Pesquisar No Site
Agente de trânsito de Caraguatatuba dá aula para futuros motoristas e explica função do ‘marronzinho’
Agente de trânsito de Caraguatatuba dá aula para futuros motoristas e explica função do ‘marronzinho’
Conhecer qual o verdadeiro papel dos agentes de fiscalização de trânsito. Este é o tema da aula ministrada por José Eduardo Alves nos Cursos de Formação de Condutores de Caraguatatuba.
A ideia é desmitificar a função do ‘marronzinho’ que muitas vezes é encarada com medo pelos futuros motoristas e até vista com maus olhos pela comunidade que tende a cometer infrações.
“Nossa meta é aproximar os novos condutores à realidade do trânsito diária”, explica Eduardo que apresentou sua proposta junto à Prefeitura de Caraguatatuba e conseguiu autorização para dar andamento.
Seu plano de aula serve de material didático nas aulas teóricas dos CFC’s e ele explica que o agente de fiscalização trânsito não está lá’ só para multar.
“Atuamos juntos com o policiamento Ostensivo, de trânsito, ao transporte público, primeiros socorros, educação no trânsito, Defesa Civil e monitoramento”.
Como parte do trabalho e a má interpretação, ele contou aos alunos que pleiteiam à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) um período onde um agente ficava na Avenida da Praia anotando dados. “Falavam que estávamos multando a população e, na verdade, fiscalizávamos os ônibus da Praiamar para saber se estavam cumprindo o horário estipulado”.
Assim, atrasos, antecipação de viagem, falta de parada no ponto de ônibus foram transformados em multas a ponto de a empresa contratar mais motoristas, diminuindo esses impactos negativos junto aos usuários.
Para o instrutor teórico da Unitrans, Francisco de Paula dos Santos, o Chicão, a iniciativa é válida porque os alunos que estão em busca da primeira habilitação podem tirar as dúvidas saber que só haverá multas em caso de necessidade, de infrações constatadas.
Quem participou da aula gostou. Este é o caso do cozinheiro Alexandre Bezerra da Silva, 40 anos, que destaca o receio que se tem por conta dos boatos. “Mesmo estando certo, a tendência é ficar com medo quando se vê um marronzinho, mas hoje sabemos que não tem motivo”.
Esta também é a opinião do estudante Renan Felipe Guedes, 22 anos, que apontou a iniciativa como excelente para que o aluno já saia informado e instruído para o trânsito.
Veja Também Recentes
CRAS promove roda de conversa em alusão ao dia da Consciência Negra
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Massaguaçu, em parceria com o CRAS Centro, promoveu uma roda de conversa em alusão ao dia da Consciência Negra no dia 4 de novembro. O evento foi realizado no Centro Comunitário e Cultural “Calixto Leandro” – Núcleo da Pedra Grande, reunindo famílias
Alunos de escola do Gaivotas apresentam propostas de Startups no projeto “Empreendedorismo para a Geração Z”
Alunos do 8º e 9º anos da EMEF Professora Maria Aparecida de Carvalho, do Tinga, em Caraguatatuba, que participaram do projeto piloto “Empreendedorismo para a geração Z”, por meio de parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação, o Sebrae-SP e a empresa EZ Quantum Educacional (SP), apresentaram propostas de
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de treinamento São Paulo Sempre Alerta, realizado em Ubatuba
Representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram nos dias 26 e 27/11 do treinamento São Paulo Sempre Alerta 2024/2025, oferecido pela Escola de Defesa Civil da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. O treinamento, realizado na Associação Comercial do município de Ubatuba (ACIU), reuniu cerca de 200 integrantes da
‘Dia D’ atende 182 pessoas com testes rápidos e UAMI continua com a Campanha Dezembro Vermelho
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), realizou no último sábado (7), 182 testes rápidos de HIV/AIDS, durante o ‘Dia D’, que faz parte da Campanha Dezembro Vermelho. A ação foi realizada para toda população na Praça do Caiçara, no Centro da cidade. A
Fundacc promove 13ª edição do Festival Estudantil de Teatro a partir de hoje
O Auditório Maristela de Oliveira será palco a partir desta segunda-feira (25/11), da 13ª edição do Festival Estudantil de Teatro – FET. O evento conta com 11 espetáculos gratuitos e segue até o dia 27 de novembro. O encerramento será no dia 30 deste mês, na Praça do Caiçara. O