Pesquisar No Site
1º Evento Regional aborda o tratamento de álcool e drogas no Litoral Norte
1º Evento Regional aborda o tratamento de álcool e drogas no Litoral Norte
Mais de 200 pessoas discutiram na noite da última sexta-feira (23/08), sobre dependência química no Litoral Norte, durante o 1º Evento Regional de Combate às Drogas, promovido no auditório do Centro Universitário Módulo, no Centro, em Caraguatatuba.
O encontrou reuniu participantes das quatro cidades do Litoral Norte, com representantes dos grupos de Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor Exigente (AE), comunidade Restitui, funcionários públicos e profissionais da área, Poder Legislativo e comunidades em geral.
O evento teve abertura do Coral Água Viva, seguido de palestras sobre diversos assuntos relacionados à dependência química, com objetivo de informar sobre a prevenção das drogas no Litoral Norte e também no país.
O presidente da Comunidade Restitui, Evair Ribeiro falou sobre o trabalho da instituição com acolhimento e tratamento de dependentes químicos. “Há cinco anos temos uma parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba e o Governo Federal e só com a união de esforços podemos combater este problema. Requer muita dedicação e amor, mas com apoio de todos, nosso trabalho tem dado resultado”, destacou.
O secretário de desenvolvimento social e cidadania, Jonas Fontes, ressaltou a importância do município ser anfitriã de um evento que leva uma importante informação e esclarecimento à população. “Um trabalho honroso, que cada vez tem mais envolvimento e apoio do Poder Público junto às entidades de atuação. Parabéns por se envolverem neste assunto”, disse.
O evento também contou com a palestra do secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Drº Quirino Cordeiro, que abordou sobre a Política Nacional de Saúde Mental e sobre Drogas, Lei de Drogas, Novas Estruturas e Ações do Governo Federal na Área de Drogas.
Os trabalhos seguiram com a palestra “A doença na Dependência Química”, da médica psiquiatra, Drª Silvia Regina Scolfaro, pós-graduada em Dependência Química; e com a socióloga Katia Isikawa, coordenadora da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas – FEBRACT, que abordou o tema “Comunidade Terapêutica e a Nova Política de Drogas”.
O presidente do grupo Amor Exigente, Miguel Torterelli, explicou sobre o trabalho desenvolvido com dependentes químicos. Em Caraguatatuba, o grupo Amor Exigente se reúne toda segunda-feira, às 20h, no Ciapi, no Jardim Jaqueira.
O grupo atua com apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos. Através de um eficiente programa de auto e mútua ajuda, o Amor Exigente desenvolve preceitos para a reorganização familiar, sensibilizando as pessoas e levando-as a perceber a necessidade de mudar o rumo de suas vidas a partir de si mesmas, proporcionando equilíbrio e melhor qualidade de vida. Como diz o seu lema: torná-las CADA VEZ MELHOR!
O evento foi promovido pela Comunidade Terapêutica Restitui, em parceria com o grupo Amor Exigente (AE) e apoio da Prefeitura de Caraguatatuba.
A Comunidade Restitui foi fundada em 2010, é uma entidade sem fins lucrativos, com objetivo de promover cuidados para a vida, recuperando pessoas do uso e abuso de álcool e drogas, reintegrando-as na sociedade.
O coordenador da Restitui, Ricardo Moura, explicou que também acolhem as pessoas afetadas pelo uso de substâncias psicoativas voluntariamente, com orientações a cerca do problema acarretado pelo uso de drogas, assim como seu processo de tratamento e prevenção. “Em um diagnóstico de seis meses foram realizados 167 tratamentos”, contou.
A Comunidade fica localizada na Avenida Antonio Francisco Paschoal Peliciari, 955 – antiga Estrada do Canta Galo – Sumaré.
Veja Também Recentes
Fundo Social entrega primeiro kit maternidade de 2025
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba realizou a entrega do primeiro kit maternidade do ano de 2025 à gestante Joelma Carlson, de 30 anos, na tarde da última quarta-feira (8). O kit contém: 2 panos, 2 macacões, 2 bodies, 2 calças, 1 kit de berço, 1 manta, 1 toalha,
Prefeitura de Caraguatatuba atende moradores e limpa local de descarte irregular no Jardim Jaqueira
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba removeu na última quarta-feira (15/2), os resíduos sólidos descartados irregularmente em uma área no Jardim Jaqueira. Há muito tempo os moradores da região vinham solicitando a limpeza do terreno, que está localizado embaixo de uma linha de transmissão da Companhia Energética
Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba entra em recesso a partir do dia 23
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba estará em atividade somente até o dia 20 de dezembro (sexta-feira). A partir do dia 23, a instituição encerra suas atividades e entra em recesso. A reabertura, em 2025, está programada para o dia 2 de janeiro (quinta-feira). A instituição desenvolve ações que
Jovens nascidos em 2007 já podem realizar Alistamento Militar em Caraguatatuba
Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros), nascidos em 2007, devem fazer o alistamento no serviço militar até o dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se
‘Aulão’ Gratuito de dança e atividades físicas é atração em Caraguatatuba nesta sexta-feira
Os professores de Educação Física e Dança do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) da Prefeitura de Caraguatatuba realizam nesta sexta-feira (17), a partir das 8h, aulas de alongamento, ginástica funcional, balance e dança, na Praça da Cultura, no Centro, a partir das 8h.