Pesquisar No Site
Caraguatatuba promove Caminhada em menção ao Outubro Rosa em todas as Unidades Básicas de Saúde

Caraguatatuba promove Caminhada em menção ao Outubro Rosa em todas as Unidades Básicas de Saúde
Na noite desta quarta-feira (02/10), o Centro de Referência de Saúde da Mulher (Pró-Vida) realizou a abertura das ações de comemoração ao Outubro Rosa dentro da unidade. A abertura contou com a palestra sobre a temática do câncer de mama, ministrada pela enfermeira da unidade, Maria Cosma Rodrigues da Silva. O evento também recebeu a apresentação musical de alunos da Etec Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Alunos da Etec Caraguatatuba realizam apresentação musical no Auditório do Pró-Mulher (Foto: Luís Gava/PMC)
Paralelo às ações do Pró-Mulher, atividades em menção ao mês também ocorrem em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesta sexta-feira (04), todas as UBSs promoverão uma caminhada para manifestar a importância da prevenção contra o câncer de mama, conforme preconiza o mês. A caminhada terá ponto de encontro em cada uma das Unidades Básicas de Saúde, com exceção da UBS Tabatinga.
No Pró-Mulher, foram registrados 35 agendamentos para consultas ginecológicas e 22 mamografias durante a abertura da campanha. Cerca de 40 mulheres participaram do encontro.
Conforme registros da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, no momento, há 269 pacientes com câncer de mama sendo atendidas. Em 2019, a cidade registrou 32 casos novos da doença e, em 2018, 48 novos casos foram acolhidos.
De janeiro a setembro deste ano, foram realizadas 3.950 mamografias. Durante todo o ano de 2018, foram feitos 5.338 exames de mamografia.
Câncer de Mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.
Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor.
O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.
Veja Também Recentes

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

Reunião técnica aborda automatização de fluxos e viabilidade do Programa Facilita SP
A reunião fez parte do cronograma de implantação do fluxo automatizado de viabilidade empresarial, o VRE Municipal. Esse trabalho integra uma série de reuniões e esforços de diversas secretarias do governo municipal na modernização do ambiente de negócios e maior transparência e agilidade no processo de abertura de empresas. O

Conselho de Saneamento de Caraguatatuba elege representantes nesta sexta-feira
A participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas é uma das formas de fortalecer a gestão democrática. Em Caraguatatuba, o Conselho Municipal de Saneamento Básico é um dos espaços destinados a esse diálogo entre governo e população, com representantes da administração pública, entidades e usuários dos serviços. Nesta

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela