Pesquisar No Site
Técnico e medalhista paraolímpico de Lima 2019 darão palestra nesta semana no I Fórum de Educação Física

Técnico e medalhista paraolímpico de Lima 2019 darão palestra nesta semana no I Fórum de Educação Física
O I Fórum de Educação Física Inclusiva recebe nesta quinta-feira (05/09) a palestra do professor Ms. Asdrubal Augusto Florençano do Nascimento e o atleta paraolímpico André Luís da Rocha Antunes. Com o tema: Como performar no dia D e na hora H.; Arremessando para o futuro. A palestra será realizada para os professores de Educação Física da Rede Municipal no Salão Monteiro Lobato, na Secretaria Municipal de Educação.

#PraCegoVer: Paratleta sentado em uma cadeira adaptada. Ele abraça outra atleta que segura a Tocha das Olimpíadas de 2016, realizadas no Brasil. Os dois usam roupas brancas com detalhes amarelos (Foto: Divulgação/PMC)
O professor Augusto trabalha com esporte adaptado desde março de 2013. André apareceu em agosto do mesmo ano. Ele também é treinador do clube ADV-VALE e Coordenador do Programa Esporte Para Todos da Prefeitura de Taubaté desde 2013. Em 2018 foi contratado como técnico de arremessos e lançamentos pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro – CPB.
O paratleta André Luís é Policial Militar Reformado. Ele está há 5 anos no esporte Paraolímpico e pratica Atletismo, na modalidade do arremesso de peso e lançamento do disco. André é tetra campeão do “Grand Prix Internacional”, vice-campeão dos Jogos Parapanamericanos de Toronto, no Canadá. Além de ser vice-campeão dos Jogos Mundiais Militares, na Coreia do Sul sendo, o primeiro policial militar da história a participar e ganhar uma medalha nessa competição.
Seu currículo é extenso! Ele foi o condutor Oficial da Tocha Olímpica das Olimpíadas Rio 2016, atual Campeão e Recordista Mundial, eleito melhor atleta brasileiro em 2017 e atleta da galera, compõe a Seleção Brasileira de Paratletismo e é atual número 1 no Ranking Mundial.
André sofreu uma queda de um muro em 2005, durante uma perseguição policial. Ele já usava cadeira de rodas quando em 2016 teve uma lesão na coluna cervical, que afetou seus membros superiores. Além disso, já foram oito cirurgias, incluindo para implantes do marca passo medular para ajudar na dor neuropática crônica.
Os Jogos Paraolímpicos de Lima 2019, no Peru, são o segundo da carreira de André. Eles deram ao André, uma medalha de bronze no arremesso de peso. “É uma honra defender meu país e foi outra experiência fantástica”, contou o medalhista.
Para ele, “a medalha de bronze teve sabor de ouro” por competir com atletas de classe acima da dele. André, que faz parte da classe 54 no atletismo, competiu com atletas da classe 53 – para atletas com um pouco mais de movimento. Os atletas dessa classe arremessam sentados em um banco. “Isso não torna o arremesso mais fácil, mas sim possível”, contou o técnico Augusto Florençano.
O atleta e o técnico são dois gigantes do esporte adaptado. E são exemplos de superação e determinação. A dupla encerra o circuito de palestras, que serão realizadas durante esta semana no Fórum de Educação Física. Além disso, é importante lembrar que a palestra se inicia às 19h e segue até ás 21h.
Serviço:
A Secretaria Municipal de Educação está localizada na Avenida Rio de Janeiro, N° 860 – Indaiá
Telefone: (12) 3897-7000
Veja Também Recentes

Corrida de Aniversário da Cidade reúne mais de mil participantes em Caraguatatuba
Choveu muito forte na tarde de sábado (19), em Caraguatatuba, mas o mau tempo não foi suficiente para impedir os mais de mil corredores a participarem de mais uma edição da Corrida de Aniversário da Cidade. Sob chuva, a largada ocorreu na Praça da Cultura, no centro. Os corredores seguiram

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com

Fundo Social inicia Campanha do Agasalho com dez postos de recolhimento
O Fundo Social de Caraguatatuba deu início à Campanha do Agasalho 2025 com dez pontos de coleta espalhados pela cidade. O objetivo é angariar roupas e agasalhos de frio de todas as idades, mantas e cobertores em bom estado de conservação, para serem doadas às pessoas e famílias em situação

Alunos do 6º ano da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar participam de experimentação de diversas frutas e sucos
Apaixonado pelo ofício de educar, o professor de Geografia, Antônio Carlos Oliveira, o Lula, gosta de inovar no ambiente de trabalho, ou seja, na sala de aula com os alunos. Um dos projetos que anualmente coloca em prática é o Dia da Alimentação Saudável na Escola. O projeto funciona da

Caraguatatuba promove ações sobre aleitamento materno e doação de leite humano
Com o objetivo de incentivar novas doações e promover discussões sobre o tema, o Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) e Banco de Leite Humano de Caraguatatuba, em parceria com a Universidade de Taubaté (Unitau), realizam o evento “Maio – Mês da Doação de Leite Humano”. A programação será desenvolvida