Pesquisar No Site
Festival do Camarão supera expectativas e recebe mais de 100 mil pessoas
Festival do Camarão supera expectativas e recebe mais de 100 mil pessoas
Mais de 100 mil pessoas passaram pelo 22º Festival do Camarão de Caraguatatuba, realizado entre os dias 12 e 21 de julho na Praça da Cultura (Avenida de Praia). O movimento e as vendas superaram as expectativas dos pescadores das 25 barracas de salgados e doces que aprovaram o formato de 10 dias corridos.
A estimativa era comercializar mais de 50 toneladas de Camarão, o rei da festa, mas os participantes falam em muito mais. “É até impossível contabilizar, mas todo mundo vendeu muito”, disse o presidente da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro, Nilo Rolim do Amaral, o Nilo Cabeça. O festival foi realizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a entidade.
Rogério Tapligiani está sorrindo à toa. Só de bolinho de camarão ele conta que foram feitos 1.300 para o festival, mas na segunda-feira precisou correr para fazer mais. “Vendemos mais de 2 mil unidades”, conta.
Glaydson Alves Macedo, o Gresso, também está satisfeito e que aprovou os dias corridos. Ele sugere colocar mais músicos de segunda a quarta-feira e deixar o festival do dia todo na sexta-feira. “É um dia de muito movimento e já queremos começar cedo”.
Nos dias de maior movimento era comum ver as barracas lotadas, mas os visitantes não arredavam o pé, como Julio Cardoso da Silva, 32 anos, de Caraguatatuba que foi todo um final de semana comer camarão. “Já experimentei a porção de sete barba, o espaguete, o escondidinho, fora o que comia com amigos”.
A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, relata que no último final de semana teve de conseguir mais 250 mesas e 1 mil cadeiras para atender o público em horários de picos. Inicialmente eram 700 mesas com 2,8 mil cadeiras.
Bom também para a artesã Maria do Socorro que fez sucesso com seus turbantes e faixas para cabelo. “A festa é muito boa. Era colocar um turbante na manequim que logo já tinha saída”.
Na Tenda da Memória, destaque para o Espaço Kids com brincadeiras lúdicas e o teatro com o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, onde foi dado o recado para os cuidados com a água parada.
No palco, espaço para os quase 500 músicos que fizeram seus shows para uma plateia sempre cheia, além dos alunos de dança das Oficinas Culturais da Fundacc que tiveram a oportunidade de apresentar coreografias novas nos mais variados estilos, dos grupos de tradições populares.
Este ano o festival ainda ganhou seu mascote, o Caramarão – Caraguá + Camarão – nome escolhido após uma enquete nas redes sociais da Fundacc. A Casinha Caiçara, a Casa da Farinha, a Capelinha de São Pedro e o nome da cidade como ponto de fotografia também fizeram sucesso.
O 22º Festival do Camarão gerou em torno de 1.100 empregos diretos e indiretos com trabalhadores temporários nas barracas, na limpeza, segurança, atendimento médico, além de estrutura, iluminação, compra no comércio local.
Veja Também Recentes
Defesa Civil de Caraguatatuba faz monitoramentos de rotina em áreas de risco
A Defesa Civil de Caraguatatuba está fazendo esta semana o monitoramento rotineiro de todas as áreas de risco da cidade, dentro do período em que está em vigor o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que vai de 1º de dezembro a 31 de março do ano seguinte. Uma equipe
Procon de Caraguatatuba fornece orientações aos consumidores sobre compra de protetor solar e repelente
Protetor solar e repelentes são alguns dos itens ofertados mais buscados por munícipes e turistas, principalmente durante a alta temporada de verão no Litoral Norte. Sabendo disso, o Procon de Caraguatatuba reforça a atenção e cuidados que o consumidor deve ter no momento da compra, tendo em vista a crescente
Veículo de Prefeitura do interior é apreendido em fiscalização por desvio de função pública
A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Empresa Municipal de Transporte Urbano (EMTU), a Agência de Transporte de São Paulo (Artesp) e a Polícia Militar intensificou as operações que visam coibir o transporte clandestino de passageiros, em especial, em veículos de turismo de um dia. No primeiro final de
Recadastramento para transporte universitário termina no próximo dia 16
A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba informa aos universitários que estavam cadastrados no 2º semestre de 2024, no transporte com destino às Universidades em São José dos Campos, que o prazo para realizar o recadastramento para o 1º semestre de 2025, termina dia 16 (segunda-feira), e deve ser feito
PAT de Caraguatatuba está com 69 vagas de empregos para a temporada de verão 2024/2025
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba inicia a semana com 69 oportunidades de emprego para temporada de verão em quiosques, restaurantes, lanchonetes e pousadas. As oportunidades são para as seguintes funções: ajudante de cozinha, ajudante de cozinha (temporária), ajudante de cozinha em pastelaria, ajudante de cozinha em