Pesquisar No Site
Surfe é tema do II Encontro de Educação Física para capacitação e aplicação do esporte nas escolas

Surfe é tema do II Encontro de Educação Física para capacitação e aplicação do esporte nas escolas
Os professores de educação física do município de Caraguatatuba receberam o devido preparo para a aplicação do surfe nas escolas. A formação foi realizada no ultimo sábado (23/11), no II Encontro de Educação Física de 2019.

#PraCegoVer: Professores da rede municipal de ensino recebendo instruções do professor Luciano na praia. (Foto: Divulgação/PMC)
Durante a capacitação houve uma aula da história do surfe em todo mundo e sua iniciação no Brasil, aplicada pelo professor do projeto “Surfe Para Todos”, Luciano San’anna, formado em educação física e pós-graduado em esportes com prancha.
“Esse tipo de aprendizagem é de extrema importância principalmente pelo fator cultural, nós moramos na praia. Em países do exterior como Havaí, Austrália e Califórnia já é normal o surfe estar agregado ao ensino”, declara o professor Luciano.
O projeto tem como principal objetivo valorizar o profissional de Educação Física do município e proporcionar a capacitação e atualização sobre as novas práticas educativas.
Após o encontro os professores serão capazes de dar aulas de surfe, assim o aluno pode receber a iniciação nas escolas, com todo o embasamento teórico, e em um segundo momento ir à praia para praticar o esporte.

#PraCegoVer: professores treinando posicionamento em cima das pranchas ainda na areia. (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo a coordenadora pedagógica Sílvia Patrícia, esse tipo de atividade pode aproximar o aluno do ensino. “São esportes atuais, o surfe se tornou um esporte olímpico. Os alunos podem se identificar, tornarem-se atletas e levar a prática do esporte para a vida toda, seja profissionalmente ou somente pela qualidade de vida e os benefícios do esporte”.
Após todo o material didático, as aulas teóricas de aplicação e iniciação do surfe, os professores pegaram suas pranchas e foram para o mar deslizar sob as ondas.
Silvia Patrícia surfou pela primeira vez e conta a experiência. “No início nos sentimos inseguros, mas depois é uma liberdade incrível. Vou até comprar uma prancha para praticar mais o esporte”.
O professor Luciano Sant’anna ressalta que as praias de Caraguatatuba são adequadas para a iniciação e prática do esporte, como por exemplo, as praias Palmeiras e Indaiá para iniciação e Brava, Capricórnio e Massaguaçu para prática.
Nelson de Oliveira
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo
Foi publicado nesta quinta-feira (17), o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo de professores e formadores esportivos da Secretaria de Esportes. O edital está disponível com os classificados no site www.caraguatatuba.sp.gov.br ou no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-ao-cidadao/concursos-e-processos-seletivos/. Foram convocados 32 formadores esportivos e 28 professores de educação física. A

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Sarau “Difusão Literária” prevê lançamento de livros entre outras atrações neste sábado em Caraguatatuba
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc realiza neste sábado (3/5), das 15h às 18h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, o sarau “Difusão Literária”. A entrada é franca e a classificação é livre. A programação prevê o lançamento dos livros “O ventre construído”, de Vanessa da Conceição; e

Defesa Civil de Caraguatatuba recebe alerta do Estado sobre fortes chuvas nesta quinta e sexta-feira
A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para a previsão de chuvas de intensidade moderada a forte, com risco de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo entre quinta-feira (24), e sexta-feira (25). As regiões com maior atenção no momento são além do Litoral Norte, a Região Metropolitana de

Fundacc abre inscrições para 14º Litoral Em Dança
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com as inscrições abertas para o 14º Litoral Em Dança, que neste ano será realizado entre os dias 19 e 22 de junho, no Teatro Mario Covas. Podem se inscrever bailarinos, escolas, academias ou grupos, como pessoa física, jurídica ou coletivo informal,