tomado duas doses da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba.
Em 2019, foram registrados 11 casos positivos da doença no município, sendo um deles na faixa etária de cinco e 19 anos. Nenhum dos casos veio a óbito.
No Dia D de mobilização, que está marcado para dia 15 de fevereiro (sábado), estarão abertas as UBS’s do Perequê-Mirim, Porto Novo, Morro do Algodão, Tinga, Sumaré e Massaguaçu.
Sintomas
A Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba alertou que o sarampo é uma doença respiratória grave e pode causar complicações renais. A principal característica da doença são as manchas vermelhas que se iniciam na cabeça e seguem para o tronco. Tosse, coriza e febre alta estão entre os sintomas mais comuns da doença.
Os pacientes que apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade mais próxima de sua residência. É importante não se medicar sem antes passar por um profissional.
Próxima etapa
A 2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra o sarampo será realizada do dia 03 ao 31 de agosto, com o Dia D de mobilização marcado para dia 22 de agosto. Nessa fase, o público-alvo serão pessoas na faixa etária de 30 a 59 anos.
Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Prefeitura fortalece fiscalização na alta temporada com foco na perturbação do sossego e turismo de um dia
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem fortalecido os trabalhos de fiscalização nas praias, comércios e veículos de turismo de um dia, especialmente aos finais de semana. Com a chegada da Temporada de Verão, os fiscais de postura do município também fornecem orientações tanto para moradores
HRLN conquista mais alto nível de Acreditação com Excelência e se torna referência em saúde no estado de SP
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França (HRLN) recebeu, em dezembro de 2024, o selo de Acreditação com Excelência (nível 3) da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Com isso, o HRLN se consolida como o único hospital no Litoral Norte de São Paulo a conquistar a mais alta certificação de qualidade no âmbito
Time de futsal feminino de Caraguatatuba disputa 86º Jogos Abertos do Interior
A equipe de futsal feminino de Caraguatatuba vai representar a cidade na 86ª edição dos Jogos Abertos do Interior, de 15 a 20 de dezembro, em São José do Rio Preto. O time conquistou o vice-campeonato inédito nos Jogos Regionais 2024, garantindo a vaga nesta importante etapa. Os Jogos Abertos
Prefeitura de Caraguatatuba reforça ações contra propagandas ilegais em postes e pontos de ônibus
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, retomou a fiscalização sobre a colagem de propagandas em postes e pontos de ônibus, com intuito de combater a poluição visual e garantir o cumprimento das normas municipais. De acordo com a Lei Ordinária nº 1.144/80, que compõe o Código
Veículo de Prefeitura do interior é apreendido em fiscalização por desvio de função pública
A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Empresa Municipal de Transporte Urbano (EMTU), a Agência de Transporte de São Paulo (Artesp) e a Polícia Militar intensificou as operações que visam coibir o transporte clandestino de passageiros, em especial, em veículos de turismo de um dia. No primeiro final de