Pesquisar No Site
Escola da rede municipal de Caraguatatuba desenvolve projeto de capoeira

Escola da rede municipal de Caraguatatuba desenvolve projeto de capoeira
Berimbau, pandeiro, atabaque, ginga e força: tudo isso lembra a capoeira. A prática dessa manifestação cultural tipicamente brasileira faz parte do projeto “Capoeira na Escola”, realizado pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através de uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Esporte. As aulas acontecem na EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, no bairro Porto Novo.

#PraCegoVer: Imagem de uma roda de capoeira formada por alunos e professores que estão em pé. Estão vestidos com trajes, predominantemente brancos. Mestre fala ao microfone durante cerimônia de batismo na capoeira. (Foto: Arquivo/PMC)
O projeto, que surgiu com a proposta de utilizar as contribuições da capoeira no processo de desenvolvimento dos alunos e de atrair a comunidade para a vida escolar, tem conquistado adeptos para treinar capoeira na escola e seguir com a formação no esporte.
O diretor da unidade escolar e um dos idealizadores do projeto, Fábio Luis dos Santos Coelho, explica que a ideia surgiu do entendimento de que a capoeira traz ensinamentos de identidade, cultura e disciplina, que são ensinamentos além da vida escolar, fazem a diferença para a vida dos alunos e praticantes.
A capoeira é um amplo instrumento pedagógico, pois permite que sejam trabalhados aspectos de modo integrado entre várias disciplinas como Educação Física, História, Geografia, Artes, Literatura. Além disso, os exercícios de capoeira envolvem todas as partes do corpo e são executados associados a um ritmo musical que favorece a integração dos envolvidos, desenvolvendo aspectos de imagem corporal, equilíbrio, coordenação motora, orientação espacial, criatividade e disciplina.

#PraCegoVer: Em pé, casal de adultos acompanha casal de crianças que receberam cordão de capoeira e posam para foto. (Foto: Arquivo/PMC)
Atualmente, o projeto é dirigido pelo Mestre Manoel Ricardo dos Santos, conhecido com Mestre “Manoel fala pouco” e já conta com mais de 30 alunos, entre crianças e adultos.
No último dia 20, foi realizada na quadra poliesportiva da EMEF Prof.ª Maria Ap. Ujio, a cerimônia de entrega do primeiro cordão, que consiste no batizado do aluno. O evento contou com a colaboração de monitores, professores e mestres da capoeira que prestigiaram e colaboraram para que o evento fosse um sucesso.
Os interessados em participar do projeto devem comparecer à EMEF Prof.ª Maria Ap. Ujio que fica na Av. Ezequiel da Silva Barreto, 285 – Porto Novo.
As inscrições são realizadas diretamente com o mestre, nos dias de treino, todas as terças e quintas das 18h10 às 20h10.
Adriana Rodrigues de Souza
Informação à Imprensa: (12) 3897-5659
Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bários de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Caraguatatuba recebe 40ª edição dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
O município de Caraguatatuba será sede, a partir desta sexta-feira (28), da 40ª edição dos Jogos Abertos da Juventude sub-18. O evento é promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. A competição

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita