Pesquisar No Site
Captura de abelhas e quedas de árvores são ocorrências mais atendidas pela Defesa Civil de Caraguatatuba
Captura de abelhas e quedas de árvores são ocorrências mais atendidas pela Defesa Civil de Caraguatatuba
Levantamento da Defesa Civil, órgão da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop) de Caraguatatuba, mostra que neste ano as ocorrências mais atendidas pelos agentes foram de captura de abelhas e quedas de árvores.
De janeiro a meados de novembro foram 202 atendimentos de captura do inseto, sendo que em janeiro a incidência foi maior com 44 casos. Mas a média nos outros meses foi de 15,8 acionamentos e ações.
Nesta área tem, ainda, captura de marimbondo e vespa, somando mais 79 ocorrências. Conforme a Defesa Civil, os casos foram identificados em todo o município, sendo casas e estabelecimentos comerciais.
Outra ação com muito atendimento foi de quedas de árvores, um total de 142 até o momento. Os meses com mais registros fevereiro (29), abril (30) e maio (25) que coincidiram com período de chuvas.
Esse é um dos fatores que provoca a queda das árvores, aliada com aquelas que estão em perigo de queda iminente. Neste caso, a Defesa Civil é acionada porque há risco à população.
Outras atividades que demandaram a presença dos agentes da Defesa Civil foram remoção para abrigos em decorrência de alagamentos/deslizamentos (28), remoção para casa de parentes (8), vistoria a deslizamento de terra (32), vistoria em residências (60) e vistoria por meio de processo administrativo, que envolve pedidos diversos (247).
Coube aos agentes da Defesa Civil algumas outras atividades como inscrição no Programa Cidades Resilientes das Organizações da Nações Unidas (ONU), participações no Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), oficinas Operação Corta-Fogo e Operação Verão 2018/2019, no Projeto Desenvolvimento Sustentável no Litoral Norte, no Processo Apell e parcerias com o Corpo de Bombeiros.
O vice-prefeito e secretário Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, capitão Campos Junior, destaca a importância da Defesa Civil, principalmente neste período que se aproxima com as chuvas de verão todas as áreas de risco de escorregamento de terra são monitoradas e há um envolvimento das secretarias municipais que estão preparadas para atendimentos de emergência.
“Este é considerado o período mais crítico e trabalhamos de forma preventiva ao longo do ano. Um exemplo são as obras de drenagem que o prefeito Aguilar Junior iniciou nos bairros onde há maior incidência de alagamentos”.
Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Presidentes da Fundacc são homenageados com galeria de fotos
Para eternizar e valorizar todos os gestores que estiveram à frente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), desde a sua criação, a presidente Malu Baracat, inaugura a galeria de fotos dos presidentes na próxima segunda-feira, 23 de dezembro, às 17h, na sede da instituição. A ação é uma
Prefeitura de Caraguá intensifica ações para combater a perturbação do sossego
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, fortaleceu as fiscalizações nas praias com o objetivo de garantir o sossego e a ordem pública. Diversas ações foram registradas no último final de semana. Na ocasião, foram atendidas 26 denúncias de perturbação, que resultaram em duas multas 460 VRMS,
Prefeitura de Caraguatatuba finaliza obra de drenagem na região do Aruan
A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou as obras de drenagem na Avenida Geraldo Nogueira da Silva (Avenida da Praia), no bairro Aruan, onde foi instalada uma rede de águas pluviais. As intervenções foram executadas entre as ruas perpendiculares Alvarenga Peixoto e Tomás Antonio Gonzaga. Para a realização da obra, parte da
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza transporte clandestino de passageiros
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, em conjunto com a Secretaria de Urbanismo, a Agência de Transporte de São Paulo (Artesp), a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e a Polícia Militar, realizaram no domingo (08) fiscalização visando coibir o transporte
Câmeras do COI identificam veículo utilizado por criminosos para aplicar golpes de estelionato em idosos
As câmeras do COI (Centro de Operações Inteligentes) de Caraguatatuba ajudaram as autoridades policiais a encontrar um veículo utilizado por uma dupla de criminosos que aplicava golpes principalmente em pessoas idosas. A Polícia Civil deteve no sábado (28/12) os dois suspeitos de cometerem os estelionatos na região do bairro do