Pesquisar No Site

Educação Inclusiva de Caraguatatuba promove reflexões sobre o universo dos surdos

Publicado em: 09/10/2019
Educação Inclusiva de Caraguatatuba promove reflexões sobre o universo dos surdos
Educação Inclusiva de Caraguatatuba promove reflexões sobre o universo dos surdos

Uma série de palestras com convidadas ilustres fez toda a diferença na programação de atividades promovidas pelo Setor de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Caraguatatuba.

Uma delas foi a atriz, escritora, professora de línguas, intérprete e poliglota em 32 línguas de sinais, Sueli Ramalho Segala.

Sueli faz parte de um grupo de surdos oralizados que conseguem se comunicar por meio da escrita. São surdos Sulp (Surdos usuários de Língua Portuguesa).

#PraCegoVer: Em pé, palestrante interage com expectadora que formula pergunta. Palestrante realiza leitura orofacial. Ao seu lado, há vários educadores sentados em carteiras escolares. (Fotos: Denis Lavinas/PMC)

Ela proferiu duas palestras aos educadores da rede municipal e conheceu a escola bilíngue, Ricardo Luques, no bairro Praia das Palmeiras. Em sua palestra, ela compartilhou com os presentes um pouco de sua trajetória desde criança, aos desafios atuais.

Nascida em uma família com três gerações de surdos, Sueli conta que quando criança achava que todas as pessoas “que mexiam a boca” tinham deficiência e sentia dó das crianças que não sabiam se comunicar por meio de sinais.

Todos ficaram envolvidos com as experiências compartilhadas pela palestrante que contou de maneira leve sua trajetória que foi de muitas dificuldades, mas também de grandes superações.

Dentre as dificuldades pelas quais passava, ela conta que chorava muito quando recebia broncas de seus professores quando não conseguia fazer a leitura de textos, o que contribuiu para que repetisse de ano várias vezes.

A palestrante também relatou sobre o processo de discriminação e bullying que sofreu durante sua fase escolar e alertou sobre a atenção que deve ser dada ao assunto.

Sueli enfatiza a importância do contato com a cultura surda, dos estímulos que devem ser feitos desde o início da vida desse indivíduo.

Sobre seu desenvolvimento pessoal, que a levou a aprender a falar, ela conta que desde que começou a perceber que o mundo fora de sua família era diferente, teve vontade de estar inserida nesta sociedade. Para isso, tinha que saber se comunicar com ela. O que incluía falar. “Acredito que ter aprendido a falar foi um milagre e, claro, graças aos meus pais que me proporcionaram receber os estímulos. Alguém lá em cima gosta de mim”, explica.

#PraCegoVer: Profissionais da educação inclusiva posam para foto com palestrante. Uma delas faz o sinal de Libras. (Fotos: Denis Lavinas/PMC)

Atualmente, Sueli Ramalho Segala é atriz, escritora, professora de línguas, intérprete e poliglota em 32 línguas de sinais, uma grande estudiosa da língua de sinais. Ela explica que o interesse por esse assunto teve início quando, ainda pequena, percebeu que a língua de sinais não tem concordância nominal e verbal, preposição, artigos, e viu que as escritas de ouvintes tinham este fenômeno. “Eu tentava descobrir porque existia essa diferença, e isso me motivou a pesquisar cada vez mais. Meu pai recebia em nossa casa muitos surdos de outros países, e aprendi com esses estrangeiros. Eu ficava horas ouvindo, alias vendo, eles contarem histórias da cultura de outros países, através da própria língua estrangeira.”

Sueli conclui deixando importantes reflexões. Ela destaca a importância do ensino de Libras para a sociedade e, principalmente, para as famílias de pessoas surdas. “Há uma grande dificuldade das crianças surdas em comunicar-se com a própria família. É na família que acontece a primeira educação. Muitos pais querem aprender a se comunicar com seus filhos, mas não sabem como.”

O ensino de Libras é primordial para o desenvolvimento do surdo, porque esse indivíduo tem o recurso visual como suporte. Essa pessoa não tem recurso auditivo.

Os sinais indicam o caminho para diminuir as distâncias entre ouvintes e surdos.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

“Lisbela e o Prisioneiro” ganha adaptação para o teatro e se apresenta no Mario Covas
“Lisbela e o Prisioneiro” ganha adaptação para o teatro e se apresenta no Mario Covas

No próximo dia 22 de novembro, às 20h30, o Teatro Mario Covas recebe o espetáculo, “Lisbela e o Prisioneiro – Teatrando por Aí – O Musical”, da Trupe Garagem & Cia de Teatro, da cidade de Tatuí (SP). O espetáculo apresenta o encontro entre Lisbela e Leléu numa cidade do

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/11/2024
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 30 pontos de sinalização de trânsito em outubro
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 30 pontos de sinalização de trânsito em outubro

A Prefeitura de Caraguatatuba, em outubro, instalou e recuperou 34 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais, quatro foram indicativas de lombadas, uma indicando mão única da via, uma de proibição

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 07/11/2024
Caraguatatuba recebe 19º Campeonato Brasileiro de Kyokushinkaikan Karatê neste sábado
Caraguatatuba recebe 19º Campeonato Brasileiro de Kyokushinkaikan Karatê neste sábado

Caraguatatuba será palco do XIX Campeonato Brasileiro de Kyokushinkaikan Karatê neste sábado (16), a partir das 9h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. O evento reunirá atletas de mais de 25 cidades de todo o Brasil, incluindo localidades como Mogi da Cruzes, Taubaté, São Sebastião, São Paulo e até mais

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/11/2024
Prefeitura corrige erosão provocada pelas chuvas na faixa de areia da Prainha
Prefeitura corrige erosão provocada pelas chuvas na faixa de areia da Prainha

A Prefeitura de Caraguatatuba, nesta quarta-feira (30), trabalhou na correção  da erosão provocada pelas chuvas, na faixa de areia da Prainha, região central da cidade. As fortes chuvas abriram uma vala na areia, próximo a escadaria da entrada Norte da Prainha, tornando impossível a utilização do último degrau até a

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 30/10/2024
Beneficiários com dados desatualizados no CadÚnico podem ter pagamento do BPC bloqueados
Beneficiários com dados desatualizados no CadÚnico podem ter pagamento do BPC bloqueados

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, alerta os beneficiários do BPC, Benefício de Prestação Continuada, sobre o bloqueio do pagamento para quem não realizou a inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico), para Programas Sociais do Governo Federal, nos últimos 48 meses. A medida cumpre

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 01/11/2024