Pesquisar No Site
Caraguatatuba promove Caminhada em menção ao Outubro Rosa em todas as Unidades Básicas de Saúde
Caraguatatuba promove Caminhada em menção ao Outubro Rosa em todas as Unidades Básicas de Saúde
Na noite desta quarta-feira (02/10), o Centro de Referência de Saúde da Mulher (Pró-Vida) realizou a abertura das ações de comemoração ao Outubro Rosa dentro da unidade. A abertura contou com a palestra sobre a temática do câncer de mama, ministrada pela enfermeira da unidade, Maria Cosma Rodrigues da Silva. O evento também recebeu a apresentação musical de alunos da Etec Caraguatatuba.
Paralelo às ações do Pró-Mulher, atividades em menção ao mês também ocorrem em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesta sexta-feira (04), todas as UBSs promoverão uma caminhada para manifestar a importância da prevenção contra o câncer de mama, conforme preconiza o mês. A caminhada terá ponto de encontro em cada uma das Unidades Básicas de Saúde, com exceção da UBS Tabatinga.
No Pró-Mulher, foram registrados 35 agendamentos para consultas ginecológicas e 22 mamografias durante a abertura da campanha. Cerca de 40 mulheres participaram do encontro.
Conforme registros da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, no momento, há 269 pacientes com câncer de mama sendo atendidas. Em 2019, a cidade registrou 32 casos novos da doença e, em 2018, 48 novos casos foram acolhidos.
De janeiro a setembro deste ano, foram realizadas 3.950 mamografias. Durante todo o ano de 2018, foram feitos 5.338 exames de mamografia.
Câncer de Mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.
Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor.
O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.
Veja Também Recentes
EMEF Professor Auracy Mansano promove Semana de Prevenção e Combate às Drogas
Os alunos do 6º ao 9º ano da EMEF Professor Auracy Mansano receberam diversas atividades durante a Semana de Prevenção e Combate às Drogas. O evento integra ações educativas da escola e trouxe uma palestra enriquecedora sobre os perigos associados ao uso de substâncias como álcool e cigarro. A palestra
Obra de sistema de drenagem no Aruan continua
A Prefeitura de Caraguatatuba continua trabalhando na implantação de um novo sistema de drenagem na avenida Geraldo Nogueira da Silva, a Avenida da Praia, na altura do bairro Aruan. A equipe da Secretaria de Obras Públicas (Secop) trabalha no sentido Centro. O desvio está sendo feito pela faixa de estacionamento
Final da série ouro: time Os Travados/Caiçara é vencedor do campeonato de futsal 2024
A quadra do Morro do Algodão vibrou com a disputa final do Campeonato de Futsal Série Ouro na última sexta-feira (8). O time Os Travados/Caiçara ganhou de P. Barcelona por 4 a 2. Luis Matheus e Felipe Gomes foram os responsáveis por marcar para o time campeão, cada um fazendo
Prefeitura fiscaliza possíveis ligações clandestinas de esgoto no Rio Guaxinduba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, com o apoio da Polícia Ambiental, fiscalizou nesta segunda-feira (18) possíveis ligações de esgotos clandestinos no Rio Guaxinduba. Durante a ação por dentro do rio, foram detectados alguns tubos que, possivelmente, são provenientes de ligações clandestinas. Se constatada a veracidade,
Audiências da atualização do Plano de Amortização do CaraguaPrev começam nesta quinta-feira na Câmara
O projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) será discutido nesta quinta-feira (31/10) e na próxima segunda-feira (4/10), às 18h, na Câmara Municipal, no Centro. Técnicos do CaraguaPrev vão explicar a