Pesquisar No Site

Projeto Salva Surf reúne surfistas e banhistas para treinamento

Projeto Salva Surf reuni surfistas e banhistas para treinamento
Projeto Salva Surf reúne surfistas e banhistas para treinamento

Guarda-vidas do posto de Bombeiros Marítimo de Caraguatatuba realizou no último sábado (21/12) o projeto Salva Surf.

#PraCegoVer: Guarda-Vidas de blusa amarela e bermuda vermelha ensinam banhistas técnicas de salvamento com prancha. (Fotos: Divulgação/PMC)

O projeto tem o objetivo de oferecer treinamento básico de salvamento com prancha e primeiros socorros para surfistas e comunidade.

Ao total, 36 banhistas participaram da ação que contou com a presença de adultos, jovens e crianças.

O treinamento se baseia na retirada da pessoa consciente e inconsciente do ambiente aquático quando em situação de risco e técnica básica de RCP (Reanimação Cardio Pulmonar).

O projeto Salva Surf é uma iniciativa do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMAR) que acontece em todas as cidades do litoral norte paulista. Nasceu da necessidade de aumentar o nível de proteção aos banhistas frequentadores das praias.

Os bombeiros puderam abordar diversos temas no encontro, dentre eles formas de prevenção não só no mar, mas também em rios e piscinas. Locais perigosos que devem ser evitados, necessidade das piscinas serem cercadas, ralos que devem oferecer um sistema de segurança contra sucção, etc.

De acordo com a cartilha  do Grupamento de Bombeiros Marítimo de São Paulo – Projeto Salva Surf (Cartilha do Instrutor), 46 % dos afogados declaram que sabem nadar.  Muitos pensam que sabem nadar/surfar, mas na realidade, o excesso de confiança é que leva ao afogamento.

Segundo a Tenente Érica Ramalho do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, a maioria dos surfistas não faz a ideia do número de afogamentos que ocorrem nas praias. “A partir da criação de uma unidade especializada em salvamento marítimo o número de afogamentos apresentou uma diminuição mesmo com um fluxo maior de banhistas nas praias. Isso se deve a prevenção e ao bom trabalho dos guarda-vidas.”

 

Rayssa Soares
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Guarda Civil Municipal atende ocorrência de furto de materiais
Guarda Civil Municipal atende ocorrência de furto de materiais

A equipe de agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba foi acionada via rádio na manhã de quarta-feira (26) para atender a uma ocorrência de furto de bicicleta na região central da cidade. Foi constatado que o autor teria arrombado o cadeado e fugido em direção à ponte do Indaiá.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 27/02/2025
IPTU 2025 tem desconto de 5% para pagamento à vista até 20 de março
IPTU 2025 tem desconto de 5% para pagamento à vista até 20 de março

Os contribuintes têm até o dia 20 de março para quitar o carnê Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba com 5% de desconto na cota única. A Secretaria da Fazenda distribuiu 79.416 carnês do IPTU pelos Correios. A 2ª via do carnê do IPTU

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 26/02/2025
PAT de Caraguatatuba inicia semana com 106 vagas de emprego
PAT de Caraguatatuba inicia semana com 106 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 106 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (24/2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 24/02/2025
Caraguatatuba retoma Projeto Cárie Zero nas escolas
Caraguatatuba retoma Projeto Cárie Zero nas escolas

O Governo Municipal de Caraguatatuba deu início ao segundo ano do Projeto Cárie Zero durante o “Dia da Família na Escola”, realizado no último sábado (22). Um projeto executado pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação. A iniciativa reuniu dentistas e auxiliares de saúde bucal da

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 26/02/2025
Documentário e bate-papo com escritoras sobre literatura e protagonismo feminino são atrações neste sábado
Documentário e bate-papo com escritoras sobre literatura e protagonismo feminino são atrações neste sábado

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), por meio da Comissão Municipal Setorial de Literatura, realiza neste sábado (8/3), uma tarde de Literatura e Protagonismo Feminino. A programação tem início às 16h, com a exibição do documentário “A Jornada da Heroína”, na

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/03/2025