Pesquisar No Site
Abertura da 8ª Semana de Valorização ao Idoso destaca mais de 17 mil atendimentos por mês no município

Abertura da 8ª Semana de Valorização ao Idoso destaca mais de 17 mil atendimentos por mês no município
A 8ª Semana de Valorização ao Idoso teve início na terça-feira (1º/10), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), com atividades artísticas e informativas sobre o tema.

#PraCegoVer: idoso segura papel com pintura que realizou (Fotos: Luis Gava/PMC).
Durante a cerimônia de abertura, o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Junior, ressaltou que para conhecer o grau de civilidade de um povo, é só observar como ele trata o meio ambiente, as crianças e os idosos. “Todos esses três fatores são tratados com muito carinho, preocupação e acolhimento pela Sepedi. Parabéns a todos pelo dia do idoso”, disse.
A abertura seguiu com apresentação de dança do Grupo Fênix do Ciapi, com o tema “A lenda das sereias”. A ideia foi transmitir que as mulheres em qualquer idade, nunca deixam de serem sereias.

#PraCegoVer: profissionais de enfermagem com uniforme branco, realizam teste glicêmico em idosa, utilizando aparelho que fura o dedo (Fotos: Luis Gava/PMC).
O evento encerrou com a palestra da geriatra Lidiane Sacardo, que abordou o assunto “Longevidade e qualidade de vida”. A médica, que atua no Centro de Especialidades Médicas (CEM) em Caraguatatuba, destacou o número de idosos longevos no município, aqueles que chegam a uma idade excessivamente avançada.
“Diariamente, atendo, em média, sete idosos acima de 90 anos de idade. O segredo é ser um ser humano bio, psico, social e espiritualmente saudável, assim será um idoso com capacidade de envelhecer mais que a faixa etária do meio em que vive”, contou a geriatra.

#PraCegoVer: palestrante de cabelos claros, veste calça jeans e blusa vermelha durante palestra com uso de microfone (Fotos: Luis Gava/PMC).
José Maria Filho, de 76 anos, também deu outra dica “Viver aprendendo, sem esquecer o que já passamos na vida. É um eterno aprendizado”, relatou.
Dados – Durante a abertura, o secretário da Sepedi, Léo Macedo, apresentou números de atendimento de serviços realizados por diversos outros projetos da secretaria.
Além do Ciapi, a Sepedi atende e acolhe idosos no Instituto Pró+Vida, Vila Vicentina, Centro de Convivência “Estrela do Mar” e Lar São Francisco. Somados todos os equipamentos, são mais de 17 mil atendimentos realizados por mês.
“São serviços que muitas vezes não podem ser divulgados, mas que diariamente, recebem nossa atenção. Recentemente também fechamos convênio com a instituição CLAM, que acolhe seis idosos totalmente dependentes. São diversos fatores que mostram o cuidado que o idoso recebe em nossa cidade”, destacou Léo Macedo.
A abertura também contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI), Zally Queiroz e do vereador De Paula.
Atividades – A programação seguiu na manhã desta quarta-feira (02/10), no Instituto Pró+Vida, no bairro Ponte Seca, com diversas atividades abertas a comunidade.
Neyde Villela Bracale, de 78 anos, realizou o teste glicêmico e teve uma surpresa. Estava bem acima do normal. “Deu bem alto, vou logo procurar um médico, pois fiquei preocupada. Valeu a pena ter participado”, contou.
Dia 03/10, às 14h, no Lar São Francisco – tarde de atividades lúdicas (dominó, dama, pescaria, rodada de bingo).
Na sexta-feira (04/10), às 19h, no CIAPI, concurso de beleza e simpatia, “Miss e Mister Melhor Idade 2019”, com show do Trio Los Angeles.
Veja Também Recentes

Mostra Itinerante de Dança “De Ponta a Ponta” atrai aproximadamente 700 pessoas na Praça do Caiçara
Cerca de 700 pessoas prestigiaram, no último sábado (26/4), a segunda edição da mostra itinerante de Dança “De Ponta a Ponta”, que promoveu programação gratuita em diferentes locais da cidade. As apresentações foram realizadas na Praça do Caiçara (Centro), na Praça do skate (Massaguaçu), e na Praça Jorge de Castro

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

Secretaria de Serviços Públicos promove zeladoria em diversos bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos seguem simultaneamente nos bairros Jardim Tarumãs, Perequê-Mirim, Pegorelli (Residencial Nova Caraguá 1), Travessão (Bosque dos Guanandis), Pontal Santamarina, Olaria, Jetuba, Massaguaçu, Jardim do Sol e Cocanha. Desde segunda-feira (28/4), grupos de funcionários da Secretaria de Serviços Públicos limpam ruas, praças, quadras

Jovens nascidos em 2007 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
O prazo do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) termina no dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos em 2024 (ano-base 2007), é obrigado a se alistar nas

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava