Pesquisar No Site
Campanha Minha Família sem Dengue: agentes intensificam inspeções em Caraguatatuba
Campanha Minha Família sem Dengue: agentes intensificam inspeções em Caraguatatuba
Desde o segundo semestre de 2019, a equipe de agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) reforça o trabalho nas ruas para identificar situações propícias ao criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Todas as ações têm como objetivo fiscalizar, inspecionar e autuar responsáveis por criadouros.
Até o momento, todas as marinas do município foram vistoriadas pela equipe da Vigilância Sanitária. Segundo informações da Secretaria de Saúde, no momento, a equipe passa pelas colônias de férias.
Outro grupo de agentes do Centro de Controle de Zoonoses realiza a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) para aferir o nível de infestação no município.
Nestas ações da ADL, já foram visitados 357 imóveis no bairro Perequê-Mirim e Travessão somente na primeira semana de janeiro (de 1 a 7 de janeiro).
Dentro do mesmo período, foram visitados 380 imóveis para bloqueio mecânico, com foco na eliminação de focos de criadouros do mosquito.
Além de todas estas ações, a Prefeitura de Caraguatatuba conta com um drone para registrar imagens aéreas que facilitam a localização de imóveis com criadouro. Diariamente, o equipamento tem sido usado na rotina de trabalho da equipe de fiscalização do CCZ.
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, alerta que é primordial a participação e colaboração de todos.
“Agora, iniciamos o ano, e zeramos os casos de dengue. Até o momento, já tivemos 11 casos notificados da doença, mas todos são negativos. Então, ainda não temos nenhum caso positivo da doença. A eliminação de criadouros casa a casa, por parte de cada morador, continua a ser responsabilidade de todos. Não podemos deixar que um mosquito nos vença. Dengue mata e esta luta é de todos”, afirma.
As inspeções foram intensificadas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, com o Projeto “Minha Família Sem Dengue”, devido a um alerta de risco de surto de dengue para 2020, emitido pelo Estado de São Paulo.
Segundo a Secretaria de Saúde, a preocupação com a doença é ainda maior no verão. Nessa época, as chuvas são mais constantes e há elevação das temperaturas, o que facilita a propagação dos criadouros.
Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Concessionária Tamoios faz alerta sobre pagamentos pendentes no Free Flow-Pedágio Eletrônico
A Concessionária Tamoios alerta que há usuários que passaram pelo Free Flow – Pedágio Eletrônico no Contorno Sul e ainda não efetuaram o pagamento da tarifa. O pedágio eletrônico começou a funcionar em 18 de novembro e está próximo de completar 30 dias de operação. Os usuários que não realizarem
Câmeras do COI identificam veículo utilizado por criminosos para aplicar golpes de estelionato em idosos
As câmeras do COI (Centro de Operações Inteligentes) de Caraguatatuba ajudaram as autoridades policiais a encontrar um veículo utilizado por uma dupla de criminosos que aplicava golpes principalmente em pessoas idosas. A Polícia Civil deteve no sábado (28/12) os dois suspeitos de cometerem os estelionatos na região do bairro do
Prefeitura de Caraguatatuba destaca conquistas nos serviços de Assistência Social
A Prefeitura de Caraguatatuba fecha o ano comemorando a ampliação das políticas de assistência social e a implementação de iniciativas que visam atender às necessidades da população. Um dos principais avanços foi a regulamentação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que agora conta com um orçamento mínimo de 4%
Fundo Social entrega primeiro kit maternidade de 2025
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba realizou a entrega do primeiro kit maternidade do ano de 2025 à gestante Joelma Carlson, de 30 anos, na tarde da última quarta-feira (8). O kit contém: 2 panos, 2 macacões, 2 bodies, 2 calças, 1 kit de berço, 1 manta, 1 toalha,
Prefeitura e Detran realizam ação sobre o uso consciente da faixa de pedestres
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, em parceria com o Departamento de Trânsito (Detran), realizou na tarde de quarta-feira (11) uma ação na praça Cândido Mota, no centro, sobre o uso consciente da faixa de pedestres. O lema da ação é