Pesquisar No Site
Dois atletas de Caraguatatuba conquistam faixa preta de Judô pela Federação Paulista
Dois atletas de Caraguatatuba conquistam faixa preta de Judô pela Federação Paulista
A cidade de Caraguatatuba ganhou dois novos faixas preta de judô – Flaviano Oliveira Batista e Claudimila Zandonadi. Os atletas foram aprovados no exame de graduação da Federação Paulista de Judô (FPJ) para faixa preta 1º Dan, no sábado (19/10), no Ginásio Celso Daniel, em Mauá (SP).
Numa ação, gigantesca, desenvolvida em 18 áreas, os departamentos técnico e de graduação da Federação examinaram 357 candidatos, aprovaram 279 e graduaram mais 78 faixas preta pelo sistema de ranqueamento do 1º Dan (Sho-Dan) ao 5º (Go-dan), nesta temporada. Cerca de 60 professores kodanshas avaliaram os candidatos inscritos na prova.
Os atletas caraguatatubenses treinam há cinco anos com o professor de Educação Física, Arthur Zumbano, que é faixa preta 3ºDan, árbitro nível nacional, coordenador de oficiais técnicos da 2ª Delegacia da FPJ do Vale do Paraíba. “Estou muito feliz com a dedicação e a conquista deles. Afinal, são anos de treino e nos últimos nove meses foi foco total nas técnicas, cursos e preparo”, declarou Zumbano.
A mais nova faixa preta da cidade contou que começou a praticar judô por insistência do meu pai (Cláudio), aos sete anos. Hoje, aos 20 anos, cursa o último ano de Educação Física porque quer ser professora de Judô e já auxilia nas aulas para os assistidos pela ONG Caminho da Esperança.
“Acabei me apaixonando pelo esporte. Foram 13 anos de dedicação para obter a faixa preta. Só tenho a agradecer ao meu pai, ao Sensei Anderson Quintino, ao técnico Arthur Zumbano, ao colega de treino, Elias Althman e à Prefeitura de Caraguatatuba”, declarou Claudimila.
A história do colega, Flaviano, 41 anos, é bem diferente. “Quando criança, pratiquei alguns meses, apenas. Só retomei em 2008, por questões de saúde, para combater o sedentarismo, quando morava em Aracaju (SE). Mudei para Caraguatatuba em 2014 e, no ano seguinte, passei a frequentar as aulas do Sensei Zumbano. Chegar à conquista da faixa preta realmente foi muito emocionante e uma grande satisfação, principalmente porque trabalho, tenho família e não mais sou nenhum garoto. Agradeço ao técnico por acreditar no meu potencial e me incentivar”, avaliou.
A cerimônia de outorga das faixas preta contou com a presença de Alessandro Panitiz Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô (FPJ); Danys Queiroz, vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô, Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra da FPJ; Joji Kimura, coordenador técnico da FPJ; Oswaldo Hatiro Ogawa, diretor do Instituto Kodokan do Brasil (IKB); e vários delegados regionais da FPJ.
Cláudia Moysés
Informações para a imprensa (12)3897-5650v ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Prefeitura alerta para cuidados redobrados com a pele no verão
Faltam poucos dias para chegada do verão e junto com ele, o aumento da temperatura. Por isso, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância dos cuidados com a pele para prevenir o câncer de pele. Essa é uma medida essencial para proteger a população
2ª via do carnê do IPTU de 2025 de Caraguatatuba pode ser baixada no site da Prefeitura
O contribuinte acessa à 2ª via do carnê Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 no site www.caraguatatuba.sp.gov.br, na barra lateral “Serviços Online”. É necessário ter em mãos o número da Inscrição Cadastral do imóvel para baixar o carnê digital e imprimir. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da
Caraguatatuba continua com índice zero de afogamento neste final de ano, com reforço de guarda-vidas
Dados do Subgrupamento de Bombeiros Marítimos (SGBMar) apontam que Caraguatatuba continua registrando índice zero de afogamento e nenhum óbito registrado durante o período de 27 a 29 de dezembro de 2024. O município mantém o melhor índice em comparação aos demais municípios do litoral Norte do Estado de São Paulo:
Caraguatatuba oferece 342 vagas de emprego, com 30% destinadas à temporada de verão
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba inicia a semana com 342 oportunidades de emprego para diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação. Destas, 30% são para contratações temporárias voltadas à alta temporada de verão, nas áreas de comércio, turismo e serviços. Entre as vagas temporárias destacam-se:
Novo Valor de Referência da Prefeitura de Caraguatatuba para 2025 entra em vigor
O Valor de Referência do Município (VRM) foi reajustado de R$ 4,60 para R$ 4,81 desde a última quarta-feira (1º/1), em Caraguatatuba. O reajuste leva em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que variou em 4,60% entre novembro de 2023