Pesquisar No Site
Caraguatatuba aprova criação do Fundo Municipal do Parque Natural do Juqueriquerê
Caraguatatuba aprova criação do Fundo Municipal do Parque Natural do Juqueriquerê
A Câmara de Caraguatatuba aprovou na semana passada, a criação do Fundo Municipal do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, projeto de autoria do prefeito Aguilar Junior.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), responsável pela administração do Parque, a criação do Fundo é importante para a gestão da Unidade de Conservação, que atualmente encontra-se em fase final de elaboração do Plano de Manejo.
O Parque Municipal será importante para a preservação da natureza no local, e também será utilizado em atividades de educação ambiental, para a população e aos alunos da rede de ensino municipal e particular do município.
Funcionará como importante Centro de Pesquisa e poderá receber pesquisadores de diversas universidades, com interesse em realização de trabalhos em Caraguatatuba, além de fomentar o turismo ecológico.
O diretor da SMAAP, Ronaldo Cheberle, explica que o Fundo Municipal do Parque Natural do Juqueriquerê receberá verbas de compensação ambiental de grandes projetos da Petrobras na região, no âmbito do Licenciamento Ambiental junto ao IBAMA, conforme previsto na legislação.
Os recursos do Fundo serão utilizados para adquirir materiais e equipamentos necessários; realizar obras de infraestrutura e garantir a segurança da Unidade. Para ser utilizado deverá seguir as diretrizes do Conselho Gestor da Unidade de Conservação, composto por membros do Poder Público e da Sociedade Civil.
Ronaldo explica que a Prefeitura está em fase final de aprovação do Plano de Manejo do Parque. “Assim que for aprovado, já é possível desenvolver ações de educação ambiental, turismo ecológico, e principalmente o monitoramento do rio”.
Ele ainda esclarece que o Fundo é extremamente importante para o projeto de revitalização do Rio Juqueriquerê, além de contar com parcerias com instituições de Ensino Superior para o desenvolvimento de pesquisas que irão auxiliar em políticas públicas.
“Também será fundamental para gestão de recursos hídricos na principal bacia hidrográfica do Litoral Norte, responsável por todo o abastecimento da Região Sul de Caraguatatuba, a mais populosa, e o Norte de São Sebastião”, explica Ronaldo.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba revitaliza Centro de Atendimento do Poço da Anta
A equipe do Departamento de Serviços Auxiliares e Logística Operacional da Secretaria de Administração de Caraguatatuba finalizou a revitalização do Centro de Atendimento à Comunidade Bernadete dos Santos Reis na última quinta-feira (14/11), no bairro Poço da Anta, na região Sul do município. O espaço comunitário foi entregue pelo prefeito
Fundo Social de Caraguatatuba doa mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba entregou nesta segunda-feira (11), mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui, dedicada ao acolhimento de pessoas em situação de rua. Os alimentos foram arrecadados por meio de doações solidárias durante um show realizado no último final de semana na cidade.
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking de outubro do Procon de Caraguatatuba
O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou a formalização de 1.457 procedimentos dos 722 atendimentos feitos entre os dias 1º e 31 de outubro. Desse montante, 735 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de outubro foi dominado por problemas com envio
Orçamento de 2025 vai para votação em dois turnos na Câmara de Caraguatatuba
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba na última quarta-feira (13/11) e no dia 4 de novembro. Agora, o projeto que estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano será discutido e
Defesa Civil do Estado alerta para chuvas intensas e fortes rajadas de vento no litoral Norte
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um aviso de passagem de uma frente fria pela costa da região Sudeste, entre quinta e sexta-feira (7 e 8), que criará condições para pancadas de chuva forte no Litoral Norte, com possibilidade de intensas rajadas de vento. Há previsão para