Pesquisar No Site
Educação inclusiva discute aspectos da pedagogia surda, estratégias e boas práticas
Educação inclusiva discute aspectos da pedagogia surda, estratégias e boas práticas
A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, por meio do Setor de Educação Inclusiva, promoveu um encontro com profissionais especialistas em educação especial, inclusiva e linguística. A atividade faz parte da formação continuada promovida pelo setor.
Participaram do evento educadores da rede municipal e a equipe da escola bilíngue, EMEFEB´s Ricardo Luques Sammarco, no bairro Praia das Palmeiras. Caraguatatuba é pioneira na implantação da escola bilíngue no Litoral Norte.
O objetivo do evento foi abrir um espaço para reflexão sobre as barreiras do dia-a-dia, as dificuldades e, principalmente, os caminhos pedagógicos para ampliação e maior efetividade do trabalho com os alunos surdos.
As ilustres convidadas, Profª. Me. Mirian Lourdes F. dos S. Silva e Profª. Me. Shirley Vilhalva trouxeram informações enriquecedoras em suas palestras. Os temas apresentados foram “Protagonismo Surdo: Despatologizando os discursos sobre surdez” e “Educação Bilíngue: Pedagogia Surda”, respectivamente.
Além das palestras, foi realizada uma roda de conversa para esclarecimento de dúvidas dos educadores. Nesse bate-papo foram abordados diversos assuntos, destacando-se o incentivo ao uso de tecnologia nas aulas, uma metodologia especial composta principalmente por imagens, que facilitam a compreensão da língua.
A professora Mirian Lourdes F. dos S. Silva, falou sobre a importância da utilização de ferramentas como lousas digitais, tablets e imagens impressas em revistas e jornais. “Isso serve de estímulo ao aprendizado da primeira língua e facilita a inserção ao ensino do Português”, disse ela.
Outro importante tema abordado foi a aplicação de avaliações diferenciadas aos surdos. A educadora Shirley Vilhalva faz parte do grupo Sulp (Surdos Usuários de Língua Portuguesa). Ela explicou que a forma como acontecem as avaliações individuais dos alunos surdos deve ser diferente. Há registros de atividades impressas, cadernos e provas, mas como entender Libras é de extrema importância para a evolução desses alunos, as principais avaliações devem acontecer em vídeo.
“É importante o uso do vídeo como recurso para melhor avaliação do aprendizado em Libras porque é um meio próprio de comunicação do surdo. Com esse método é possível, por exemplo, observar se o aluno está gesticulando e entendendo o que é ensinado da forma correta”, explica Shirley.
A diretora do Setor de Educação Inclusiva de Caraguatatuba, Adriana Coelho, informa que além de compor o projeto pedagógico, a escola bilíngue atende diversas necessidades dos alunos, entre elas, oferece condições adequadas ao desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social dos estudantes surdos e experiências de exploração da linguagem.
Durante a visita, os alunos surdos e ouvintes se apresentaram aos convidados interpretando duas músicas em Libras, reforçando a mensagem de escola bilíngue e inclusiva, respeitando as limitações e o jeito particular de ser dos alunos.
Veja Também Recentes
Obra de sistema de drenagem no Aruan continua
A Prefeitura de Caraguatatuba continua trabalhando na implantação de um novo sistema de drenagem na avenida Geraldo Nogueira da Silva, a Avenida da Praia, na altura do bairro Aruan. A equipe da Secretaria de Obras Públicas (Secop) trabalha no sentido Centro. O desvio está sendo feito pela faixa de estacionamento
SPU faz Audiência Pública virtual para divulgar trabalho de demarcação de áreas da União
A Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo (SPU) realizará, no dia 21 de novembro (quinta-feira), das 14 às 16 horas, uma Audiência Pública de Demarcação de Áreas da União (APDAU). A reunião, na modalidade virtual, visa divulgar, esclarecer e iniciar os trabalhos de demarcação e identificação das áreas
Sábado é dia de Feira de Adoção de Cães e Gatos no CCZ de Caraguatatuba
Cerca de 30 animais estarão à espera de um novo lar no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba. Quem quiser adotar um novo pet pode procurar a Feira de Adoção de Cães e Gatos, neste sábado (26), das 9h às 13h. Todos os animais estão clinicamente saudáveis, vacinados
Fim de semana será agitado com competições esportivas em Caraguá
A Prefeitura de Caraguatatuba recebe diversos campeonatos esportivos que visam animar o final de semana na cidade. Estão previstos jogos de futsal e futebol amador da 1º e 2º divisões e competições de artes marciais. Hoje (8), o Campeonato de Futsal Série Ouro chega à reta final, às 20h, na
Prefeitura publica homologação da classificação da 2ª Fase do Curso de formação para a GCM
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Comissão do Concurso Público, publicou nessa segunda-feira (04), no site oficial, a homologação da Classificação Preliminar da 2ª Fase do Curso de Formação para a Guarda Municipal de Caraguatatuba (GCM). Veja aqui O prazo de validade do Concurso Público é de 02 anos,