Pesquisar No Site

Prefeitura realiza força-tarefa de limpeza nos bairros Perequê-Mirim e Pegorelli

Destaques
Prefeitura realiza força-tarefa de limpeza nos bairros Perequê-Mirim e Pegorelli
Prefeitura realiza força-tarefa de limpeza nos bairros Perequê-Mirim e Pegorelli

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) trabalham incessantemente nos bairros Perequê-Mirim e Pegorelli, localizados na Região Sul da cidade.

#PraCegoVer: Retroescavadeira juntamente com caminhão trucado realizando o desassoreamento e limpeza de valas de drenagem (Foto: Divulgação/PMC)

Diversos serviços desde limpeza de valas de drenagem a tapa buracos são realizados simultaneamente. Maquinário pesado como escavadeiras hidráulicas e caminhões pipas equipados com hidrojateamento estão em ação.

O Rio Negro e suas valas adjacentes recebem o serviço de limpeza e desassoreamento com uma retroescavadeira. O trabalho tem o objetivo de diminuir os impactos causados pelas enchentes que ocorrem devido às chuvas torrenciais.

A vala de drenagem localizada na Avenida Shibata também recebe o serviço de limpeza e desassoreamento. Essa vala recebe às águas do Rio Perequê que não teve capacidade para armazenar as águas pluviais no último temporal.

Para solucionar o problema, a vala de drenagem é ligada em um complexo de redes de drenagem que foram recentemente desassoreadas desde o Perequê-Mirim e Pegorelli até o mar.

#PraCegoVer: funcionário com mangueira realizando técnica de hidrojateamento em bocas de lobo e tubulação, caminhão pipa ao lado. (Foto: Divulgação/PMC)

Um caminhão pipa juntamente com 12 funcionários da Equipe Regional Sul da Sesep está auxiliando os munícipes na lavagem das casas e ruas. A equipe da Sesep tem proporcionado todo o apoio necessário para os munícipes.

As bocas de lobo também estão recebendo uma atenção especial. Uma equipe com um caminhão pipa equipado com uma máquina de hidrojateamento está desobstruindo as redes de esgoto.

O hidrojateamento consiste na aplicação de um jato de água de alta pressão dentro de uma tubulação para limpá-la ou desobstruí-la. A alta velocidade da água gera uma pressão que destrói os objetos que estão impedindo o fluxo dentro de uma tubulação, sem danificá-la.

Objetos descartados incorretamente também são outra causa de alagamentos, pois durante as chuvas fortes esses resíduos são arrastados pela chuva obstruindo as bocas de lobo e valas de drenagem nos bairros.

Além disso, Operação Bota-fora está em ação retirando os resíduos, prevenindo a obstrução das redes de escoamento de águas pluviais.

Tendo em vista que o descarte incorreto de resíduos de construção civil, lixo domiciliar e inservíveis podem causar alagamento nos bairros, a Prefeitura orienta aos munícipes fazer corretamente o descarte de resíduos em um dos Ecopontos mais próximos. Saiba mais clicando aqui.

Os serviços serão estendidos para outras ruas dos bairros assim que finalizados nos locais citados.

 

Nelson de Oliveira
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

IPTU 2025 tem desconto de 5% para pagamento à vista até 20 de março
IPTU 2025 tem desconto de 5% para pagamento à vista até 20 de março

Os contribuintes têm até o dia 20 de março para quitar o carnê Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba com 5% de desconto na cota única. A Secretaria da Fazenda distribuiu 79.416 carnês do IPTU pelos Correios. A 2ª via do carnê do IPTU

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 26/02/2025
Comtur delibera sobre Eventos e Infraestrutura para 2025
Comtur delibera sobre Eventos e Infraestrutura para 2025

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realizou, no último dia 5 de fevereiro, sua reunião ordinária para deliberação de temas estratégicos voltados ao desenvolvimento do turismo no município. O encontro, conduzido pelo presidente Cauê Rubio, contou com a participação de representantes da Secretaria de Turismo e conselheiros nomeados, que debateram

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/02/2025
Cadastro Único fica indisponível para atualização entre 28 de fevereiro e 16 de março
Cadastro Único fica indisponível para atualização entre 28 de fevereiro e 16 de março

A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que o sistema do Cadastro Único estará temporariamente indisponível para inclusão de novos beneficiários, atualizações cadastrais e consultas, no período de 28 de fevereiro a 16 de março de 2025. A interrupção ocorre em nível nacional devido à migração do sistema, atualmente administrado

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 26/02/2025
Servidores municipais de Caraguatatuba escolhem empresa de vale-refeição da categoria
Servidores municipais de Caraguatatuba escolhem empresa de vale-refeição da categoria

Ao todo, 841 servidores públicos de todas as secretarias do Governo Municipal de Caraguatatuba escolheram o vale-refeição da empresa Pluxee Benefícios Brasil S.A entre os dias 11 e 17 de fevereiro, após preencher o formulário disponível no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na área do “SERVIDOR”, e encaminhar assinado para o e-mail valerefeicao@caraguatatuba.sp.gov.br.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/02/2025
Coletivo RAPECCA realiza feira agroecológica no dia 22, na Praça do Caiçara
Coletivo RAPECCA realiza feira agroecológica no dia 22, na Praça do Caiçara

Desde 2021, o Coletivo RAPECCA se expande com ações comunitárias que fortalecem produtores locais. No dia 22 de fevereiro (sábado), das 15h às 20h30, o grupo promove uma feira agroecológica na Praça do Caiçara, no Centro de Caraguatatuba. O evento é gratuito e aberto ao público. Além da exposição de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 11/02/2025