Pesquisar No Site
FAKE NEWS: Instituto Argonauta desmente aparecimento de tubarão na Praia Massaguaçu
FAKE NEWS: Instituto Argonauta desmente aparecimento de tubarão na Praia Massaguaçu
Trata-se uma Fake News (notícia falsa), a informação de aparecimento de um possível tubarão na Praia Massaguaçu, na Região Norte de Caraguatatuba. Segundo o Instituto Argonauta, o animal que encalhou na praia é um tipo de cetáceo da família dos Golfinhos (Odontoceto).
O gerente da base do Instituto Argonauta em São Sebastião, Manuel Albaladejo, informa que receberam um acionamento na manhã de quinta-feira sobre este animal. “Existem duas espécies muito parecidas, pelas imagens fica difícil dizer com certeza, mas acreditamos ser um ‘Cachalote anão’, parente dos golfinhos”.
Segundo ele, apesar de ter encalhado e aparentemente ferido, como mostram algumas imagens, ele conseguiu retornar para a água antes que pudesse ter recebido alguma ajuda.
“O aparecimento desses animais por aqui é raro, mas não é uma ocorrência nova. Destacamos também que não houve ataque a nenhuma pessoa”.
Ainda conforme Albaladejo, é possível que esse animal tenha sido avistado já na parte da tarde em Ilhabela.
Características
Os cachalotes anões são as mais pequenas das espécies do gênero Kogia sima. Os adultos têm cerca de 2,7 metros de comprimento e pesam até 270 kg. A longevidade não é conhecida nesta espécie, no entanto não parece ser longa pois o indivíduo de mais idade conhecido até à data apenas tinha 22 anos.
A coloração dos adultos é entre o cinza-azulado-escuro e o castanho-escuro no dorso e mais claro no ventre. Muitas vezes a barriga apresenta uma tonalidade rosada. Lateralmente na cabeça, entre o olho e a barbatana peitoral, apresentam uma marca mais clara em forma de “C”, que costuma chamar-se de “falsa guelra”.
O corpo é robusto, o perfil da cabeça é triangular ou quadrado e o maxilar inferior é muito estreito. A barbatana dorsal é larga, falcada e numa posição central no dorso.
As espécies do gênero Kogia alimentam-se principalmente de cefalópodes (lulas e polvos) mesopelágicos e bênticos, consumindo ocasionalmente peixes e crustáceos (camarões e caranguejos).
Desconhece-se muito sobre a sua estrutura social, mas existem registros de grupos de até 10 indivíduos, de ambos os sexos e várias idades.
Veja Também Recentes
Alistados de 2024 podem retirar certificados de reservistas na Junta do Serviço Militar de Caraguatatuba
Os Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar (certificado de reservista) estão disponíveis para a retirada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Junta Militar de Caraguatatuba, no Centro. Em 2024, os brasileiros do sexo masculino nascidos em 2006 fizeram o alistamento obrigatório no Exército, Marinha ou
Defesa Civil de Caraguatatuba faz monitoramentos de rotina em áreas de risco
A Defesa Civil de Caraguatatuba está fazendo esta semana o monitoramento rotineiro de todas as áreas de risco da cidade, dentro do período em que está em vigor o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que vai de 1º de dezembro a 31 de março do ano seguinte. Uma equipe
Fundacc encerra oficinas culturais de cerâmica com queima e exposição dia 7 de dezembro
Cerca de 100 peças em cerâmica foram produzidas pelos 24 alunos das oficinas culturais de cerâmica no Polo do Poiares durante o ano de 2024 e a queima foi realizada na última terça-feira (26). Parte dessas peças únicas, cada uma carregando a essência e o estilo de seus criadores, poderão
Prefeitura realiza plantio de mais de 1 mil mudas pelo programa de “Arborização Urbana”
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou o plantio de mais de 1 mil mudas e doou, aproximadamente, 400 mudas para plantios em calçadas ou áreas públicas ao longo deste ano. A ação faz parte do programa de arborização urbana, que busca
Caraguatatuba oferece 342 vagas de emprego, com 30% destinadas à temporada de verão
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba inicia a semana com 342 oportunidades de emprego para diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação. Destas, 30% são para contratações temporárias voltadas à alta temporada de verão, nas áreas de comércio, turismo e serviços. Entre as vagas temporárias destacam-se: