Pesquisar No Site
Fundo Social de Caraguatatuba inicia turmas de Iniciação à Costura com 120 participantes

Fundo Social de Caraguatatuba inicia turmas de Iniciação à Costura com 120 participantes
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba iniciou nesta segunda-feira (01/07), a primeira aula do curso de Iniciação à Costura. As inscrições foram realizadas no final do mês de junho e contaram com 120 inscritos.

#PraCegoVer: três pessoas, duas mulheres e um homem sentados de costas manuseando máquina de costura (Foto: Augusto Melo/PMC)
Para não deixar ninguém de fora, desta vez, o Fundo Social dobrou a quantidade de turmas que fecha normalmente para atender todos os candidatos. Serão oito grupos, com aulas de segunda a quinta-feira, nos períodos da manhã e tarde. O curso será realizado uma vez por semana, variando de 10 a 18 alunos por turma, totalizando 20 aulas.
“Atender mais de 100 pessoas em um curso foi um desafio para o Fundo Social. Tivemos que remodelar salas e equipamentos. Mas conseguir incluir todos os interessados foi muito gratificante. É uma superprodução”, contou a presidente, Samara Aguilar.

#PraCegoVer: várias mulheres sentadas de frente com avental preto manuseando máquinas de costura; (Foto: Augusto Melo/PMC)
Outra novidade é que é a primeira vez que um curso de costura tem a participação de homens. Ao todo, cinco homens estão matriculados, como é o caso de José Ribamar, de 58 anos de idade. Ele conta que pra ele é normal atuar nesse ramo, pois trabalha com tapeçaria há cinco anos.
“No meu comércio fazemos capas e reformas de bancos automotivos, mas sempre dependi de funcionários, pois não tenho conhecimento em costura. Foi quando surgiu a oportunidade e me inscrevi, assim aprendo as técnicas e agrego à minha empresa”, conta José.
O comerciante ainda acrescentou que após o encerramento das aulas, havendo interesse, pretende levar um colega de turma para trabalhar na sua empresa. “O curso atende as nossas expectativas, então porque não levar pessoas capacitadas”, disse.
O curso de Iniciação à Costura foi desenvolvido para pessoas que nunca tiveram contato na área e abordará: cuidados básicos e preparação das máquinas; primeiros manuseios com tecido e treino de pé de máquina; corte e confecção de lençóis retos, fronhas, lençóis de elástico, cortina; confecção de short e camiseta.
Veja Também Recentes

Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bários de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse