Pesquisar No Site
Praia Acessível: Idosos e Pessoas com Deficiência vivenciam novo esporte no mar

Praia Acessível: Idosos e Pessoas com Deficiência vivenciam novo esporte no mar
Idosos e pessoas com deficiência participaram na manhã desta sexta-feira (13/09), de uma vivência com a Canoa Havaiana, no Programa Praia Acessível, no Centro. A prática é uma opção de lazer que promove benefícios para o corpo, a mente, além de interação social.

#PraCegoVer: quatro idosos sentados de costas em Canoa antes de entrar no mar. Eles usam colete azul. (Foto: Gabriel Batalha/PMC)
O esporte é originário da Polinésia. As embarcações foram muito importantes para o processo de colonização daquela região. Conta com um segundo casco que serve de estabilizador, para manter a estabilidade da canoa, que possui aproximadamente 14 metros, com remos independentes, trabalhando muito a técnica de sincronismo.
No Brasil, aos poucos, vai ganhando espaço e em Caraguatatuba, a prática é realizada há um ano, por meio de aulas particulares, com o instrutor Edmar Fernandes “Zinho”.
Por meio do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), cerca de 30 pessoas puderam conhecer esta nova prática dentro do mar, que agrega uma história cultural e proporciona a melhoria da qualidade de vida.

#PraCegoVer: seis homens remando em canoa havaiana da cor azul dentro do mar; (Foto: Luis Gava/PMC)
O instrutor Zinho acompanhou todos os passeios e afirmou que a prática pode ser realizada por qualquer público, inclusive para reabilitação, pelo contato que possui com a natureza, trabalhando disciplina, equilíbrio e fortalecimento.
O coordenador de esportes adaptados da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Neyllor Martins, levou a vivência como uma nova opção de lazer. “Vamos estudar e quem sabe, futuramente implantar na nossa programação. Foi uma forma de mudar a rotina dos usuários do Ciapi”, acrescentou.
A novidade foi muito bem avaliada pelos novos praticantes. Pela primeira vez em atividade de remo, Eurico João de 71 anos, achou a experiência espetacular. “Estou encantado. O instrutor nos deixou bem à vontade e seguros. Queria remar por horas. Quem tiver oportunidade faça esse esporte que é sensacional”, contou empolgado.
Quem quiser conhecer um pouco mais, as aulas particulares são realizadas as segundas e quartas, às 7h e as terças e quintas, às 6h30 e 8h, na praia do Camaroeiro, pelo instrutor Zinho.
Veja Também Recentes

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Indaiá
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba efetuou a prisão de homem e apreensão de drogas na última terça-feira (25), no bairro Indaiá. De acordo com a ocorrência, uma equipe da Guarda Civil realizava um patrulhamento preventivo pela região quando se deparou com um indivíduo que demonstrou nervosismo ao presenciar a

Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba
Está disponível o resultado do Edital de Chamada Pública nº 014/2025, que trata do credenciamento de food trucks, food karts e bikes para atuação durante os eventos comemorativos ao Aniversário de 168 anos de Caraguatatuba, entre os dias 17 e 21 de abril, em três pontos turísticos da cidade, Praça

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Caraguatatuba lança campanha para Imposto de Renda Solidário 2025
Contribuintes de Caraguatatuba já podem destinar parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e da Pessoa Idosa (FMDPI). A campanha Imposto Solidário 2025 foi lançada nesta semana pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria dos