Pesquisar No Site
Auditório Maristela de Oliveira recebe lançamento da 3ª edição do livro ‘Genocídio dos Caiçaras’

Auditório Maristela de Oliveira recebe lançamento da 3ª edição do livro ‘Genocídio dos Caiçaras’
Nesta quinta-feira (15/08), a partir das 18h, no auditório Mariestela de Oliveira, acontecerá o lançamento da 3ª edição do livro ‘Genocídio dos Caiçaras’, da jornalista Priscila Siqueira.

#PraCegoVer: Sobre o palco, ao lado de uma cadeira vazia, a jornalista fala ao microfone (Fotos: JC Curtis/Fundacc).
O evento contará com apresentações de grupos tradicionais de música, dança e canto, além da noite de autógrafos e uma palestra com a jornalista e o representante do Ministério Público Federal (MPF), Dr. Eduardo Camilo Terra dos Santos. O encontro será gratuito e aberto ao público.
Como jornalista, Priscila Siqueira já cobriu os conflitos de terra ao longo da rodovia Rio – Santos durante a Ditadura Militar, testemunhando a coação, invasão e roubo de terras de caiçaras, experiência que resultou no livro ‘Genocídio dos Caiçaras’.
É militante ambientalista e uma das fundadoras da SOS Mata Atlântica, do Movimento de Preservação de São Sebastião e da ONG (Organização não Governamental) Serviço de Prevenção ao Tráfico de Mulheres e Meninas (SMM). Ela também já participou de vários congressos e seminários no Brasil e no exterior.
Também participam do encontro os grupos Maracatu Odé da Mata, Mamulengo e Moçambique do Perequê-Mirim com apresentações de dança e música tradicional.
Após as apresentações culturais e a palestra com a jornalista, que falará sobre a terceira edição do seu exemplar, o Dr. Eduardo Camilo Terra dos Santos irá apresentar o panorama atual e a defesa do caiçara por meio do MPF.
Eduardo Camilo Terra dos Santos é bacharel em direito pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), pós graduado em direito constitucional e em assistência técnica e agricultura familiar. Já atuou em diversos setores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Tocantins e em São Paulo. Desde 2016 é assessor jurídico do Núcleo de Defesa dos Direitos das Comunidades tradicionais da Procuradoria da República em Caraguatatuba.
Depois das palestras e da sessão de autógrafos com a jornalista Priscila Siqueira, ocorrerá uma apresentação do Água Viva Coral.
O evento tem apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, MPF, ONGs e Coletivos regionais.
Serviço
Lançamento 3ª edição do livro ‘Genocídio dos Caiçaras’
Dia: 15/8, quinta-feira
Hora: a partir das 18h
Local: Rua Santa Cruz, 396, Centro (Sede da Fundacc)
Mais informações: (12) 3897-5660
Veja Também Recentes

Contribuintes podem quitar IPTU 2025 de Caraguatatuba com 10% de desconto até quinta-feira
O desconto de 10% no pagamento à vista na cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 vence na próxima quinta-feira (20/2). O Governo Municipal distribuiu 79.416 carnês do IPTU 2025 pelos Correios. O contribuinte também tem a opção de pagar a cota única do IPTU, com

Agentes da Guarda Civil de Caraguatatuba atendem ocorrência de estupro de vulnerável
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba (GCM) realizou a prisão em flagrante de um indivíduo de 43 anos, acusado de estupro de vulnerável, em um quiosque na praia da Martim de Sá, na tarde do último domingo (16/2). A equipe foi acionada após denúncia de linchamento pelo Centro de Operações

Servidores relatam dificuldades na consulta do Abono Salarial
O governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Administração, informa que servidores públicos de todo o Brasil, com direito ao abono salarial do PIS/PASEP, têm encontrado dificuldades para consultar o valor do benefício na Carteira de Trabalho Digital, que aparece zerado devido a uma falha nacional no sistema

Governo Municipal institui programa de doação de mudas para agricultores em Caraguatatuba
O Governo Municipal de Caraguatatuba instituiu por meio do Decreto 2095/2025, o programa de doação de mudas para propriedades rurais de Caraguatatuba. O agricultor interessado deve encaminhar a solicitação pelo e-mail pnm.juqueriquere@caraguatatuba.sp.gov.br contendo nome completo, um documento com foto, a localização da área do plantio, telefone para contato (se possível,

Defesa Civil registra ocorrências envolvendo queda de árvores e vespeiros
A Defesa Civil de Caraguatatuba, com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, atendeu uma série de ocorrências na última quinta-feira (6) envolvendo queda de árvores, retirada de colmeias e vespeiros. O trabalho de retirada da árvore em uma via pública no centro da cidade foi realizado pelos agentes da