Pesquisar No Site
16 dias de ativismo: Campanha “Laço Branco” mobiliza homens contra violência de gênero nesta sexta-feira (6)

16 dias de ativismo: Campanha “Laço Branco” mobiliza homens contra violência de gênero nesta sexta-feira (6)
Caraguatatuba segue na Campanha em apoio aos 16 dias de ativismo, com objetivo de conscientizar à população sobre a Não Violência, seja ela sobre preconceitos sociais, raciais, de gênero, ao idoso, criança e adolescente, entre outros.
Nesta sexta-feira (6/12), às 14h, no auditório da Fundacc, no Centro, ocorrerá a campanha do “Laço Branco”, que envolve a participação masculina no ativismo contra violência de gênero, repudiando o sexismo e a prática violenta contra as mulheres.
O evento terá a palestra do capitão Luiz Fernando e subtenente Cláudio Dias de Oliveira, do 20º BPMI de Caraguatatuba, que explicarão sobre a “Patrulha Maria da Penha” que acompanha por meio de visitas domiciliares, as mulheres que possuem medidas protetivas contra os agressores.
Outro assunto que será abordado é “Desconstrução do Machismo e Ressignificação da Masculinidade”, com o objetivo de abordar a importância do papel do homem na sociedade, dando destaque a desigualdade, misoginia, grupos reflexivos e participação do homem na vida familiar. A palestra será ministrada pelo psicólogo Ronaldo Andrade.
Haverá também apresentação do grupo “Verso e Reverso”, com direção de Heron Carrillo. A peça tem como personagem a diversidade de relatos de mulheres que sofreram violência, enfatizando o Massacre de Montreal. A peça utiliza-se de uma nova tendência teatral, onde há uma mistura de recursos entre imagens, áudio e atuação, com objetivo final, a valorização da campanha do Laço Branco.
A campanha – O dia 6 de dezembro foi instituído no Brasil, pela lei nº 11.489/2007, como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A data remete a um evento ocorrido em 1989, em Montreal, no Canadá, Marc Lepine, quando um jovem de 25 anos invadiu uma aula da Escola Politécnica.
Ele ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, assassinando 14 mulheres. O rapaz suicidou-se em seguida. Marc deixou uma carta justificando o ato: não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas

Confira programação esportiva deste fim de semana em Caraguatatuba
Caraguatatuba respira esporte e neste fim de semana (22 e 23 de março) não será diferente. A cidade será palco de diversas modalidades, como beach soccer, futevôlei, beach tênis, vôlei de praia e futebol. A programação começa nesta sexta-feira (21), com a final do Campeonato Municipal de Beach Soccer (Adulto)

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Indaiá
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba efetuou a prisão de homem e apreensão de drogas na última terça-feira (25), no bairro Indaiá. De acordo com a ocorrência, uma equipe da Guarda Civil realizava um patrulhamento preventivo pela região quando se deparou com um indivíduo que demonstrou nervosismo ao presenciar a