Pesquisar No Site
Mais de 30 pescadores participam da reunião sobre o Plano de Manejo da APA Marinha

Mais de 30 pescadores participam da reunião sobre o Plano de Manejo da APA Marinha
Mais de 30 pescadores e maricultores do município estiveram presentes nessa segunda-feira (26/08), para a reunião sobre o Plano de Manejo com a APA Marinha Litoral Norte, realizado das 10h às 13h, no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Foto das cadeiras da videoteca Lúcio Braun lotada com os pescadores que foram participar da reunião. E o apresentador do Plano de Manejo da APA Marinha enquanto inicia os debates (Foto: Cláudio Gomes/ PMC).
A reunião levantou questões relevantes sobre a atuação da pesca na região, focando nos tipos de equipamentos e embarcações usados pelos pescadores. Mediante a isso, foram discutidos assuntos de fiscalização, materiais, manutenção dos equipamentos e outros.
O debate seguiu de acordo com a minuta já pré-estabelecida e os participantes interagiram concordando ou discordado com as regulamentações. Muitas passaram por aprimoramento, conforme a intervenção dos pescadores.
O Suplente da APA Marinha e diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap), Ailton de Carvalho, que estava presente, concorda que o principal objetivo no momento é garantir que sejam criadas as melhores regulamentações para a pesca na região.
“Estamos concluindo essa etapa em conjunto e esse momento é muito importante, porque não há ninguém mais qualificado do que os pescadores para saber o que precisa ser feito para melhorar”, afirmou.
Para o pescador André Jacobelli, estar na reunião é uma forma de entender sobre os regramentos criados para pescadores, opinar e garantir uma qualidade no trabalho. “Vivemos disso, por isso é importante a gente participar. É um esclarecimento e uma chance da gente interagir”, explicou.
Após as devidas inclusões e melhorias na minuta, o documento será encaminhado ao Conselho Gestor e passará ainda por outras fases para ser avaliado e mandando para o governo. Ainda não há uma data definida para que a minuta entre em vigor.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe prêmio de Excelência Educacional por avanços na alfabetização
Alinhar estratégias educacionais. Esse foi o objetivo da reunião de diretores da rede municipal de ensino realizada na sede da Secretaria de Educação de Caraguatatuba na quarta-feira (27). A secretaria de Educação prevê encontros mensais com os gestores para alinhar as ações, fortalecer os vínculos e comemorar avanços. Na oportunidade,

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

Escola de música da Banda Municipal Carlos Gomes abre inscrições para novos alunos
Estão abertas as inscrições para a escola de música da Banda Municipal Carlos Gomes entre os dias 19 e 28 de março. Não é necessário ter conhecimento prévio de música para participar e as aulas são gratuitas. Os instrumentos disponíveis são saxofone, flauta transversal, clarinete, metais agudos (trompete e trompa),

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro