Pesquisar No Site
Campanha “Não dê esmola, dê futuro” realiza 1,2 mil abordagens no último trimestre de 2019

Campanha “Não dê esmola, dê futuro” realiza 1,2 mil abordagens no último trimestre de 2019
A recuperação e ressocialização de quem vive nas ruas é um desafio para a administração pública. Em Caraguatatuba, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realiza desde 2017 a campanha permanente “Não dê esmola, dê futuro”.
Os dados apurados de outubro a dezembro de 2019 demonstram que foram realizadas mais de 1,2 mil abordagens das quais foram ofertados diversos serviços diferenciados.

#PraCegoVer: Imagem mostra equipe da ação integrada abordando casal em situação de rua, debaixo de um viaduto. (Fotos: Arquivo/PMC)
Entre os serviços estão o fornecimento de passagem para retorno à cidade de origem, encaminhamentos para as Casas Transitórias (onde é fornecida alimentação completa, acompanhamento médico e psiquiátrico, ocupacional e, ao longo do processo de recuperação, são realizadas tentativas de reintegração à sociedade), acompanhamento técnico pelo CREAS, encaminhamentos para internação (dependência química) e ainda a regularização de documentos e benefícios.
Durante alta temporada, o aumento de movimento, da circulação de pessoas, acaba atraindo a migração dessa população para as cidades litorâneas. Devido a isso, o trabalho de conscientização é intensificado. A campanha foi veiculada em diversas rádios locais, TV, mídias sociais, além da panfletagem.
A ação faz parte da política pública de Proteção Social Especial do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, que visa a garantia de direitos da população em situação de vulnerabilidade pessoal e social.
O objetivo da campanha é orientar a população local, temporária (turistas) e as instituições sociais que desenvolvem projetos e atendimento junto à população em situação de rua, para que não forneçam itens ou valores em dinheiro, mas acionem as equipes de abordagem que tomarão providências.
Como ajudar de maneira correta?
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória Casa do Caminho ou do CREAS que tomarão com as devidas providências.
O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados. Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar através do 190.
Serviço:
- Casa Transitória Casa do Caminho
Rua: Banco Itaú, 202 – Porto Novo | Telefone: (12) 3887-6287
- CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social
Rua: Senador Feijó, n. 165 – Jardim Aruan | Telefone: (12) 3882-5236
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Indaiá
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba efetuou a prisão de homem e apreensão de drogas na última terça-feira (25), no bairro Indaiá. De acordo com a ocorrência, uma equipe da Guarda Civil realizava um patrulhamento preventivo pela região quando se deparou com um indivíduo que demonstrou nervosismo ao presenciar a

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Congresso Técnico define regulamento para Torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo
O Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade de Caraguatatuba e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão foi realizado na noite de terça-feira (15), no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), e reuniu mais de 60 representantes de clubes do município. O congresso definiu o

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira
Cerca de 200 alunos dos 8º anos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, se formaram no Projeto Bombeiro na Escola, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (26). Os alunos foram homenageados pela equipe gestora da unidade e pelas autoridades