Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba se destaca com serviço de acolhimento de idoso totalmente dependente

Prefeitura de Caraguatatuba se destaca com serviço de acolhimento de idoso totalmente dependente
Caraguatatuba mais uma vez é pioneira na região no atendimento à população idosa. Atualmente, o município possui uma instituição de longa permanência que acolhe idosos totalmente dependentes, que viviam em situações de violação de direitos, como vulnerabilidade, abandono, negligência e violência.

#PraCegoVer: foto de uma casa com piscina, com gramado na lateral e aos fundos dormitórios; (Fotos: Luis Gava/PMC)
Este tipo de acolhimento são para idosos com dependência Grau III, aqueles que não possuem condições de conviver no meio familiar e que necessitam de assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e ou com comprometimento cognitivo.
Uma conquista alcançada após anos de solicitações da equipe técnica atuante na área e sem sucesso. Nos últimos cinco anos, a maioria deste público ficava em hospitais ou continuavam sendo negligenciados em suas residências.
Com o serviço, o município poderá ofertar aquele idoso que não possui um bom prognóstico, uma finitude com dignidade, ou seja, proporcionará uma melhor qualidade de vida até os últimos dias de sua vida.

#PraCegoVer: espaço de refeição com várias mesas e cadeiras de madeira forradas com toalhas brancas com estampas e pequenos vasos de flor em cima. Ao fundo há um espaço de churrasqueira e forno a lenha de tijolos e decoração na parede; (Fotos: Luis Gava/PMC)
A parceria foi firmada com a Casa de Repouso CLAM, a única instituição que se enquadrava nos critérios estabelecidos para atender este público. Um investimento de R$ 273,5 mil para assistir seis idosos em um ano.
A instituição possui espaço ecumênico ou meditação, sala de reuniões, refeitório, cozinha, lavanderia, dormitórios com banheiros adaptados, área livre para convivência e desenvolvimento de atividades ao ar livre.
O quadro de colaboradores é composto por cuidadores de idoso, profissional para atividades de lazer, limpeza, alimentação, lavanderia e um responsável técnico.
A parceria é fiscalizada pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e Saúde.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro

Curso de produção e colheita de cogumelo shiitake capacita agricultores familiares em Caraguatatuba
Agricultores familiares de Caraguatatuba iniciaram o curso de produção e colheita de cogumelo shiitake na quarta-feira (19) e seguem em atividade até esta sexta-feira (21). A capacitação é realizada no sítio São Jorge, da produtora Graziela Frugoli Bustamante, situado no Poço da Anta. É uma parceria entre o Sindicato Rural

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada

Primeira-dama de Caraguatatuba visita Casa Beija-Flor e Comunidade Terapêutica Restitui
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, doutora Talita Carneiro Veneziani da Silva, médica pediatra do município, visitou a Casa Beija-Flor e a comunidade Terapêutica Restitui. Na Casa Beija-Flor, Dra. Talita teve a oportunidade de conhecer o projeto “Família Feliz””, que cuida de 69 crianças e adolescentes, de 6 a

Universidade de Caraguatatuba promove conscientização sobre câncer de pele na Martim de Sá neste sábado
A Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (8), das 8h às 13h a segunda edição do Projeto “Saúde à Beira-Mar”, uma iniciativa voltada à conscientização e prevenção do câncer de pele. Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, a exposição excessiva ao sol torna-se