Pesquisar No Site
Policiais militares de Caraguatatuba participam de capacitação para atender vítimas de violência doméstica
Policiais militares de Caraguatatuba participam de capacitação para atender vítimas de violência doméstica
Entender a melhor forma de atender uma mulher vítima da violência doméstica. Este foi o intuito da capacitação realizada na quarta e quinta-feira (23 e 24/01) para policiais militares que vão atuar na Ronda Maria da Penha, em Caraguatatuba, a partir de fevereiro.
Saber identificar e acolher a vítima, sem julgamento precipitado. Este foi um dos pontos abordados pela assistente social Márcia Denise Gusmão Coelho, coordenadora do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Ela foi uma das palestrantes da capacitação realizada na sede do 20º Batalhão da Polícia Militar. “Quando chegamos para atender uma vítima da violência, temos de entender que ela precisa ser acolhida e não julgada porque já está sofrendo com o tratamento que recebeu”, pontuou aos mais de 30 PMs que participaram do curso.
Já a psicóloga Jaquelina Teixeira destacou os principais indicativos que levam a mulher a se ver dentro de um relacionamento abusivo e muitas vezes não consegue enxergar e muito menos ter forças para sair desta situação.
“Esse companheiro consegue minar todas as suas forças, sua auto-estima, coloca ela no chão, mas esse é um processo, muitas vezes longo, em diversas etapas, que a vítima não consegue enxergar, por isso o acolhimento de quem recebe essa mulher é importante”.
O servidor municipal Eduardo Giglio explicou aos presentes as principais alterações na Lei Maria da Penha e outras legislações que foram criadas e revisadas para atender essa mulher vitimizada. “Hoje o policial militar, o delegado, podem solicitar medida protetiva, via administrativa, para que o agressor seja retirado do lado da vítima, e o juiz ratificar a decisão em 24 horas, podendo manter a prisão preventiva ou a sua revogação.
O comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar em Caraguatatuba, capitão Luís Fernando Oliveira, destacou a importante desse trabalho e reforçou que Ronda Maria da Penha terá uma equipe diária de dois policiais da Atividade Delegada já a partir de fevereiro.
Para a PM Anny, foi importante a participação da capacitação. “Ouvir o que se falou aqui mexeu comigo. É uma longa caminhada tanto para nós como para as vítimas, mas sabemos como melhor agir”.
Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Defesa Civil do Estado alerta para chuvas contínuas em todo litoral de São Paulo
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um alerta de chegada de um sistema de alta pressão próximo à costa do litoral de São Paulo, criando condições para chuvas contínuas. Há previsão de acumulados de precipitação de até 33 mm em 2 horas e de 90 mm em
Prefeitura de Caraguatatuba reforça ações de segurança à população nas praias
Nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de dezembro, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou uma ação surpresa nas praias da cidade. As fiscalizações foram realizadas com mais rigor durante esses dias festivos. A atividade náutica, em particular, recebeu atenção especial, dada a sua
Principal Avenida do Pegorelli é duplicada e ganha iluminação
A Prefeitura de Caraguatatuba entregou a iluminação no trecho duplicado da principal Avenida do bairro Pegorelli, Região Sul da cidade. Trata-se da Avenida Geraldo Fernandes da Silva e a inauguração faz parte de um pacote de benfeitorias que estão sendo entregues para usufruto da comunidade. A revitalização do espaço inclui
Equipe da Defesa Civil está atenta ao índice pluviométrico no município e preparada em caso de alerta
O acumulado de chuvas, nos últimos três dias em Caraguatatuba, foi de 65 mm. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, capitão Oduvaldo Romano, esse volume não causa preocupação à equipe do setor. O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) está em vigor desde 1º de dezembro e se
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba localiza e devolve veículo furtado ao proprietário
Patrulheiros motorizados da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba foram checar a denúncia de um veículo tipo caminhonete, ano 2021, marca Peugeot, branca, abandonada há mais de uma semana, na Avenida Antônio Domiciliano, no bairro Jardim Primavera, nessa quinta-feira (16). Ao chegarem ao local, os guardas levantaram o histórico do carro