Pesquisar No Site
1º Evento Regional aborda o tratamento de álcool e drogas no Litoral Norte

1º Evento Regional aborda o tratamento de álcool e drogas no Litoral Norte
Mais de 200 pessoas discutiram na noite da última sexta-feira (23/08), sobre dependência química no Litoral Norte, durante o 1º Evento Regional de Combate às Drogas, promovido no auditório do Centro Universitário Módulo, no Centro, em Caraguatatuba.

#PraCegoVer: oito pessoas compõem a mesa de autoridades durante abertura do evento; há cinco homens e três mulheres (Fotos: Luis Gava/PMC).
O encontrou reuniu participantes das quatro cidades do Litoral Norte, com representantes dos grupos de Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor Exigente (AE), comunidade Restitui, funcionários públicos e profissionais da área, Poder Legislativo e comunidades em geral.
O evento teve abertura do Coral Água Viva, seguido de palestras sobre diversos assuntos relacionados à dependência química, com objetivo de informar sobre a prevenção das drogas no Litoral Norte e também no país.
O presidente da Comunidade Restitui, Evair Ribeiro falou sobre o trabalho da instituição com acolhimento e tratamento de dependentes químicos. “Há cinco anos temos uma parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba e o Governo Federal e só com a união de esforços podemos combater este problema. Requer muita dedicação e amor, mas com apoio de todos, nosso trabalho tem dado resultado”, destacou.

#PraCegoVer: foto em destaque para o secretário nacional, vestido de terno preto, camisa e gravata azul, cabelo e barba preta (Fotos: Luis Gava/PMC).
O secretário de desenvolvimento social e cidadania, Jonas Fontes, ressaltou a importância do município ser anfitriã de um evento que leva uma importante informação e esclarecimento à população. “Um trabalho honroso, que cada vez tem mais envolvimento e apoio do Poder Público junto às entidades de atuação. Parabéns por se envolverem neste assunto”, disse.
O evento também contou com a palestra do secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Drº Quirino Cordeiro, que abordou sobre a Política Nacional de Saúde Mental e sobre Drogas, Lei de Drogas, Novas Estruturas e Ações do Governo Federal na Área de Drogas.
Os trabalhos seguiram com a palestra “A doença na Dependência Química”, da médica psiquiatra, Drª Silvia Regina Scolfaro, pós-graduada em Dependência Química; e com a socióloga Katia Isikawa, coordenadora da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas – FEBRACT, que abordou o tema “Comunidade Terapêutica e a Nova Política de Drogas”.
O presidente do grupo Amor Exigente, Miguel Torterelli, explicou sobre o trabalho desenvolvido com dependentes químicos. Em Caraguatatuba, o grupo Amor Exigente se reúne toda segunda-feira, às 20h, no Ciapi, no Jardim Jaqueira.
O grupo atua com apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos. Através de um eficiente programa de auto e mútua ajuda, o Amor Exigente desenvolve preceitos para a reorganização familiar, sensibilizando as pessoas e levando-as a perceber a necessidade de mudar o rumo de suas vidas a partir de si mesmas, proporcionando equilíbrio e melhor qualidade de vida. Como diz o seu lema: torná-las CADA VEZ MELHOR!
O evento foi promovido pela Comunidade Terapêutica Restitui, em parceria com o grupo Amor Exigente (AE) e apoio da Prefeitura de Caraguatatuba.
A Comunidade Restitui foi fundada em 2010, é uma entidade sem fins lucrativos, com objetivo de promover cuidados para a vida, recuperando pessoas do uso e abuso de álcool e drogas, reintegrando-as na sociedade.
O coordenador da Restitui, Ricardo Moura, explicou que também acolhem as pessoas afetadas pelo uso de substâncias psicoativas voluntariamente, com orientações a cerca do problema acarretado pelo uso de drogas, assim como seu processo de tratamento e prevenção. “Em um diagnóstico de seis meses foram realizados 167 tratamentos”, contou.
A Comunidade fica localizada na Avenida Antonio Francisco Paschoal Peliciari, 955 – antiga Estrada do Canta Galo – Sumaré.
Veja Também Recentes

Fim de semana com muito esporte agita Caraguatatuba
O fim de semana foi marcado por atrações esportivas em Caraguatatuba. Teve Jogos Abertos da Juventude sub-18 com partidas do futsal masculino e feminino, final do campeonato municipal de beach soccer (categoria de base), quartas de finais da Copa Nova Liga de futebol de campo, Adrena Run e muitas outras

Oficina gratuita de roteiro é destaque do Pontos MIS em Caraguatatuba nesta sexta-feira
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (28/3), às 16h, a oficina do Pontos MIS “É tudo palavra! Livro = Roteiro?”, ministrada por Giuliana Monteiro. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser realizada por meio do formulário https://tinyurl.com/yck3kv4w. Classificação 16 anos. A oficina é gratuita e aborda as

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo
Foi publicado nesta quinta-feira (17), o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo de professores e formadores esportivos da Secretaria de Esportes. O edital está disponível com os classificados no site www.caraguatatuba.sp.gov.br ou no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-ao-cidadao/concursos-e-processos-seletivos/. Foram convocados 32 formadores esportivos e 28 professores de educação física. A

Reunião técnica aborda automatização de fluxos e viabilidade do Programa Facilita SP
A reunião fez parte do cronograma de implantação do fluxo automatizado de viabilidade empresarial, o VRE Municipal. Esse trabalho integra uma série de reuniões e esforços de diversas secretarias do governo municipal na modernização do ambiente de negócios e maior transparência e agilidade no processo de abertura de empresas. O