Pesquisar No Site
Comunidade Terapêutica Luz do Caminho de Caraguatatuba comemora mil atendimentos

Comunidade Terapêutica Luz do Caminho de Caraguatatuba comemora mil atendimentos
A comemoração de mil vidas atendidas pela Comunidade Terapêutica Luz do Caminho foi marcada pela emoção, nessa quinta-feira (03/10), na sede do espaço, no Pegorelli e contou com a presença do prefeito Aguilar Junior..
A instituição trata de dependentes químicos do sexo masculino, entre 18 e 60 anos, em regime de internato.

#PraCegoVer: Salão da Comunidade Terapêutica Luz do Caminho. O prefeito Aguilar Júnior fala ao microfone. Ao seu lado direito, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes. Ao seu lado esquerdo estão o presidente da Câmara Municipal, Carlinhos da Farmácia, e a presidente da Comunidade Terapêutica Luz do Caminho, Maria Lúcia de Melo. (Foto: Luís Gava)
A presidente da entidade, Maria Lúcia de Melo, contou que o trabalho começou em 2003 com apenas seis acolhidos e com pouca infraestrutura.
“Quando assumi os trabalhos na comunidade há 16 anos, a pedido da amiga Madalena Fachini, não sabia o que era a dependência química ou como administrar uma instituição. No início foi muito difícil, mas nunca me faltou força, fé e apoio para seguir em frente. Ampliamos a infraestrutura e os atendimentos. Agradeço especialmente à Prefeitura de Caraguatatuba pela importante e fundamental parceria nesses anos, ao Ministério Público, Rotary Club e Câmara Municipal”, declarou.
O prefeito disse que a comunidade gera inspiração e motivação. “Para mim, é com grande alegria que participo dessa celebração. O trabalho voluntário desenvolvido pela entidade é exemplo de amor ao próximo. Toda vez que venho, aqui, fico animado e tenho a certeza de quanto o poder público pode ser parceiro junto com vocês para fazer o bem e salvar vidas. Parabéns e contem conosco”, afirmou.

#PraCegoVer: Salão do Comunidade Terapêutica Luz do Caminho. No palco, Roberto Geral Crespo fala ao microfone. Várias pessoas estão sentadas na plateia escutando. (Foto: Luís Gava)
O psicólogo Antônio Carlos Gomes explicou um pouco mais sobre o funcionamento da casa e sua evolução e sobre o tratamento, que dura oito meses e é dividido em três etapas.
A primeira, é a desintoxicação. Dura em média dois meses e é a mais difícil, de acordo com o psicólogo Antônio Carlos Gomes. Depois vem a reintegração social, onde é trabalhada autoestima e a tomada de consciência e clareza da condição vivida. “Por último, passam pela ressocialização e voltam a ter contato com a sociedade carregando consigo uma visão positiva da vida”, explicou Gomes.
O psicólogo contou ainda sobre a rotina dos internos, de segunda a sábado. “Na parte da manhã, eles fazem atividades de manutenção do sítio e oficina de artesanato. À tarde, participam do processo Free Mind, desenvolvido pelo psiquiatra e psicanalista, Augusto Cury, base do tratamento. As visitas de familiares e amigos somente é permitida no primeiro e no terceiro domingo de cada mês”.
O público também assistiu à palestra “Mil vidas, renovação e fé”, com o estudioso em dependência química, Roberto Geraldo Crespo. Para encerrar foi servido um lanche preparado pelos internos e voluntários.
Também prestigiaram o evento a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, a coordenadora do Creas, Ana Maria Magagnini e o presidente da Câmara Municipal, Francisco Carlos Marcelino.
Serviço: Comunidade Terapêutica Luz do Caminho. Rua Abra de Dentro, 2.330, bairro Pegorelli. Presidente, Maria Lúcia de Melo; vice-presidente, Sinésio Tanajura; 1ª secretária, Tânia Mara Luz; 2ª secretária, Jéssica Caroline Mucci; 1º tesoureiro, Carlos Roberto Luz; 2º tesoureiro, Jessé Laurindo e Conselho Fiscal: Méscia do Nascimento, Mara Scarcelli, Rosa Natalina Cury.
Veja Também Recentes

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Mais 72 aprovados do Concurso de 2023 são chamados para trabalhar no serviço público municipal de Caraguatatuba
O governo municipal de Caraguatatuba aguarda a apresentação de mais 72 aprovados de 16 cargos do Concurso Público de 2023 para entregar a documentação referente à posse até próxima quarta-feira (26/3), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Secretaria de Administração, no Centro. Após a convocação, entrega