Pesquisar No Site

Educação inclusiva discute aspectos da pedagogia surda, estratégias e boas práticas

Publicado em: 16/10/2019
Educação inclusiva discute aspectos da pedagogia surda, estratégias e boas práticas
Educação inclusiva discute aspectos da pedagogia surda, estratégias e boas práticas

A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, por meio do Setor de Educação Inclusiva, promoveu um encontro com profissionais especialistas em educação especial, inclusiva e linguística. A atividade faz parte da formação continuada promovida pelo setor.

#PraCegoVer: Em pé, palestrante fala ao microfone. Ao fundo há bandeiras nacional, estadual e municipal. Auditório com educadores sentados em carteiras escolares (Fotos: Denis Lavinas/PMC)

Participaram do evento educadores da rede municipal e a equipe da escola bilíngue, EMEFEB´s Ricardo Luques Sammarco, no bairro Praia das Palmeiras. Caraguatatuba é pioneira na implantação da escola bilíngue no Litoral Norte.

O objetivo do evento foi abrir um espaço para reflexão sobre as barreiras do dia-a-dia, as dificuldades e, principalmente, os caminhos pedagógicos para ampliação e maior efetividade do trabalho com os alunos surdos.

As ilustres convidadas, Profª. Me. Mirian Lourdes F. dos S. Silva e Profª. Me. Shirley Vilhalva trouxeram informações enriquecedoras em suas palestras. Os temas apresentados foram “Protagonismo Surdo: Despatologizando os discursos sobre surdez” e “Educação Bilíngue: Pedagogia Surda”, respectivamente.

#PraCegoVer: Educadores em roda de conversa, sentados em carteiras escolares (Fotos: Gabriel Batalha/PMC)

Além das palestras, foi realizada uma roda de conversa para esclarecimento de dúvidas dos educadores. Nesse bate-papo foram abordados diversos assuntos, destacando-se o incentivo ao uso de tecnologia nas aulas, uma metodologia especial composta principalmente por imagens, que facilitam a compreensão da língua.

A professora Mirian Lourdes F. dos S. Silva, falou sobre a importância da utilização de ferramentas como lousas digitais, tablets e imagens impressas em revistas e jornais. “Isso serve de estímulo ao aprendizado da primeira língua e facilita a inserção ao ensino do Português”, disse ela.

Outro importante tema abordado foi a aplicação de avaliações diferenciadas aos surdos. A educadora Shirley Vilhalva faz parte do grupo Sulp (Surdos Usuários de Língua Portuguesa). Ela explicou que a forma como acontecem as avaliações individuais dos alunos surdos deve ser diferente. Há registros de atividades impressas, cadernos e provas, mas como entender Libras é de extrema importância para a evolução desses alunos, as principais avaliações devem acontecer em vídeo.

“É importante o uso do vídeo como recurso para melhor avaliação do aprendizado em Libras porque é um meio próprio de comunicação do surdo. Com esse método é possível, por exemplo, observar se o aluno está gesticulando e entendendo o que é ensinado da forma correta”, explica Shirley.

A diretora do Setor de Educação Inclusiva de Caraguatatuba, Adriana Coelho, informa que além de compor o projeto pedagógico, a escola bilíngue atende diversas necessidades dos alunos, entre elas, oferece condições adequadas ao desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social dos estudantes surdos e experiências de exploração da linguagem.

Durante a visita, os alunos surdos e ouvintes se apresentaram aos convidados interpretando duas músicas em Libras, reforçando a mensagem de escola bilíngue e inclusiva, respeitando as limitações e o jeito particular de ser dos alunos.

 

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Agentes da Guarda Civil atendem ocorrência de indivíduo indiciado por sequestro
Agentes da Guarda Civil atendem ocorrência de indivíduo indiciado por sequestro

A equipe de agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba recebeu um alerta de monitoramento do Centro de Operações Inteligentes (COI), na segunda-feira (3) de que um indivíduo procurado da justiça circulava em um veículo tipo modelo motorhome. A ocorrência foi informada também pelo secretário de Mobilidade Urbana e Proteção

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 05/03/2025
Cadastro Único fica indisponível para atualização entre 28 de fevereiro e 16 de março
Cadastro Único fica indisponível para atualização entre 28 de fevereiro e 16 de março

A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que o sistema do Cadastro Único estará temporariamente indisponível para inclusão de novos beneficiários, atualizações cadastrais e consultas, no período de 28 de fevereiro a 16 de março de 2025. A interrupção ocorre em nível nacional devido à migração do sistema, atualmente administrado

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 26/02/2025
Universidade de Caraguatatuba promove conscientização sobre câncer de pele na Martim de Sá neste sábado
Universidade de Caraguatatuba promove conscientização sobre câncer de pele na Martim de Sá neste sábado

A Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (8), das 8h às 13h a segunda edição do Projeto “Saúde à Beira-Mar”, uma iniciativa voltada à conscientização e prevenção do câncer de pele. Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, a exposição excessiva ao sol torna-se

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/03/2025
Guarda Civil Municipal atende ocorrência de furto de materiais
Guarda Civil Municipal atende ocorrência de furto de materiais

A equipe de agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba foi acionada via rádio na manhã de quarta-feira (26) para atender a uma ocorrência de furto de bicicleta na região central da cidade. Foi constatado que o autor teria arrombado o cadeado e fugido em direção à ponte do Indaiá.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 27/02/2025
Minicurso gratuito de Acessibilidade em Ambientes Artísticos e Culturais ocorre neste sábado
Minicurso gratuito de Acessibilidade em Ambientes Artísticos e Culturais é neste sábado

O projeto Cineclube Hartãt, em parceria com a Fundacc, promove neste sábado (15/2), das 10h às 13h, na Videoteca Lúcio Braun, o Minicurso gratuito de Acessibilidade em Ambientes Artísticos e Culturais. A formação será ministrada pela especialista Priscila Enrique de Oliveira, doutora em Antropologia pela UNICAMP e especialista em educação

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 11/02/2025