Pesquisar No Site
Ações da Defesa Civil de Caraguatatuba são apresentadas na Alemanha

Ações da Defesa Civil de Caraguatatuba são apresentadas na Alemanha
O vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão de Caraguatatuba, Capitão Campos Junior, está em Bermerhaven, na Alemanha, onde apresenta ações desenvolvidas pela Defesa Civil e participa de uma troca de experiência com os profissionais daquele país.

#PraCegoVer: Várias pessoas estão sentadas em uma mesa octogonal e olham à frente para slide escrito Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Foto: Divulgação/PMC)
Na quinta-feira (24), ele fez apresentação de um estudo sobre o quadro de um possível apagão elétrico e quais medidas poderiam ser adotadas. “A ideia é que cada participante apresente um cenário e depois sejam feitos os estudos para delinear um tipo de plano de contingência para as comunidades de Caraguatatuba, de São José dos Campos e do governo estadual, levando em consideração as infraestruturas críticas das cidades e o impacto para a população”, explica Campos.
Ele também participou de workshop com Beate Colleen, do órgão responsável pela Defesa Civil da Alemanha, que abordou a importância da preparação para catástrofes e da realização de simulados. Ela foi responsável pela gestão de crise nas Copas do Mundo da Alemanha e da África do Sul e da delegação da Alemanha na Copa do Mundo no Brasil.
Outro encontro foi com Frieder Kircher, ex-comandante dos Bombeiros de Berlim. Por ele, foi mostrado o exemplo de pontos (locais) de reunião e encontro para emergência na capital alemã.

#PraCegoVer: Vice-prefeito e secretário Campos Junior está em pé, de lado para uma parede onde tem um slide e ele aponta o dedo para uma frase (Foto: Divulgação/PMC)
Com o prefeito de Bremerhaven, Melf Grantz, Campos Junior teve a oportunidade de entregar lembranças de Caraguatatuba como revista, artesanato e um azulejo feito especialmente para a ocasião.
A comitiva brasileira conta também com o coordenador municipal de Defesa Civil de São José dos Campos, Paulo Henrique Zacarone; o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Walter Nyakas Júnior; mais três bombeiros, sendo um o coordenador regional da Defesa Civil, capitão Bernardes, um da Escola de Bombeiros, capitão Baruffaldi, e um da Casa Militar, capitão Smario, além de uma tradutora Priscila Orsi.
Troca de experiência
A ida da comitiva ocorre um ano após a visita de coronéis do Corpo de Bombeiros da Alemanha a Caraguatatuba. O intercâmbio foi feito a convite da Fundação Engagement Global, que atua financiando projetos. “Eles trouxeram os bombeiros no ano passado e agora estão nos levando, sem qualquer ônus para o município”, explica Campos Júnior.
“A vinda da comitiva no ano passado foi até em função do que Caraguatatuba já vivenciou, com a Catástrofe de 1967 e a resiliência de seu povo e foi um passo importante para a criação da Defesa Civil no país. O brasileiro e o caiçara, em especial, é muito solidário e nossa cidade precisa desenvolver essa cultura de voluntariado e despertar nas pessoas esse sentido de envolvimento e participação organizada”, conta o secretário.
A comitiva brasileira participa de ações até o dia 30 de outubro no Quartel do Corpo de Bombeiros de Bremerhaven. Haverá visitas a várias instalações que se referem a esse tema, bem como palestras e debates com vários atores do sistema de contingência desse tipo de risco tecnológico daquela região da Alemanha.
“A ideia é discutir as melhores práticas para agir em questões de segurança, abastecimento de água, esgoto, hospitais, abastecimento de alimentos, remoção e abrigo, enfim, todos os vários segmentos e sistemas da sociedade”.
Veja Também Recentes

Fundacc amplia resultados com investimento em dança
Com programas e projetos de formação, qualificação continuada, pesquisa e criação de composições coreográficas na área da dança, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) mantém seus corpos estáveis há quase duas décadas, como o Corpo de Baile de Caraguatatuba (2001) e a Escola de Bailados (2006) e ao

Seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade é encerrada em Caraguatatuba
Com muita superação e determinação, os atletas da melhor idade de Caraguatatuba participaram da seletiva dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi) no município. A competição terminou nesta sexta-feira (11), com a modalidade ‘natação’, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado

Caraguatatuba promove celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down
O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no dia 21 de março. A data foi escolhida para representar a trissomia do 21, ou seja, a triplicação do cromossomo 21 que causa a síndrome. A data é oficialmente observada pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2012 e tem

Oficina de Introdução à Linguagem Cinematográfica abre programação cultural de abril
O programa Pontos MIS realiza no dia 1º/4 (terça-feira), às 14h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, a oficina audiovisual “Introdução à linguagem cinematográfica: Direção, Fotografia e Som”, com Bruno Carneiro. A oficina é gratuita e tem classificação de 18 anos. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da