Pesquisar No Site
Prefeito Aguilar Junior apresenta ações da Prefeitura de Caraguatatuba voltadas ao fortalecimento do comércio local

Prefeito Aguilar Junior apresenta ações da Prefeitura de Caraguatatuba voltadas ao fortalecimento do comércio local
A Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE) promoveu o “1º Café Empresarial” nessa sexta-feira (06/09), em sua sede, no Sumaré. O prefeito Aguilar Junior fez uma palestra sobre as ações da Prefeitura de Caraguatatuba desenvolvidas desde 2017 para fortalecer o comércio e impulsionar a economia do município.

#PraCegoVer O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Sávio Luiz dos Santos, faz abertura do 1º Café Empresarial (Fotos: Augusto Melo/PMC)
O objetivo do Café Empresarial foi reunir empresários locais para trocar experiências comerciais, estreitar relacionamentos e debater sobre vários assuntos, criando um “networking”. A ACE pretende realizar o encontro na 1ª sexta-feira de cada mês. Além de empreendedores de diversos segmentos e do prefeito Aguilar Junior, o evento contou com a participação do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Sávio Luiz dos Santos; do secretário de Comunicação Social, Rodrigo Tavano; do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella; e do assessor parlamentar, Márcio Jorge Pereira.
Durante meia-hora, o prefeito Aguilar Junior elencou algumas das iniciativas da Prefeitura de Caraguatatuba que contribuem para o fortalecimento do comércio local, realizadas desde 2017. Entre as ações, o prefeito destacou as 380 pessoas capacitadas pelo Projeto Caraguatatuba Empreendedora I, II e III, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Governo, em parceria com o Sebrae/SP; o Seminário Empretec da Organização das Nações Unidas (ONU), que envolveu 29 empresários do município em 60 horas durante seis dias de curso; os mais de 1,2 mil alunos formados nos cursos ofertados pelo Fundo Social, Secretaria de Desenvolvimento Social e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc); os 1,5 mil empregos gerados nos Festivais da Tainha e do Camarão no mês de julho; o aumento do número de Microempreendedores Individuais (MEI’s) registrados em Caraguatatuba, que subiu de 4.475 para 6.766 entre os anos de 2015 e 2019, crescimento de 51% nos últimos quatro anos; e as consultorias do Posto do Sebrae Aqui e Sala do Empreendedor; além de obras para impulsionar o turismo como as do Complexo Turístico do Mirante do Camaroeiro.

#PraCegoVer O prefeito Aguilar Junior destaca as ações da Prefeitura de Caraguatatuba para aquecer a economia do município e fortalecer o comércio local (Fotos: Augusto Melo/PMC)
Para o prefeito Aguilar Junior, encontros como esse são importantes para aproximar os empresários do município. “Sempre senti a necessidade de integração entre os empreendedores da cidade e um comércio forte torna a cidade próspera”, reforçou. “Essa apresentação é um ‘spoiler’ da minha palestra no Empreenda Caraguatatuba, que vai de 18 a 22 de setembro, das 14h às 21h, na Praça da Cultura. Essa é uma grande oportunidade de participar de palestras, workshops e rodadas de negócios. A entrada é gratuita o objetivo do evento é de a troca de ideia”, convidou.
O prefeito comentou o resultado da sua viagem ao Palácio dos Bandeirantes essa semana. “Na última quinta-feira (5/9), estive em São Paulo, assinando dois convênios com Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). Anualmente, o Dade libera uma verba que é fatiada entre as 70 cidades-estâncias do Estado de São Paulo. Caraguatatuba é uma dessas estâncias. Fizemos dois projetos para o ano de 2019, as revitalizações da Praça do Artesão, na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, e a da Praça Antônio Fachinhi, na Martim de Sá. A feira de artesanato é o segundo ponto mais visitado de Caraguatatuba, depois da praia Martim de Sá, então merece uma atenção especial”, explanou. “Em 2017, apresentamos o projeto e a verba era para ter saído em 2018. O governo atual entrou e cancelou todas as verbas do Dade, mas agora liberou para 2019”, recordou. “O segundo convênio é o da ampliação do píer do Camaroeiro, que tem um calado muito baixo, onde poucos barcos conseguem atracar. Temos como objetivo, o estímulo ao turismo náutico. Queremos criar o “Interpraias”, um transporte entre as praias. É um projeto desafiador, mas começa com a ampliação do píer do Camaroeiro”, adiantou.

#PraCegoVer Empreendedores de Caraguatatuba lotam auditório da ACE durante 1º Café Empresarial (Fotos: Augusto Melo/PMC)
Na ocasião, o público conheceu o programa da Guarda Mirim. “Após seis meses recebendo noções de cidadania e conhecimentos da cidade, a prefeitura paga uma bolsa-auxílio para os guardas mirins atuarem nas secretarias municipais. Por que gostaria de apresentá-los? Aqui estão ótimos profissionais para empresas de vocês. Sempre penso na possibilidade de os empresários da cidade adotarem o programa, porque quando o empresário adota um guarda mirim, pode gerar outra vaga para um novo jovem, ampliando o projeto”, concluiu.
Em seguida, o chefe de Meio Ambiente, Reinaldo Gomes Dias dos Santos, da Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, apresentou os resultados da Coleta Seletiva, programa que foi reestruturado e ampliado em 2017, com ênfase na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010). O chefe de Meio Ambiente destacou a redução em 80 toneladas/mês no aterro sanitário, geração de renda para os cooperados (R$ 2,2 mil), cobertura de 90% do município com o alcance de 1.540 logradouros públicos e o papel dos comércios na reciclagem.
Ao final do encontro, representantes das empresas participantes, escolhidos mediante sorteio, explicaram a atividade comercial desenvolvida pela firma.
O Café Empresarial é gratuito e aberto à participação de empresas de todos os segmentos e portes da cidade. A Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba está localizada na Rua São Sebastião, 19 – Sumaré ou Av. Engenheiro João Fonseca, 484 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8822.
Veja Também Recentes

Últimas apresentações do “Canto Caiçara” movimentam fim de semana em Caraguatatuba
Os shows do “Canto Caiçara” chegam à reta final com diversas apresentações neste fim de semana, nos dias 22 e 23 de fevereiro. No sábado (22) e domingo (23), o Complexo Turístico do Camaroeiro, o Deck da Orla do Massaguaçu e o Centro da cidade recebem shows de diferentes estilos

Inscrições para Conselho Municipal de Saneamento Básico em Caraguatatuba seguem até domingo
Os interessados em integrar o Conselho Municipal de Saneamento Básico em Caraguatatuba têm até o dia 16 de março (domingo), às 23h59, para realizar a inscrição pelo e-mail meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br. O Conselho Municipal de Saneamento Básico é um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizatório. Sua atuação é voltada para

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de tráfico de drogas
Em patrulhamento preventivo pela região central de Caraguatatuba na noite de terça-feira (18), os agentes da Guarda Civil Municipal avistaram um indivíduo que retirava algo do mato e movia-se em direção a uma aglomeração de pessoas. Ao notar a presença da viatura da Guarda Civil, o indivíduo tentou se desvencilhar

Rotary Club de Caraguatatuba beneficia Cooperativa de Reciclagem com novos equipamentos
O Rotary Club de Caraguatatuba realizou a entrega dos equipamentos do Projeto de Subsídio Distrital para a Cooperativa de Reciclagem Maranata no último domingo (23). A cerimônia reuniu membros do clube, representantes da cooperativa e autoridades locais. A ação fez parte das celebrações dos 61 anos de fundação do Rotary

Setor de Educação Inclusiva promove capacitação para Agentes de Desenvolvimento Infantil e de Apoio Escolar da rede municipal de ensino
Os profissionais de apoio da rede municipal de ensino da Secretaria de Educação de Caraguatatuba passaram por mais uma capacitação nos dias 6 e 7 deste mês promovida pelo Setor de Educação Inclusiva da pasta. Aproximadamente 1,2 mil profissionais participaram da atividade. O programa de formação teve início em janeiro