Pesquisar No Site
Projeto Samuzinho capacita mais de 500 crianças em Caraguatatuba
Projeto Samuzinho capacita mais de 500 crianças em Caraguatatuba
Desde abril de 2019, seis escolas já foram contempladas com o Projeto Samuzinho nas Escolas em Caraguatatuba. Ao todo, cerca de 500 alunos já foram capacitados por treinamentos dados diretamente por representantes da equipe do Samu Caraguatatuba.
A equipe que percorre as escolas é formada por oito profissionais, entre enfermeiras, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.
O coordenador do Samu Caraguatatuba, o médico Arthur Maranha, explica que o objetivo do Projeto Samuzinho nas Escolas é repassar informações ao público infantil sobre os serviços de urgência e emergência, o Samu 192.
A prevenção de acidentes, como agir em caso de urgência doméstica; além da importância de não praticar trotes e conscientizá-los sobre o uso adequado da linha 192 também são um dos focos principais da ação. Os alunos ficarão capacitados a auxiliarem e contribuírem no atendimento de uma urgência caso deparem-se com uma situação deste tipo.
Os estudantes recebem orientação sobre o que é; como funciona e quando chamar o Samu, por meio de oficinas, vídeos educativos e palestras interativas, buscando a conscientização dos alunos sobre o uso adequado da rede 192.
A primeira escola a ser atendida foi a EMEF. Prof. Luiz Silvar do Prado do bairro Casa Branca. Após esta primeira etapa, outras cinco instituições já foram trabalhadas: EMEF. Prof. Luiz Ribeiro Muniz (Martim de Sá), EMEF. Prof. Antônio de Freitas Avelar (Estrela D’Alva), EMEF. Prof. Maria Aparecida de Carvalho (Tinga), EMEF. Prof. Maria Moraes de Oliveira (Gaivotas), EMEF. Prof. Ricardo Luques Serra (Praia das Palmeiras). Os próximos alunos beneficiados serão da EMEF. Prof. Maria Aparecida Ujio (Porto Novo).
Todos os alunos que já participaram do projeto estão certificados dentro do conteúdo apresentado em aula (teórica e prática). Porém, o certificado será entregue no final do projeto ao final do ano letivo.
A carga horária do curso é em torno de duas horas (teoria e prática). O projeto será desenvolvido durante todo ano letivo com o sexto ano das escolas participantes.
Veja Também Recentes
8º Festival de Cinema de Caraguatatuba – Curta Caraguá, movimenta a cidade de 8 a 12 de novembro
Tem início no dia 8, sexta-feira, no Teatro Mario Covas, o Curta Caraguá 2024 – 8º Festival de Cinema de Caraguatatuba, criado há quase uma década para estimular a criatividade e o gosto pela criação audiovisual nos jovens e formação de público no município. A entrada é gratuita. Na programação, que segue até o dia 12 de novembro,
Fundo Social de Caraguatatuba doa mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba entregou nesta segunda-feira (11), mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui, dedicada ao acolhimento de pessoas em situação de rua. Os alimentos foram arrecadados por meio de doações solidárias durante um show realizado no último final de semana na cidade.
Atleta de Caraguatatuba é campeão mundial sub-18 de natação paralímpica 2024
No começo da semana, Caraguatatuba vibrou com a conquista histórica de Nicolas Silvestre, atleta da Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura, que se sagrou campeão mundial na modalidade de natação paralímpica, em Bahrein, no Oriente Médio. Ele competiu na Gymnasiade, Olimpíada Internacional do Desporto Escolar, integrando a delegação brasileira
EMEF Professora Maria Aparecida Ujio de Caraguatatuba comemora aprovação de alunos em curso técnico do IFSP e o 1º lugar geral
A equipe gestora da EMEF Professora Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo, comemora o sucesso da escola aprovação de quatro alunos no vestibular do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, no curso Técnico em Informática, integrado ao Ensino Médio. O aluno Lucas Gabriel Limongi Ferreira dos Santos, 15
Prefeitura fiscaliza possíveis ligações clandestinas de esgoto no Rio Guaxinduba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, com o apoio da Polícia Ambiental, fiscalizou nesta segunda-feira (18) possíveis ligações de esgotos clandestinos no Rio Guaxinduba. Durante a ação por dentro do rio, foram detectados alguns tubos que, possivelmente, são provenientes de ligações clandestinas. Se constatada a veracidade,