Pesquisar No Site

16 dias de ativismo visa conscientizar população contra às violências

Destaques
16 dias de ativismo visa conscientizar população contra as violências
16 dias de ativismo visa conscientizar população contra às violências

Com o intuito de realizar um movimento em prol da Não Violência, a Prefeitura de Caraguatatuba, aderiu a mais um ano de campanha em apoio aos 16 dias de ativismo.

A campanha tem início dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Desse modo, a iniciativa pretende unir as duas lutas e criar uma conscientização geral, alertando a sociedade para a importância desse tema.

Em Caraguatatuba, a principal proposta desse movimento é unir e dar visibilidade a luta contra outros tipos de violência e preconceitos sociais, raciais, de gênero, violência ao idoso, criança e adolescente etc.

Para este ano, as Secretarias Municipais preparam uma panfletagem nas ruas do município de Caraguatatuba no dia 25 de novembro, destacando os diversos tipos de agressões e aspectos do comportamento cotidiano da população que alimentam a cultura da violência contra as mulheres. Como data de início da Campanha estará reservado no auditório da Fundacc para o dia 25 de novembro a Palestra da Defensoria Pública com o tema: “Defensoria Pública e a Proteção dos Direitos das Mulheres”.

Ao longo das semanas, outras ações e atividades também contribuirão para a luta de conscientização, junto a debates artísticos e intervenções que enaltecerá o assunto.

O evento é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e conta com o apoio: Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Secretaria de Esportes e Recreação, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal da Condição Feminina, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Fundacc, Instituto Federal, Defensoria Pública e Ministério Público.

No Brasil, a Campanha do Laço Branco tornou-se uma das parceiras no enfrentamento à violência de gênero. Com o objetivo de envolver os homens no ativismo contra a violência de gênero, a Campanha foi criada por um grupo de homens canadenses que se indignaram com o massacre da Escola Politécnica de Montreal com o objetivo de mostrar que existem homens que repudiam o sexismo e as práticas violentas contra as mulheres.

História – Em 25 de novembro de 1999, a Assembleia Geral da ONU proclamava esta data como Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher, a fim de estimular que o Poder Público e a Sociedade Civil organizada, Nacional e Internacional, realizassem eventos anuais com o propósito de erradicação da violência contra a mulher.

A data foi escolhida no primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, para homenagear as irmãs Maria Teresa, Minerva e Patria Mirabal, Las Mariposas, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

As irmãs haviam sido presas e torturadas várias vezes, apesar disso, continuavam a luta contra a ditadura. A morte violenta delas causou grande comoção na República Dominicana com repercussão mundial.

Por causa desse e outros casos, movimentos vêm crescendo, conscientizando e transformando a visão da sociedade. Portanto, é preciso se juntar a luta, entender e combater.

Diga não a violência: Denuncie – Disque 100 ou 180.

#PraCegoVer: Programação da Campanha 16 Dias de Ativismo. (Foto:Arte/PMC)

 

Marina Larcher
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informação para a imprensa (12) 38975650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Intervenções irregulares na Mococa são fiscalizadas pelo Governo Municipal de Caraguatatuba
Intervenções irregulares na Mococa são fiscalizadas pelo Governo Municipal de Caraguatatuba

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e com o apoio da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou, na última quinta-feira (20), vistoria de intervenções irregulares na Estrada da Hípica, no bairro da Mococa, onde existem algumas construções de residências em local proibido. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 24/02/2025
GCM de Caraguatatuba reforça ações de segurança com a população no fim de semana
GCM de Caraguatatuba reforça ações de segurança com a população no fim de semana

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba intensificou ações de atenção e apoio à população no último fim de semana (8 e 9/2) nos bairros Indaiá, Tinga, Sumaré e Porto Novo. Munícipes foram auxiliados em situações adversas com questões envolvendo bateria de veículo, troca de pneus, rondas escolares e uma pessoa

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 11/02/2025
Governo Municipal de Caraguatatuba fiscaliza praias e estabelecimentos comerciais no fim de semana
Governo Municipal de Caraguatatuba fiscaliza praias e estabelecimentos comerciais no fim de semana

A Secretaria de Urbanismo atendeu 38 denúncias de perturbação do sossego no último fim de semana (8 e 9/2) , que resultou na aplicação de cinco multas no valor de 460 VRMs, equivalentes a R$ 2.212. Nove bares e adegas foram fiscalizados e quatro receberam multas por excesso de barulho

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 10/02/2025
Beach Soccer e diversos eventos esportivos marcam fim de semana em Caraguatatuba
Beach Soccer e diversos eventos esportivos marcam fim de semana em Caraguatatuba

Os jogos do Campeonato de Beach Soccer começaram na quinta-feira (30), na Praia do Indaiá, ao lado da pista de bicicross. As partidas reuniram oito times para as primeiras disputas do campeonato. A próxima rodada está marcada para sexta-feira (31), também na Praia do Indaiá. Os jogos programados são: 18h30:

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 31/01/2025
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba registra mais de 2,5 mil ações em janeiro
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba registra mais de 2,5 mil ações em janeiro

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba intensificou sua atuação no município durante o mês de janeiro de 2025, totalizando 2.569 ações voltadas à segurança e proteção da população. Entre as principais atividades realizadas, destacam-se 1.341 rondas em estacionamentos, 452 abordagens, 167 rondas em pontos turísticos e 311 multas emitidas.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 17/02/2025