Pesquisar No Site
Patrulha Maria da Penha reforça proteção às mulheres vítimas de violência

Patrulha Maria da Penha reforça proteção às mulheres vítimas de violência
A Campanha “Agosto Lilás” segue com a conscientização pelo fim da violência contra a mulher e desde o mês de maio, Caraguatatuba possui mais um serviço de proteção às mulheres vítimas de violência: a Patrulha Maria da Penha.

#PraCegoVer: Cartaz dizendo: Não se Cale. Com uma imagem de uma mulher de olhos fechados e com um X no lugar de seus lábios. (Foto: Raiana Bitencourt/PMC)
Implantada pela Polícia Militar, a Patrulha Maria da Penha acompanha por meio de visitas domiciliares, as mulheres que possuem medidas protetivas e também acompanham os agressores.
Em caso de não cumprimento da parte do agressor, a mulher aciona a Patrulha, e logo em seguida, a equipe se dirige até o local.
Segundo o capitão PM Luiz Fernando, as vítimas recebem orientação quanto ao uso do aplicativo SOS Mulher e algumas outras instruções. “Já para os agressores, informamos quanto ao cumprimento da medida protetiva e quais as causas que o não cumprimento pode acarretar”, explicou.
Sobre o aplicativo, a mulher aperta o botão e imediatamente aciona a Polícia Militar. A viatura mais próxima é enviada rapidamente até o local de onde foi emitido o sinal por meio do celular.
A Patrulha atua em torno de 90 dias, com três visitas mensais. Após o término do prazo, a equipe policial encaminha ao Fórum Municipal os relatórios de atendimento, para uma nova avaliação. Caso haja necessidade, o serviço é retomado.
Desde maio deste ano, mês em que a Patrulha Maria da Penha foi implantada no município, mais de 180 visitas foram realizadas. Em conjunto com a Polícia, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) também acompanha as vítimas com apoio de assistente social e psicólogo. São mais de 200 atendimentos por mês.
Sua denúncia pode salvar uma vida! Denuncie, ligue 180!
Serviço
Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM)
Endereço: Av. Cuiabá, 400 – Indaiá
Telefone: 3883-9908
Delegacia de Defesa da Mulher (DDM)
Endereço: Av. Maranhão, 341 – Indaiá
Telefone: 3882-3242
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 125 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 125 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (14/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação

#ElasTech reúne centenas de alunas em evento de tecnologia de inclusão de gênero em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (22), no Teatro Mário Covas, a primeira edição do #ElasTech, evento de tecnologia de inclusão de gênero. As atividades foram propostas para conscientizar sobre a necessidade de mais meninas e mulheres no

Jovens nascidos em 2007 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
O prazo do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) termina no dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos em 2024 (ano-base 2007), é obrigado a se alistar nas