Pesquisar No Site
FAKE NEWS: Instituto Argonauta desmente aparecimento de tubarão na Praia Massaguaçu

FAKE NEWS: Instituto Argonauta desmente aparecimento de tubarão na Praia Massaguaçu
Trata-se uma Fake News (notícia falsa), a informação de aparecimento de um possível tubarão na Praia Massaguaçu, na Região Norte de Caraguatatuba. Segundo o Instituto Argonauta, o animal que encalhou na praia é um tipo de cetáceo da família dos Golfinhos (Odontoceto).

#PraCegoVer: Imagem mostra um golfinho sobre a areia com a água do mar passando por ele (Foto: Divulgação)
O gerente da base do Instituto Argonauta em São Sebastião, Manuel Albaladejo, informa que receberam um acionamento na manhã de quinta-feira sobre este animal. “Existem duas espécies muito parecidas, pelas imagens fica difícil dizer com certeza, mas acreditamos ser um ‘Cachalote anão’, parente dos golfinhos”.
Segundo ele, apesar de ter encalhado e aparentemente ferido, como mostram algumas imagens, ele conseguiu retornar para a água antes que pudesse ter recebido alguma ajuda.
“O aparecimento desses animais por aqui é raro, mas não é uma ocorrência nova. Destacamos também que não houve ataque a nenhuma pessoa”.
Ainda conforme Albaladejo, é possível que esse animal tenha sido avistado já na parte da tarde em Ilhabela.
Características
Os cachalotes anões são as mais pequenas das espécies do gênero Kogia sima. Os adultos têm cerca de 2,7 metros de comprimento e pesam até 270 kg. A longevidade não é conhecida nesta espécie, no entanto não parece ser longa pois o indivíduo de mais idade conhecido até à data apenas tinha 22 anos.
A coloração dos adultos é entre o cinza-azulado-escuro e o castanho-escuro no dorso e mais claro no ventre. Muitas vezes a barriga apresenta uma tonalidade rosada. Lateralmente na cabeça, entre o olho e a barbatana peitoral, apresentam uma marca mais clara em forma de “C”, que costuma chamar-se de “falsa guelra”.
O corpo é robusto, o perfil da cabeça é triangular ou quadrado e o maxilar inferior é muito estreito. A barbatana dorsal é larga, falcada e numa posição central no dorso.
As espécies do gênero Kogia alimentam-se principalmente de cefalópodes (lulas e polvos) mesopelágicos e bênticos, consumindo ocasionalmente peixes e crustáceos (camarões e caranguejos).
Desconhece-se muito sobre a sua estrutura social, mas existem registros de grupos de até 10 indivíduos, de ambos os sexos e várias idades.
Veja Também Recentes

Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,

Secretaria da Tecnologia de Caraguatatuba visita Centro de Segurança em São José dos Campos
Membros da equipe da Secretaria da Tecnologia e Informação do governo municipal de Caraguatatuba visitaram nesta segunda-feira (17), a sede do Centro de Segurança e Inteligência (CSI) da Prefeitura de São José dos Campos. O objetivo da visita foi obter aprendizado e conhecimento da tecnologia oferecida na cidade do Vale

Caraguatatuba oferece 125 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 125 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (14/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Curso de produção e colheita de cogumelo shiitake capacita agricultores familiares em Caraguatatuba
Agricultores familiares de Caraguatatuba iniciaram o curso de produção e colheita de cogumelo shiitake na quarta-feira (19) e seguem em atividade até esta sexta-feira (21). A capacitação é realizada no sítio São Jorge, da produtora Graziela Frugoli Bustamante, situado no Poço da Anta. É uma parceria entre o Sindicato Rural

Pagamento do Carnê do IPTU 2025 de Caraguatatuba pode ser feito em dez vezes até dezembro
O carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 de pode ser pago em até dez vezes, com os vencimentos das parcelas nos dias 20 de março, 23 de abril, 20 de maio, 23 de junho, 21 de julho, 20 de agosto, 22 de setembro, 20 de outubro,