Pesquisar No Site
Caraguatatuba promove ações do Setembro Amarelo em diversos pontos do município

Caraguatatuba promove ações do Setembro Amarelo em diversos pontos do município
Com o tema: “Suicídio: Vamos falar sobre isso?”, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolveu uma série de palestras dentro da temática em diversos pontos da cidade durante todo o mês.

#PraCegoVer : Mulher de cabelo preto segura placa branca com a frase escrita em preto: “Posso orar por você?” (Luis Gava/PMC).
Na última sexta-feira (20/09), o Auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu, durante todo o dia, profissionais que lidam diariamente com a temática em ações da Secretaria de Saúde.
O encontro contou com palestras da coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps – 2), Cecília Piaui; da coordenadora do Centro de Apoio Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps AD) e articuladora da Saúde Mental, Clébia Pascoal e do psiquiatra, Daniel Goyatá.

#PraCegoVer : Cartaz do Setembro Amarelo em frente ao palco com homem cantando ao fundo ( Luis Gava/PMC).
“Precisamos nos contagiar e dar o nosso melhor; pois o transtorno mental é um trabalho de amor. Não dá para fazer curativo”, afirmou Cecília durante sua exposição.
À tarde, além da continuidade das palestras na Fundacc, quem passou pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Adhemir Reis, no Perequê Mirim, também pode participar de uma roda de conversa sobre o suicídio. A roda foi dirigida pelos terapeutas, Luiz Stuff e Rubia Hernandes.
O encontro, aberto ao público, teve como foco buscar a compreensão dos principais motivos que levam alguém a optar pelo suicídio e compartilhar os principais meios de prevenção.
Para Stuff, as pessoas não precisam de conhecimento técnico e, sim, de acolhimento. “É importante recebermos elogios e aceitá-los como verdade e sentir-se merecedor; pois as pessoas que pensam em suicídio são aquelas que se sentem desagregadas do coletivo. É fundamental dar importância ao que se pensa e lembrar que uma palavra dita pode tirar alguém do buraco”, destacou.
No sábado (21) à noite, a pista de skate do Centro também foi palco de diversas atrações de combate ao suicídio com o grupo Conexão Jovem. A programação contou com muita música e energia positiva junto aos rappers Manu Azul e Josh. O grupo Conexão Jovem também marcou presença com peça teatral dentro da temática do combate ao suicídio. Quem curtiu por lá também pode conferir o som da Banda Nível 1 e Menorah.
Veja Também Recentes

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação

Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,