Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe reunião do projeto Observatório de Arquivos Municipais do Estado de São Paulo em março
Caraguatatuba recebe reunião do projeto Observatório de Arquivos Municipais do Estado de São Paulo em março
Caraguatatuba sediará a 5ª reunião do Projeto “Observatório de Arquivos Municipais” em março de 2020. O encontro está inserido nas comemorações do aniversário de 22 anos do Arquivo Público Histórico e Permanente de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”. Servidores de diversas cidades do Estado de São Paulo vão debater o tema avaliação documental e participar de oficinas sobre o assunto.
Em 2019, a técnica do Arquivo Administrativo “José Lúcio de Alcântara”, Luzia Rodrigues de Toledo Prado, e a historiadora do Arquivo Histórico Arino Sant’Ana de Barros, Denise Lemes, compareceram a oficinas e reuniões do projeto em Rio Claro e São José dos Campos, nos meses de maio outubro.
As duas funcionárias pertencem a Prefeitura de Caraguatatuba e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), respectivamente e foram convidadas para integrar o Projeto Observatórios Municipais de Arquivos pelo Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP).
No ano de 2018, o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) deu início ao Projeto “Observatório de Arquivos Municipais”. Organizados pelo Centro de Assistência aos Municípios (CAM) do APESP estes Observatórios, destinados às prefeituras e câmaras municipais paulistas, funcionam como um ambiente para a troca de experiências e intercâmbio de informações.
História
Os trabalhos de gestão documental em Caraguatatuba iniciaram em 1998, com a criação do Arquivo Histórico Arino Sant’Ana de Barros. Em 2010, começou a organização do acervo documental do Arquivo Administrativo José Lúcio de Alcântara. A Lei Municipal 2.218/2015 estruturou a Divisão de Arquivo Público Municipal, responsável pela Gestão Documental Municipal. Com a sanção da Lei nº 2.419/2018 (Reestruturação Administrativa da Prefeitura de Caraguatatuba), o setor passou a ser denominado Departamento de Arquivo Público Municipal, ligado à Secretaria de Administração.
O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), por meio do Centro de Assistência aos Municípios (CAM), considera o “Arquivo Administrativo José Lúcio de Alcântara” de Caraguatatuba (Arquivo Geral Municipal) e o Arquivo Arino Santa’Ana de Barros (Arquivo Permanente e Histórico) referências em gestão documental. Representantes de diversos municípios paulistas o visitam para estruturar um Arquivo Documental em suas cidades, além de cidades de Minas Gerais, Santa Catarina e Nordeste.
O Departamento de Arquivo Público Municipal fica na Av. Ministro Dílson Funaro, 725 – Jardim Britânia. O telefone é o (12) 3882-5706. O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” (ao lado da Fundacc) está localizado na Rua Santa Cruz, 396 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-5662.
SAESP
Instituído em 19 de outubro de 1984, por meio do Decreto nº 22.789, o Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo – SAESP – representa o conjunto de arquivos e protocolos dos órgãos e entidades da Administração Estadual, funcionando de forma integrada, de acordo com normas e procedimentos técnicos comuns.
O órgão central do Sistema é o Arquivo Público do Estado, por meio de seu Departamento de Gestão do SAESP; os órgãos setoriais são as unidades técnicas de arquivo e protocolo de cada órgão ou entidade da Administração Estadual. Podem integrar o SAESP, por meio de convênios ou termo de cooperação técnica, os municípios paulistas, Ministério Público, Defensoria Pública e Procuradoria Geral do Estado, bem como os Poderes Legislativo e Judiciário do Estado.
Paulo Henrique dos Santos
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba localiza e devolve veículo furtado ao proprietário
Patrulheiros motorizados da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba foram checar a denúncia de um veículo tipo caminhonete, ano 2021, marca Peugeot, branca, abandonada há mais de uma semana, na Avenida Antônio Domiciliano, no bairro Jardim Primavera, nessa quinta-feira (16). Ao chegarem ao local, os guardas levantaram o histórico do carro
‘Aulão’ Gratuito de dança e atividades físicas é atração em Caraguatatuba nesta sexta-feira
Os professores de Educação Física e Dança do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) da Prefeitura de Caraguatatuba realizam nesta sexta-feira (17), a partir das 8h, aulas de alongamento, ginástica funcional, balance e dança, na Praça da Cultura, no Centro, a partir das 8h.
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba apreende veículo por receptação e adulteração
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba identificou um veículo suspeito de origem ilícita na tarde de quarta-feira (29), por meio do COI (Centro de Operações Inteligentes). O veículo foi avistado parado em frente a um restaurante na Avenida Doutor Arthur da Costa Filho, no Centro. Durante a abordagem, realizada com
CaraguaPrev promove prova de vida anual obrigatória dos inativos aniversariantes de janeiro
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes do primeiro mês do ano presencialmente até dia 31 de janeiro (sexta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev
Starlight Concerts é atração em fevereiro no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 6 de fevereiro, às 21h, o espetáculo Starlight Concerts – Clássicos do Rock: Queen & Coldplay. A classificação é livre, e os ingressos estão disponíveis no site www.ingressodigital.com. O concerto apresenta sucessos de Queen e Coldplay, de Bohemian Rhapsody e We