Pesquisar No Site
Agente de trânsito de Caraguatatuba dá aula para futuros motoristas e explica função do ‘marronzinho’

Agente de trânsito de Caraguatatuba dá aula para futuros motoristas e explica função do ‘marronzinho’
Conhecer qual o verdadeiro papel dos agentes de fiscalização de trânsito. Este é o tema da aula ministrada por José Eduardo Alves nos Cursos de Formação de Condutores de Caraguatatuba.
A ideia é desmitificar a função do ‘marronzinho’ que muitas vezes é encarada com medo pelos futuros motoristas e até vista com maus olhos pela comunidade que tende a cometer infrações.
“Nossa meta é aproximar os novos condutores à realidade do trânsito diária”, explica Eduardo que apresentou sua proposta junto à Prefeitura de Caraguatatuba e conseguiu autorização para dar andamento.
Seu plano de aula serve de material didático nas aulas teóricas dos CFC’s e ele explica que o agente de fiscalização trânsito não está lá’ só para multar.
“Atuamos juntos com o policiamento Ostensivo, de trânsito, ao transporte público, primeiros socorros, educação no trânsito, Defesa Civil e monitoramento”.
Como parte do trabalho e a má interpretação, ele contou aos alunos que pleiteiam à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) um período onde um agente ficava na Avenida da Praia anotando dados. “Falavam que estávamos multando a população e, na verdade, fiscalizávamos os ônibus da Praiamar para saber se estavam cumprindo o horário estipulado”.
Assim, atrasos, antecipação de viagem, falta de parada no ponto de ônibus foram transformados em multas a ponto de a empresa contratar mais motoristas, diminuindo esses impactos negativos junto aos usuários.
Para o instrutor teórico da Unitrans, Francisco de Paula dos Santos, o Chicão, a iniciativa é válida porque os alunos que estão em busca da primeira habilitação podem tirar as dúvidas saber que só haverá multas em caso de necessidade, de infrações constatadas.
Quem participou da aula gostou. Este é o caso do cozinheiro Alexandre Bezerra da Silva, 40 anos, que destaca o receio que se tem por conta dos boatos. “Mesmo estando certo, a tendência é ficar com medo quando se vê um marronzinho, mas hoje sabemos que não tem motivo”.
Esta também é a opinião do estudante Renan Felipe Guedes, 22 anos, que apontou a iniciativa como excelente para que o aluno já saia informado e instruído para o trânsito.
Veja Também Recentes

Escola de música da Banda Municipal Carlos Gomes abre inscrições para novos alunos
Estão abertas as inscrições para a escola de música da Banda Municipal Carlos Gomes entre os dias 19 e 28 de março. Não é necessário ter conhecimento prévio de música para participar e as aulas são gratuitas. Os instrumentos disponíveis são saxofone, flauta transversal, clarinete, metais agudos (trompete e trompa),

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Fim de semana com muito esporte agita Caraguatatuba
O fim de semana foi marcado por atrações esportivas em Caraguatatuba. Teve Jogos Abertos da Juventude sub-18 com partidas do futsal masculino e feminino, final do campeonato municipal de beach soccer (categoria de base), quartas de finais da Copa Nova Liga de futebol de campo, Adrena Run e muitas outras

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Caraguatatuba recebe prêmio de Excelência Educacional por avanços na alfabetização
Alinhar estratégias educacionais. Esse foi o objetivo da reunião de diretores da rede municipal de ensino realizada na sede da Secretaria de Educação de Caraguatatuba na quarta-feira (27). A secretaria de Educação prevê encontros mensais com os gestores para alinhar as ações, fortalecer os vínculos e comemorar avanços. Na oportunidade,