Pesquisar No Site
Caraguatatuba promove Caminhada em menção ao Outubro Rosa em todas as Unidades Básicas de Saúde
Caraguatatuba promove Caminhada em menção ao Outubro Rosa em todas as Unidades Básicas de Saúde
Na noite desta quarta-feira (02/10), o Centro de Referência de Saúde da Mulher (Pró-Vida) realizou a abertura das ações de comemoração ao Outubro Rosa dentro da unidade. A abertura contou com a palestra sobre a temática do câncer de mama, ministrada pela enfermeira da unidade, Maria Cosma Rodrigues da Silva. O evento também recebeu a apresentação musical de alunos da Etec Caraguatatuba.
Paralelo às ações do Pró-Mulher, atividades em menção ao mês também ocorrem em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesta sexta-feira (04), todas as UBSs promoverão uma caminhada para manifestar a importância da prevenção contra o câncer de mama, conforme preconiza o mês. A caminhada terá ponto de encontro em cada uma das Unidades Básicas de Saúde, com exceção da UBS Tabatinga.
No Pró-Mulher, foram registrados 35 agendamentos para consultas ginecológicas e 22 mamografias durante a abertura da campanha. Cerca de 40 mulheres participaram do encontro.
Conforme registros da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, no momento, há 269 pacientes com câncer de mama sendo atendidas. Em 2019, a cidade registrou 32 casos novos da doença e, em 2018, 48 novos casos foram acolhidos.
De janeiro a setembro deste ano, foram realizadas 3.950 mamografias. Durante todo o ano de 2018, foram feitos 5.338 exames de mamografia.
Câncer de Mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.
Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor.
O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.
Veja Também Recentes
Prefeitura entrega 150 títulos de regularização fundiária no Núcleo Vector e soma mais de 3 mil desde 2017
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (26) a entrega dos títulos de regularização fundiária aos moradores do Núcleo Vector, no bairro Pegorelli. Ao todo, foram regularizadas 153 unidades no local e asseguradas 111 titulações, sendo 50 títulos específicos e 61 títulos sociais entregues. A cerimônia foi realizada na presença
Litoral Norte ganha posto de atendimento do Coren-SP em parceria com Poupatempo de Caraguatatuba
O Poupatempo de Caraguatatuba passa a oferecer, a partir da próxima quinta-feira (12/12), os serviços de atendimento do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP). Podem ser realizados rapidamente serviços como renovação e segunda vida de carteira profissional, acordos financeiros e inscrição remida (para profissionais com mais de 30 anos de inscrição). “Definimos a parceria
Jovens nascidos em 2007 já podem realizar Alistamento Militar em Caraguatatuba
Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros), nascidos em 2007, devem fazer o alistamento no serviço militar até o dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se
Prefeitura de Caraguatatuba define expediente das repartições públicas no final do ano
As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não vão funcionar nas vésperas e nos feriados de Natal e Ano Novo (dias 24, 25 e 31/12; e 1º/1), em decorrência das festividades de final de ano. O atendimento ao público recomeça nos dias úteis subsequentes aos feriados (26/12 e 2/1), no horário habitual
Veículo de Prefeitura do interior é apreendido em fiscalização por desvio de função pública
A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Empresa Municipal de Transporte Urbano (EMTU), a Agência de Transporte de São Paulo (Artesp) e a Polícia Militar intensificou as operações que visam coibir o transporte clandestino de passageiros, em especial, em veículos de turismo de um dia. No primeiro final de