Pesquisar No Site
Educação inclusiva discute aspectos da pedagogia surda, estratégias e boas práticas

Educação inclusiva discute aspectos da pedagogia surda, estratégias e boas práticas
A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, por meio do Setor de Educação Inclusiva, promoveu um encontro com profissionais especialistas em educação especial, inclusiva e linguística. A atividade faz parte da formação continuada promovida pelo setor.

#PraCegoVer: Em pé, palestrante fala ao microfone. Ao fundo há bandeiras nacional, estadual e municipal. Auditório com educadores sentados em carteiras escolares (Fotos: Denis Lavinas/PMC)
Participaram do evento educadores da rede municipal e a equipe da escola bilíngue, EMEFEB´s Ricardo Luques Sammarco, no bairro Praia das Palmeiras. Caraguatatuba é pioneira na implantação da escola bilíngue no Litoral Norte.
O objetivo do evento foi abrir um espaço para reflexão sobre as barreiras do dia-a-dia, as dificuldades e, principalmente, os caminhos pedagógicos para ampliação e maior efetividade do trabalho com os alunos surdos.
As ilustres convidadas, Profª. Me. Mirian Lourdes F. dos S. Silva e Profª. Me. Shirley Vilhalva trouxeram informações enriquecedoras em suas palestras. Os temas apresentados foram “Protagonismo Surdo: Despatologizando os discursos sobre surdez” e “Educação Bilíngue: Pedagogia Surda”, respectivamente.

#PraCegoVer: Educadores em roda de conversa, sentados em carteiras escolares (Fotos: Gabriel Batalha/PMC)
Além das palestras, foi realizada uma roda de conversa para esclarecimento de dúvidas dos educadores. Nesse bate-papo foram abordados diversos assuntos, destacando-se o incentivo ao uso de tecnologia nas aulas, uma metodologia especial composta principalmente por imagens, que facilitam a compreensão da língua.
A professora Mirian Lourdes F. dos S. Silva, falou sobre a importância da utilização de ferramentas como lousas digitais, tablets e imagens impressas em revistas e jornais. “Isso serve de estímulo ao aprendizado da primeira língua e facilita a inserção ao ensino do Português”, disse ela.
Outro importante tema abordado foi a aplicação de avaliações diferenciadas aos surdos. A educadora Shirley Vilhalva faz parte do grupo Sulp (Surdos Usuários de Língua Portuguesa). Ela explicou que a forma como acontecem as avaliações individuais dos alunos surdos deve ser diferente. Há registros de atividades impressas, cadernos e provas, mas como entender Libras é de extrema importância para a evolução desses alunos, as principais avaliações devem acontecer em vídeo.
“É importante o uso do vídeo como recurso para melhor avaliação do aprendizado em Libras porque é um meio próprio de comunicação do surdo. Com esse método é possível, por exemplo, observar se o aluno está gesticulando e entendendo o que é ensinado da forma correta”, explica Shirley.
A diretora do Setor de Educação Inclusiva de Caraguatatuba, Adriana Coelho, informa que além de compor o projeto pedagógico, a escola bilíngue atende diversas necessidades dos alunos, entre elas, oferece condições adequadas ao desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social dos estudantes surdos e experiências de exploração da linguagem.
Durante a visita, os alunos surdos e ouvintes se apresentaram aos convidados interpretando duas músicas em Libras, reforçando a mensagem de escola bilíngue e inclusiva, respeitando as limitações e o jeito particular de ser dos alunos.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 121 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Indaiá
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba efetuou a prisão de homem e apreensão de drogas na última terça-feira (25), no bairro Indaiá. De acordo com a ocorrência, uma equipe da Guarda Civil realizava um patrulhamento preventivo pela região quando se deparou com um indivíduo que demonstrou nervosismo ao presenciar a

Palestra sobre Arqueologia do Litoral Norte Paulista marca 27º aniversário do Arquivo Municipal de Caraguatatuba
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realizou na última quinta-feira (20/3), em comemoração ao seu 27º aniversário, na Secretaria Municipal de Educação, a palestra “Arqueologia, História e Manuscritos Antigos do Litoral Norte Paulista”, com a Dra. Cintia Bendazzoli. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada

Caraguatatuba recebe prêmio de Excelência Educacional por avanços na alfabetização
Alinhar estratégias educacionais. Esse foi o objetivo da reunião de diretores da rede municipal de ensino realizada na sede da Secretaria de Educação de Caraguatatuba na quarta-feira (27). A secretaria de Educação prevê encontros mensais com os gestores para alinhar as ações, fortalecer os vínculos e comemorar avanços. Na oportunidade,