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Campanha “Não dê esmola, dê futuro” realiza 1,2 mil abordagens no último trimestre de 2019
![Caraguatatuba disponibiliza telefone de plantão para serviço de abordagem de população em situação de rua Caraguatatuba disponibiliza telefone de plantão para serviço de abordagem de população em situação de rua](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2020/01/CAPA.png)
Campanha “Não dê esmola, dê futuro” realiza 1,2 mil abordagens no último trimestre de 2019
A recuperação e ressocialização de quem vive nas ruas é um desafio para a administração pública. Em Caraguatatuba, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realiza desde 2017 a campanha permanente “Não dê esmola, dê futuro”.
Os dados apurados de outubro a dezembro de 2019 demonstram que foram realizadas mais de 1,2 mil abordagens das quais foram ofertados diversos serviços diferenciados.
![](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2020/01/IMG_3_abordagem.jpg)
#PraCegoVer: Imagem mostra equipe da ação integrada abordando casal em situação de rua, debaixo de um viaduto. (Fotos: Arquivo/PMC)
Entre os serviços estão o fornecimento de passagem para retorno à cidade de origem, encaminhamentos para as Casas Transitórias (onde é fornecida alimentação completa, acompanhamento médico e psiquiátrico, ocupacional e, ao longo do processo de recuperação, são realizadas tentativas de reintegração à sociedade), acompanhamento técnico pelo CREAS, encaminhamentos para internação (dependência química) e ainda a regularização de documentos e benefícios.
Durante alta temporada, o aumento de movimento, da circulação de pessoas, acaba atraindo a migração dessa população para as cidades litorâneas. Devido a isso, o trabalho de conscientização é intensificado. A campanha foi veiculada em diversas rádios locais, TV, mídias sociais, além da panfletagem.
A ação faz parte da política pública de Proteção Social Especial do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, que visa a garantia de direitos da população em situação de vulnerabilidade pessoal e social.
O objetivo da campanha é orientar a população local, temporária (turistas) e as instituições sociais que desenvolvem projetos e atendimento junto à população em situação de rua, para que não forneçam itens ou valores em dinheiro, mas acionem as equipes de abordagem que tomarão providências.
Como ajudar de maneira correta?
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória Casa do Caminho ou do CREAS que tomarão com as devidas providências.
O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados. Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar através do 190.
Serviço:
- Casa Transitória Casa do Caminho
Rua: Banco Itaú, 202 – Porto Novo | Telefone: (12) 3887-6287
- CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social
Rua: Senador Feijó, n. 165 – Jardim Aruan | Telefone: (12) 3882-5236
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
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