Pesquisar No Site
Prefeitura e Bombeiros promovem formatura de Guarda-Vidas Temporário

Prefeitura e Bombeiros promovem formatura de Guarda-Vidas Temporário
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, participou nessa segunda-feira (14), juntamente com o Major Igor Sergei Klein e o 1º Tenente Danilo Pisaneschi do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (SP), da formatura de 32 Guarda-Vidas Temporários, que atuarão nas praias de Caraguatatuba, durante a alta temporada.
A solenidade foi realizada no auditório da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Centro, e contou também com as presenças do vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior, além dos vereadores Tato Aguilar e De Paula.

#PraCegoVer: Plateia do auditório da Fundacc. As quatro primeiras filas estão ocupadas pelos guarda-vidas temporários que se formaram. Eles estão uniformizados com camisa e short do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros, na cor vermelha. As outras fileiras estão ocupadas por familiares e amigos dos formandos.
A Prefeitura de Caraguatatuba contratará 24 formados, dando prosseguimento à parceria com o Corpo de Bombeiros, desde 1996.
Aguilar Junior lembrou aos graduandos que a população de Caraguatatuba, cerca de 120 mil habitantes de acordo com o último censo, chega a 500 mil pessoas, no verão.
“Sei que o treinamento não é fácil, mas vocês foram guerreiros. O trabalho que irão desempenhar não será fácil. Dediquem-se. Olhem para o próximo como se fosse alguém da família. Vamos buscar a marca do óbito zero. Contem com o apoio irrestrito da Prefeitura e que tenhamos uma ótima temporada. Parabéns a todos”, ressaltou o prefeito.

#PraCegoVer: Palco do auditório da Fundacc. Um dos guarda-vidas formandos, orador da turma, faz discurso ao microfone no púlpito.
O subcomandante do Grupamento de Bombeiro Marítimo de São Paulo afirmou que o olhar dos formandos nunca mais será o mesmo, principalmente quando estiverem em uma praia. “A responsabilidade nas praias será de vocês. Coloquem em prática o que aprenderam. Tenham postura porque vocês estão representando o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura. Boa sorte, determinação e perseverança nos trabalhos”, afirmou o major Klein.
Pelo nono ano, Valter Oliveira Barbosa, 57 anos, o mais velho do grupo, é aprovado na seletiva de guarda-vidas. O segredo, segundo ele, é ter um ótimo preparo físico. “Sempre fui atleta amador e quando resolvi fazer o teste pela primeira vez, foi uma aventura. Gostei de desempenhar a função e aprendi muitos nesses anos. Quando terminar essa temporada, vou me dedicar ao trabalho de bombeiro civil e guarda-vidas em piscinas”, contou.
Única mulher, entre cinco, a terminar o treinamento, Priscila Souza Duarte, 37 anos, formada em Educação Física, disse que a capacitação não foi fácil, mas valeu o esforço. “Aprendi muito. Os instrutores são excelentes. Estou capacitada a exercer um ótimo trabalho e poder ajudar pessoas”, avaliou.
O casal, Rejane Galvão e Sérgio Alexandre de Oliveira, foram prestigiar o filho, Victor, 21 anos, que, pelo quarto ano, será guarda-vidas temporário. “Ele é surfista e tem prática com o mar. Por este motivo, decidiu fazer as capacitações para ajudar efetivamente as pessoas e, principalmente, banhistas. Ficamos muito satisfeitos com essa iniciativa dele. Além disso, o Victor é um ótimo exemplo para o irmão mais novo Daniel (oito anos) e será para o filho Keoni (seis meses)”, declarou Rejane.
A comandante do 1º pelotão de Bombeiros Marítimos (Caraguatatuba e São Sebastião), tenente Érica Ramalho de Macedo, responsável pela seleção e treinamento, fez questão de homenagear os instrutores da nova turma: os bombeiros guarda-vidas Taffarel da Costa Soares, Elias Barbarossi de Oliveira, Erasmo Carlos dos Santos e José Luiz Cabral. “São meu braço direito nos trabalhos do dia a dia”.
Aos formandos destacou em seu discurso: “Muitos querem a vitória e não o sacrifício. Sejam gratos pelos desafios que se apresentarem a cada dia”.
Os guarda-vidas temporários terão um contrato de 120 dias, entre novembro de 2019 e março de 2020. A carga horária será de 8 horas, de acordo com escala do Grupamento Marítimo dos Bombeiros, e a remuneração será de R$ 1.442,00, mais vale-refeição e vale-transporte.
Veja Também Recentes

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Mais 72 aprovados do Concurso de 2023 são chamados para trabalhar no serviço público municipal de Caraguatatuba
O governo municipal de Caraguatatuba aguarda a apresentação de mais 72 aprovados de 16 cargos do Concurso Público de 2023 para entregar a documentação referente à posse até próxima quarta-feira (26/3), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Secretaria de Administração, no Centro. Após a convocação, entrega

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Caraguatatuba oferece 171 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 171 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (24/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Caraguatatuba recebe 40ª edição dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
O município de Caraguatatuba será sede, a partir desta sexta-feira (28), da 40ª edição dos Jogos Abertos da Juventude sub-18. O evento é promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. A competição