Pesquisar No Site
“Agosto Lilás” alerta para prevenção da violência contra a mulher
“Agosto Lilás” alerta para prevenção da violência contra a mulher
Caraguatatuba inicia neste 1º de agosto, a Campanha “Agosto Lilás”, que visa a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoverá diversas ações a fim de sensibilizar as mulheres sobre o relacionamento abusivo.
Pioneira nesta Campanha na região, Caraguatatuba promoverá nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), palestras de orientação sobre o tema, panfletagem nas principais ruas da cidade e nos comércios, alertando a todos sobre a prevenção da violência.
O município possui desde 2017, um Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam), que atende e fortalece as mulheres vítimas de violência e oferece atendimento psicossocial, orientação sociojurídica e diversas atividades, sempre com foco na superação e elevação da autoestima.
Segundo a coordenadora do espaço, Marcia Denise Gusmão Coelho, atualmente 250 mulheres são assistidas, sendo 194 casos de violência física, 28 psicológica, 15 sexual e 13 física e psicológica.
Ela alerta para a prevenção. “Antes de falarmos sobre denunciar, temos que ensinar como prevenir. Um relacionamento abusivo pode ser notado logo no início, com diversas atitudes, que já demonstram uma convivência que não é saudável”, destaca.
Dados do município apontam que de janeiro a julho deste ano, a Vigilância Epidemiológica registrou 475 casos notificados de violência física, a maioria encaminhada pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), seguido da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Cras e demanda espontânea, quando procuram diretamente alguma ajuda.
A Campanha “Agosto Lilás” é alusiva à celebração de 13 anos da Lei Maria da Penha nº 11.340/2006, criada dia 7 de agosto. No Brasil, é a legislação que mais dá amparo às vítimas de casos de violência contra a mulher.
Também visa conscientizar sobre a importância de realizar as denúncias, pois raramente acontecem apenas uma vez. É essencial que as vítimas reconheçam o problema que vivem e saibam perceber que não são as culpadas e não merecem passar por agressões físicas.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, reforça às mulheres que passam por este tipo de problema que não estão sozinhas. “Caraguatatuba possui um equipamento que dá todo suporte nesta luta. Contem com nosso apoio e serviço e busquem se libertar desta situação”, alertou.
A cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal no país. Das ofensas ao feminicídio, milhares de mulheres diariamente são violadas dentro e fora de suas casas. A Prefeitura de Caraguatatuba faz parte da luta para mudar esse quadro e incentiva a todos a não se calarem diante dessa realidade.
Sua denúncia pode salvar uma vida! Denuncie, ligue 180!
O Centro Integrado de Atendimento à Mulher fica localizado na Av. Cuiabá, 400, Indaiá. Telefone: 3883-9908. Horário de atendimento, das 8h às 17h.
Para mais informações sobre as palestras, procure o Cras de sua região:
Cras Sul
Avenida José Herculano, 6900 – Porto Novo
Telefone: 3885-2350
Cras Centro
Rua União das Américas, 380 – Jardim Aruan
Telefone: 3886-2000
Cras Norte
Avenida Marginal Ipiranga, 17 – Olaria
Telefone: 3883-6305
Cras Massaguaçu
Rua José Jerônimo Soares, 400 – Massaguaçu
Telefone: 3882-2668
Cras Jetuba
Avenida Gabriel Fagundes da Rosa, 315 – Jetuba
Telefone: 3889-3565
Veja Também Recentes
Procon de Caraguatatuba fornece dicas sobre compras de presentes de Natal
O comércio fica aquecido em dezembro devido às compras dos presentes de Natal (25/12), “amigos secretos” das confraternizações de final de ano e da injeção do 13º salário na economia. O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba ajuda os consumidores a escapar das surpresas indesejáveis e violações dos direitos assegurados pela
Defesa Civil do Estado emite aviso de pancadas de chuva em todo Estado de São Paulo
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um aviso de passagem de uma frente fria em todo território paulista, entre sexta-feira (20) e sábado (21), com risco de acumulados moderados. Há previsão é de fortes pancadas de chuva, causadas pela elevada umidade do ar proveniente da região Amazônica.
Dezembro Vermelho: Caraguatatuba inicia campanha e reforça importância da prevenção contra HIV/AIDS
A Prefeitura de Caraguatatuba deu início à Campanha Dezembro Vermelho nesta quarta-feira (4), com a realização do 2º Simpósio ‘Irene Carrara’ no auditório da Fundacc. O evento, promovido pela Secretaria de Saúde, por meio da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), tem como objetivo reforçar a conscientização sobre prevenção,
Prefeitura e Detran realizam ação sobre o uso consciente da faixa de pedestres
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, em parceria com o Departamento de Trânsito (Detran), realizou na tarde de quarta-feira (11) uma ação na praça Cândido Mota, no centro, sobre o uso consciente da faixa de pedestres. O lema da ação é
Caraguatatuba registra 437 vagas de emprego nesta quarta-feira
Caraguatatuba está com 437 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (18), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Destas, 106 são para contratações temporárias voltadas à alta temporada de verão, nas áreas de comércio, turismo e serviços. As vagas temporárias são: açougueiro (supermercado); ajudante de açougue; ajudante de cozinha;