Pesquisar No Site
Viveiro Municipal de Caraguatatuba conta com mais de 5 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica

Viveiro Municipal de Caraguatatuba conta com mais de 5 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica
Caraguatatuba possui um Viveiro Municipal que abriga mais de 5 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica com a finalidade de arborização urbana e recuperação das áreas ambientais degradadas e da mata ciliar, importantes para proteção das margens de rios.

#PraCegoVer: mudas de árvores organizadas em um espaço coberto; o espaço é rodeado de vegetação e grandes árvores. (Foto: Divulgação/PMC)
No Viveiro podem ser encontradas espécies como Ipê Amarelo, Araçá, Embaúba, Uvaia, Ipê Roxo, Aroeira, Juçara, Manacá, Butiá, Jerivá, Ingá, Grumixama, Pitanga, entre outras.
O espaço conta com um prédio de aproximadamente 400 m², que possui duas salas equipadas com telão, computador, mesas e cadeiras com capacidade para até 50 pessoas.
As mudas de espécies nativas da Mata Atlântica são entregues pelos munícipes ou empresas à Prefeitura, provenientes de autorizações de supressão de árvores, como compensação ambiental.
Em 2019, o Viveiro Municipal passou a ter uma função pedagógica, com objetivo de enriquecer a educação ambiental nas escolas, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para o desenvolvimento destas ações pedagógicas na rede municipal de ensino.
Até hoje, 500 alunos da rede municipal de ensino, estadual e Instituições de Ensino Técnico e Superior passaram pelo local.
O Viveiro está localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 2.500 – Jardim Itaúna. É aberto para utilização e visitação, mediante agendamento prévio por meio do telefone (12) 3897-2530 ou por email meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Alunos de Caraguatatuba participam do 17º Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil
Mais uma vez, alunos da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, bairro Gaivotas, em Caraguatatuba, aceitaram o desafio de entrar na Olimpíada de Matemática Canguru, voltada para estudantes do 3º ano do Fundamental 1 até o 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares. A competição tem por

Agentes de trânsito realizam operação de retirada de carros abandonados em Caraguatatuba
A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão tem cadastradas, atualmente, 150 reclamações de carros abandonados em pontos distintos do município, via 156. De janeiro deste ano até o momento, os agentes de trânsito concluíram 14 solicitações de remoção. Nesta quarta-feira (19), mais dois veículos foram retirados da Avenida

Governo de Caraguatatuba abre inscrições para Conselho Municipal de Saneamento Básico
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba abriu, na sexta-feira (28), as inscrições para novos membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMSB). Os interessados podem concorrer às quatro vagas disponíveis, sendo duas para os indicados (titular e suplente) de associação ou entidade que exerçam atividades relacionadas

Programa Bombeiro nas Escolas forma mais uma turma em unidade educacional no bairro Martim de Sá
Alunos do 8º ano da EMEF Professor Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá, em Caraguatatuba, participaram da formatura do projeto Bombeiros na Escola, na quinta-feira (27). O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros, voltado aos estudantes do 8º e

Caraguatatuba é sede do 1º Fórum da Educação Étnico-Racial e Quilombola
Caraguatatuba recebeu professores, educadores e profissionais da cultura locais e dos municípios de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, para o “1º Fórum Étnico-Racial e Quilombola – Um olhar para a equidade racial nas Escolas Públicas do Litoral Norte de São Paulo”, realizado pela Diretoria Regional de Ensino, na sexta-feira (14),