Pesquisar No Site
Profissionais lotam teatro em capacitação sobre autismo; familiares ainda podem participar

Profissionais lotam teatro em capacitação sobre autismo; familiares ainda podem participar
Mais de 450 pessoas de diversas áreas profissionais como professores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, auxiliar de desenvolvimento infantil, entre outros, participaram na manhã desta quarta-feira (03/07), da capacitação sobre “Autismo, diferente é o mundo que queremos”, no Teatro Mario Covas.

#PraCegoVer: foto mostra palestrante em cima do palco de costas e público sentado na frente. (Foto: Augusto Melo/PMC)
A abertura do evento foi realizada pelo prefeito Aguilar Junior, que destacou a importância de promover o encontro. “O assunto não é novo, mas pode e deve sempre ser renovado e atualizado para uma nova conscientização e troca de experiências. Quanto mais cedo diagnosticar e tratar, melhor será para a criança e a família”, acrescentou.
O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Léo Macedo, explicou que a capacitação foi realizada com o objetivo de atingir um público extenso de profissionais, utilizando uma linguagem bastante acessível, a fim de atingir todas as áreas.
A capacitação seguiu com a palestra da psicopedagoga Paloma Leal Rocha, especialista em ABA (análise do comportamento aplicada), psicomotricidade e em educação especial e inclusão. ABA é uma ciência que estuda o comportamento humano.
Paloma, mãe de filho com autismo, reforçou a importância da capacitação tanto para os profissionais como aos pais, como meio de atualização de novos conhecimentos e assim, poder entender mais sobre a vida da criança.

#PraCegoVer: palestrante em pé no palco, segurando microfone; ela veste calça preta, sapato marrom e blusa de alça xadrez; (Foto: Augusto Melo/PMC)
Dados apresentados na palestra mostram que nos últimos 15 anos houve um aumento de doenças mentais; que uma a cada cinco crianças tem problema de saúde mental; foi observado o aumento de 43% no Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); aumento de 37% de adolescentes com depressão e aumento de 200% na taxa de suicídio de crianças de 10 a 12 anos.
“O autismo é o transtorno mais estudado nos últimos 100 anos. Se desde o início tratarmos nossos filhos, alunos ou pacientes de maneiras diferentes poderemos detectar o autismo precocemente e evitar diversas frustrações”, complementou Paloma.
A palestrante ainda acrescentou: “Tudo na vida é um equilíbrio e nós adultos não estamos equilibrando da forma correta. Somos a referência das nossas crianças. Então vamos procurar sempre reforçar o lado positivo delas e não o negativo. Valorize os momentos. Amor não são palavras e sim, atitudes!”, destacou.
O encontro ainda abordou e discutiu questões técnicas do atendimento, abordagens terapêuticas, principalmente a observação, identificação e intervenção precoce na eficácia do tratamento.
Familiares de autistas podem participar da capacitação promovida na quinta-feira (04/07), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), das 10h às 12h. Inscrições ainda podem ser realizadas no link https://tinyurl.com/y36qfpeg.
O encontro é promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).
Veja Também Recentes

Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,

Caraguatatuba oferece 125 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 125 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (14/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Nove cidades participam de seletiva para Olimpíadas Especiais das Apaes em Caraguatatuba
Inclusão e superação. O Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”, no bairro Jardim Britânia, em Caraguatatuba, foi palco, na quarta-feira (19), da seletiva para a formação da equipe das Olimpíadas Especiais das Apaes. Nove cidades participaram do evento, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Mogi das Cruzes, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim,

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bários de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de