Pesquisar No Site
Mais de 30 pescadores participam da reunião sobre o Plano de Manejo da APA Marinha

Mais de 30 pescadores participam da reunião sobre o Plano de Manejo da APA Marinha
Mais de 30 pescadores e maricultores do município estiveram presentes nessa segunda-feira (26/08), para a reunião sobre o Plano de Manejo com a APA Marinha Litoral Norte, realizado das 10h às 13h, no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Foto das cadeiras da videoteca Lúcio Braun lotada com os pescadores que foram participar da reunião. E o apresentador do Plano de Manejo da APA Marinha enquanto inicia os debates (Foto: Cláudio Gomes/ PMC).
A reunião levantou questões relevantes sobre a atuação da pesca na região, focando nos tipos de equipamentos e embarcações usados pelos pescadores. Mediante a isso, foram discutidos assuntos de fiscalização, materiais, manutenção dos equipamentos e outros.
O debate seguiu de acordo com a minuta já pré-estabelecida e os participantes interagiram concordando ou discordado com as regulamentações. Muitas passaram por aprimoramento, conforme a intervenção dos pescadores.
O Suplente da APA Marinha e diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap), Ailton de Carvalho, que estava presente, concorda que o principal objetivo no momento é garantir que sejam criadas as melhores regulamentações para a pesca na região.
“Estamos concluindo essa etapa em conjunto e esse momento é muito importante, porque não há ninguém mais qualificado do que os pescadores para saber o que precisa ser feito para melhorar”, afirmou.
Para o pescador André Jacobelli, estar na reunião é uma forma de entender sobre os regramentos criados para pescadores, opinar e garantir uma qualidade no trabalho. “Vivemos disso, por isso é importante a gente participar. É um esclarecimento e uma chance da gente interagir”, explicou.
Após as devidas inclusões e melhorias na minuta, o documento será encaminhado ao Conselho Gestor e passará ainda por outras fases para ser avaliado e mandando para o governo. Ainda não há uma data definida para que a minuta entre em vigor.
Veja Também Recentes

Oficina de Introdução à Linguagem Cinematográfica abre programação cultural de abril
O programa Pontos MIS realiza no dia 1º/4 (terça-feira), às 14h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, a oficina audiovisual “Introdução à linguagem cinematográfica: Direção, Fotografia e Som”, com Bruno Carneiro. A oficina é gratuita e tem classificação de 18 anos. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser

Equipe da Secretaria de Assistência Social inicia visitas domiciliares a famílias unipessoais para comprovação no Cadastro Único
O Governo Municipal de Caraguatatuba informa que serão realizadas visitas domiciliares, obrigatórias, para inclusão ou atualização de cadastros unipessoais no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A medida visa assegurar a veracidade das informações fornecidas por indivíduos que se declaram como famílias unipessoais, ou seja, pessoas que

Agentes de trânsito realizam operação de retirada de carros abandonados em Caraguatatuba
A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão tem cadastradas, atualmente, 150 reclamações de carros abandonados em pontos distintos do município, via 156. De janeiro deste ano até o momento, os agentes de trânsito concluíram 14 solicitações de remoção. Nesta quarta-feira (19), mais dois veículos foram retirados da Avenida

Governo Municipal fomenta empreendimentos e serviços de turismo em Caraguatatuba
O Governo Municipal de Caraguatatuba lançou o Cadastro Permanente de Empreendimentos Turísticos e Serviços Adjacentes para fortalecer a economia local e expandir o setor turístico. A proposta é criar uma conexão direta entre a administração pública e os negócios do segmento. O programa oferece oportunidades para estabelecer parcerias estratégicas, aumentar

Homem procurado pela Justiça é encontrado pela GCM de Caraguatatuba
Após um patrulhamento pela Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, no centro de Caraguatatuba, na noite de sábado (15), a Guarda Civil Municipal recebeu uma ocorrência por meio do Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um homem que conduzia um veículo Peugeot 408, de cor branca, com um mandado de