Pesquisar No Site
Crianças de seis meses a menores de cinco anos recebem reforço da Vacina contra Sarampo a partir de segunda-feira (07/10) em Caraguatatuba
Crianças de seis meses a menores de cinco anos recebem reforço da Vacina contra Sarampo a partir de segunda-feira (07/10) em Caraguatatuba
De 7 a 25 de outubro, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a primeira etapa de reforço da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo.
Nestas datas, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com exceção da UBS Tabatinga.
Segundo a Secretaria de Saúde, esta será uma vacinação seletiva, com o objetivo de completar as doses que faltam e vacinar aqueles que nunca se imunizaram.
Até o momento, de janeiro a agosto deste ano, a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou 2.006 crianças de seis meses a 1 ano e 3 meses vacinadas. O público alvo infantil estimado era de 1.757 crianças a serem vacinadas. Sendo assim, como os vacinados ultrapassaram a meta esperada, a cobertura vacinal atingida já chega a 155,16%.
Durante a semana, a campanha ocorrerá dentro das unidades segundo horário de cada sala de vacina.
O Dia D da primeira fase será no sábado (19/10) em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, incluindo UBS Tabatinga das 8h às 17h.
A segunda etapa da campanha será de 18 a 30 de novembro e tem como público alvo adultos de 20 a 29 anos de idade. Esta segunda fase também ocorrerá em todas as UBSs do município, com exceção da UBS Tabatinga.
Nesta fase, o Dia D será realizado no sábado (30/11) na Praça Dr. Cândido Mota, UBS Massaguaçu, UBS Sumaré, UBS Tinga, UBS Porto Novo e UBS Perequê Mirim I.
Segundo o Ministério da Saúde, não há uma estimativa para a cobertura vacinal do público adulto, mas a procura tem sido bem maior a cada mês. Em Caraguatatuba, a cidade já registra 3.391 pessoas de 20 a 59 anos vacinadas de janeiro a agosto de 2019.
O que é sarampo?
Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.
As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de cinco anos de idade.
Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.
Contágio
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba alerta que o contágio do sarampo é feito por via respiratória, o que aumenta ainda mais a importância da prevenção pois trata-se de doença com alto índice de contaminação. Cada paciente contaminado pode transmitir a doença para até outras 20 pessoas sadias.
Sintomas
– Febre alta, acima de 38,5°C;
– Dor de cabeça;
– Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo
– Tosse;
– Coriza;
– Conjuntivite;
– Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.
Veja Também Recentes
GCM de Caraguatatuba apreende 60 cápsulas de cocaína e mais de R$ 2 mil em abordagem no Golfinhos
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba apreendeu 60 cápsulas de cocaína e aproximadamente dois mil reais em espécie, dentro de um veículo, em uma abordagem no bairro Balneários dos Golfinhos, região Centro/Sul da cidade. A abordagem ocorreu na tarde de sábado (16), quando a equipe da GCM patrulhava nas proximidades
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, filme Macoura chega às telas de Caraguatatuba no mês da Consciência Negra
No dia 23 de novembro (sábado), o Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (FUNDACC) em Caraguatatuba, recebe a aguardada estreia do filme “Macoura”, com direção de Gilda Brasileiro e co-direção de Rodrigo Pereira. O evento começa às 18h e conta com uma
Prefeitura de Caraguatatuba participa de reunião da Tamoios para tratar da Operação Verão 2024/2025 referente ao trânsito
A Prefeitura de Caraguatatuba foi representada pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão na reunião realizada pela Concessionária Tamoios, para tratar da Operação Verão 2024/2025. O encontro foi feito na sede da Tamoios, no km 65 da rodovia, onde estiveram reunidos o secretário da Mobilidade Urbana e Proteção
DER programa interdição da SP-55, em trecho da divisa com Ubatuba, para instalação de um pórtico
O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) planeja interditar a rodovia Dr. Manoel Hipólito do Rêgo, SP-55, no trecho da divisa entre Caraguatatuba e Ubatuba, na noite de segunda-feira (28), a partir das 23h. A interdição será feita por uma empresa terceirizada, que fará a instalação de um pórtico (Painel
Campanha Outubro Rosa encerra com aproximadamente 4 mil atendimentos e reforça prevenção o ano todo
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou com sucesso a Campanha Outubro Rosa, voltada à conscientização e prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Durante o mês de outubro cerca de 4 mil atendimentos foram realizados com exames preventivos, para reforçar a importância