Pesquisar No Site
Cantinho da amamentação é inaugurado no CEI Messias Mendes

Cantinho da amamentação é inaugurado no CEI Messias Mendes
Foi inaugurado na manhã desta terça-feira, (17/09), no CEI Messias Mendes de Souza, no bairro do Ipiranga, o “Cantinho da Amamentação”.

#PraCegoVer: Em pé, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Samara Aguilar, conversa com educadora. Ao fundo está o cantinho da amamentação e o lactário. (Fotos: Divulgação/PMC)
Com o intuito de estimular a amamentação, o espaço conta com decoração de berçário e poltrona de amamentação. É um ambiente reservado e fica ao lado do lactário da unidade, de forma a proporcionar conforto e privacidade para as mamães que estão amamentando e também facilitar àquelas que desejarem retirar o leite e armazená-lo.
A secretária de Educação de Caraguatatuba, Márcia Paiva, iniciou a cerimônia agradecendo a presença de todos e, através da diretora, Cristiana Picoli, parabenizou toda a equipe gestora e funcionários da unidade. “Parabéns pelo excelente trabalho que é realizado diariamente e pela atenção e cuidado com nossas crianças”, disse.

#PraCegoVer: Em pé, autoridades e educadoras posam para foto. Algumas seguram um pequeno arranjo de flores nas mãos. (Imagem: Reprodução)
O cantinho da amamentação é uma ação que faz parte das atividades propostas pelo projeto Primeiríssima Infância, e tem como objetivo incentivar as mulheres que estão amamentando, as que mesmo retornando ao trabalho, compreendem a importância de manter a amamentação para o desenvolvimento da criança.
A psicóloga Sílvia Helena, articuladora do programa Primeiríssima Infância em Caraguatatuba, explica que todas as unidades de educação infantil estão em fase de adequação para disponibilizar o espaço.
Presente à inauguração, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Samara Aguilar, parabenizou a iniciativa. “Ter um espaço específico para a amamentação é muito importante. Além das crianças, precisamos olhar para as mães. Acredito que tendo um espaço para ela, por mais simples que seja, fará muita diferença”, disse.
A coordenadora do Centro de Aleitamento Materno Infantil (CEAMI), Ana Cláudia Tripac, complementou dizendo que “a amamentação é responsabilidade de todos, não só da mulher. A mãe precisa receber o apoio da família, da comunidade, da equipe de saúde e do governo. Estamos todos de parabéns”.
Além de incentivar o aleitamento materno, é fundamental chamar atenção para as dificuldades enfrentadas pela mãe que trabalha e amamenta, e pela discriminação e intolerância em relação à amamentação que ainda acontece em espaços públicos.
CEAMI
Em Caraguatatuba temos o CEAMI – Centro de Atendimento Materno Infantil, que entre os principais objetivos busca o fortalecimento de vínculo entre mãe, pai e filho para contribuir com a formação de personalidades sadias nas crianças.
Além disso, este vínculo favorece a prevenção contra a violência doméstica, por meio de aulas como Shantala Bebê, Banho de Ofurô, Curso de Pais, Hora da Papinha e diversos grupos educativos.
No local são disponibilizados os seguintes serviços:
- Shantala Bebê (Massagem para bebê) | Toda sexta-feira às 16h
- Banho de Ofurô (Banho de balde) | Toda sexta-feira às 16h30
- Curso de Pais | Toda quinta-feira às 19h na unidade CEAMI e BLH
- A Hora da Papinha | Toda primeira segunda-feira do mês às 15h30
O CEAMI fica localizado na Av. Dr. Arthur Costa Filho, 2135 – Sumaré.
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de tráfico de drogas
Em patrulhamento preventivo pela região central de Caraguatatuba na noite de terça-feira (18), os agentes da Guarda Civil Municipal avistaram um indivíduo que retirava algo do mato e movia-se em direção a uma aglomeração de pessoas. Ao notar a presença da viatura da Guarda Civil, o indivíduo tentou se desvencilhar

Guarda Civil Municipal atende ocorrência de lesão corporal e violência doméstica em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu a uma ocorrência de violência doméstica no último sábado (26). A vítima deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro e relatou ter sido agredida com um golpe de martelo na cabeça por seu companheiro. Após ser medicada, a mulher

Três gestantes recebem kit maternidade do Fundo Social
Três gestantes de Caraguatatuba foram beneficiadas nesta quinta-feira (30) com o kit maternidade do Fundo Social de Solidariedade. A primeira dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro, realizou a entrega. “As gestantes são orientadas a procurar o Fundo Social, onde recebem o kit maternidade e o kit de

Inscrições para Festival de Cultura Afro – MUVUKA 2025 encerram nesta quinta-feira
Encerram nesta quinta-feira (20/2), as inscrições para o Festival de Cultura Afro – Muvuka 2025, que celebra a arte, cultura e o empreendedorismo negro e indígena. O chamamento público disponibiliza dez vagas para artistas e empreendedores culturais de Caraguatatuba. O festival ocorre em abril, no bairro do Travessão. O projeto

Inscrições abertas para Oficinas Culturais 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) iniciou na segunda-feira (24/2) as inscrições para as Oficinas Culturais 2025. Os interessados devem comparecer ao polo cultural mais próximo, portando documento de identidade com foto e comprovante de endereço atualizado. Menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal ou apresentar