Pesquisar No Site
Caraguatatuba prepara volta às aulas para mais de 20 mil estudantes da rede municipal
Caraguatatuba prepara volta às aulas para mais de 20 mil estudantes da rede municipal
A volta às aulas se aproxima e na próxima terça-feira (04/02), as escolas da rede pública de Caraguatatuba receberão mais de 20 mil estudantes para o novo ano letivo. No total são 56 unidades, sendo 52 escolas, duas creches conveniadas e dois Centros Integrados de Ações Socioeducativas (CIASE).
Atualmente a Secretaria de Educação conta com uma complexa estrutura composta por mais de 2.800 servidores públicos entre professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, agentes de apoio escolar, inspetores de alunos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, professores de atendimento educacional especializado, intérpretes de libras, agentes administrativos.
Já as equipes gestoras são compostas por supervisores de ensino, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, além dos servidores que atuam no prédio da Secretaria Municipal de Educação dando suporte ao transporte, alimentação escolar, manutenção e entre outros importantes setores.
O ano letivo de 2020 começa com muitas novidades. Entre elas, estão ações de valorização de boas práticas dos servidores da Rede Municipal de Ensino, conjuntamente ao trabalho de implantação do Currículo Paulista e da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Essas ações são pautadas na concepção da educação integral, no qual o aluno é trabalhado nas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural.
Outra novidade para este ano é o calendário escolar. Ele seguirá os recessos propostos pela rede estadual de ensino. Na rede municipal, o calendário foi colocado em votação e foi definida a opção com duas pausas de recesso: nos meses de abril e outubro, além das habituais em julho e dezembro, assim como os demais municípios e Rede Estadual.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, relata que as unidades escolares estão empenhadas em receber alunos, professores e funcionários, com muito carinho na organização dos espaços e dos materiais.
“A rede municipal de ensino de Caraguatatuba está sempre comprometida com os saberes. Organizamos a recepção aos docentes e alunos com um calendário diferente, uma proposta que foi construída ao longo dos anos e com muita colaboração”, disse.
A secretária aproveita para ressaltar mais uma vez, a importância da participação da família na vida acadêmica das crianças e convida os pais e responsáveis para se envolverem nas atividades.
“A primeira reunião de pais acontecerá no sábado, dia 15 de fevereiro, quando comemoraremos o Dia Municipal da Família na Escola. Este momento foi pensado para que os pais e responsáveis possam conhecer melhor os professores e funcionários da escola. Eles também receberão informações sobre a rotina escolar dos alunos, os cuidados necessários para seu melhor desenvolvimento e o calendário letivo”, explica.
O prefeito Aguilar Junior também compartilhou novidades para o ano letivo. Nos próximos meses, serão inauguradas duas novas unidades escolares: uma EMEF no bairro Jetuba e um CEI no bairro Golfinhos, totalizando mais de 946 vagas para atender nossas crianças.
O prefeito também informou que, como parte das boas-vindas, os alunos receberão os kits escolares no primeiro dia de aula.
“Todos os anos os kits são preparados com muito carinho para nossas crianças. Esse ano eles têm um diferencial: foram personalizados com fotos de alunos da rede e participantes do projeto Guarda Mirim. São duas opções de capa, uma para o Ensino Fundamental I e outra para o Fundamental II. Sabemos que a distribuição do kit escolar é uma importante ação. Não medimos esforços para incentivar os alunos, contribuir para o aprendizado e colaborar com a economia das famílias. Esperamos que cada estudante faça o melhor proveito desse material e que ele possa contribuir para o aprendizado e conhecimento. Desejamos bom retorno a todos os alunos e educadores”, finalizou o prefeito.
A Secretaria Municipal de Educação informou que a aquisição de uniformes também está em estudo pela pasta.
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
8º Festival de Cinema de Caraguatatuba – Curta Caraguá, movimenta a cidade de 8 a 12 de novembro
Tem início no dia 8, sexta-feira, no Teatro Mario Covas, o Curta Caraguá 2024 – 8º Festival de Cinema de Caraguatatuba, criado há quase uma década para estimular a criatividade e o gosto pela criação audiovisual nos jovens e formação de público no município. A entrada é gratuita. Na programação, que segue até o dia 12 de novembro,
Fim de semana será agitado com competições esportivas em Caraguá
A Prefeitura de Caraguatatuba recebe diversos campeonatos esportivos que visam animar o final de semana na cidade. Estão previstos jogos de futsal e futebol amador da 1º e 2º divisões e competições de artes marciais. Hoje (8), o Campeonato de Futsal Série Ouro chega à reta final, às 20h, na
SPU faz Audiência Pública virtual para divulgar trabalho de demarcação de áreas da União
A Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo (SPU) realizará, no dia 21 de novembro (quinta-feira), das 14 às 16 horas, uma Audiência Pública de Demarcação de Áreas da União (APDAU). A reunião, na modalidade virtual, visa divulgar, esclarecer e iniciar os trabalhos de demarcação e identificação das áreas
Câmara encerra audiências públicas do orçamento e das alterações da LDO 2025 de Caraguatatuba na próxima quarta-feira
A Câmara Municipal promove a segunda e última audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba na próxima quarta-feira (13/11), a partir das 18h, no seu plenário, no Centro. A proposta que altera parcialmente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO –2.731/2024) para elaboração e execução
Prefeitura faz rescaldo de limpeza na cidade, após ventos fortes da semana passada
As rajadas de vento de mais de 90 km/hora que atingiram Caraguatatuba na semana passada provocaram a queda de 18 árvores de grande porte, mas também derrubaram inúmeros arbustos, principalmente nas regiões Centro e Norte do município. Desde sexta-feira (25), a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) está empenhada em desobstruir