Pesquisar No Site
Caraguatatuba amplia projeto de robótica para a educação inclusiva
Caraguatatuba amplia projeto de robótica para a educação inclusiva
A secretaria municipal de educação de Caraguatatuba ampliou o projeto de robótica, já em andamento na rede municipal. A novidade é a aplicação de atributos da robótica à educação inclusiva.
O objetivo é promover a inclusão educacional e a qualidade do ensino, de maneira democrática e ética, em respeito à multiplicidade humana.
O projeto chamado “Robótica para Inclusão” é uma parceria entre o setor de Informática Educativa com a Divisão de Educação Inclusiva da secretaria de educação.
Atualmente são utilizados robôs LEGO® MINDSTORMS® Education EV3, que são uma solução de robótica educacional, relacionado ao aprendizado de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
O projeto atua com alunos a partir dos 10 anos de idade e vai até o Ensino Médio, podendo também ser aplicado em projetos de cursos do Ensino Superior.
Coordenado pelos servidores da Informática Educativa, Rúbia Moreira Costa, Bruno Nacano e Leandro Andrade, atualmente as atividades são desenvolvidas no CRIES Tinga. Os alunos são atendidos por psicólogos da unidade que os encaminham para participarem de atividades que envolvem o desenvolvimento motor e lógico, além de introdução de princípios do trabalho em grupo e resolução de problemas.
O próximo passo é ampliar o trabalho e levar o projeto para os demais CRIES.
CRIES
Os CRIES – Centros de Referência para Inclusão Escolar e Social são espaços de intervenção especializada, que englobam ações de Educação, Saúde e Assistência Social. Temos 3 unidades no município, divididos entre as regiões Sul, Centro e Norte. Atualmente contam com a supervisão da Prof.ª Maria Thereza, da Divisão de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação.
Sempre em busca de novas tecnologias
Caraguatatuba mantém seu olhar sempre atento ao uso de novas tecnologias que possam ser aplicadas à educação. Uma delegação de Caraguatatuba esteve no dia 27 de junho, visitando a sede da Google do Brasil onde foram apresentadas novas tecnologias voltadas ao setor.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba toma providências contra perturbação do sossego
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, adotou uma fiscalização mais intensa sobre os locais onde ocorre mais perturbação do sossego na cidade. No último final de semana, foram atendidas 22 denúncias de perturbação que resultaram em multas. Dois locais foram autuados no valor de 416 VRMS,
Certificados de reservistas do alistamento de 2024 podem ser retirados na Junta Militar de Caraguatatuba
Os Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar (certificado de reservista) estão disponíveis para a retirada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba, no Centro. Este ano, os brasileiros do sexo masculino nascidos em 2006 fizeram o alistamento militar obrigatório nas
Prefeitura de Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Proclamação da República
As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não vão funcionar nesta sexta-feira (15/11), em função do feriado da Proclamação da República. O atendimento ao público continua na próxima segunda-feira (18), às 8h30, no Paço Municipal, e no horário habitual de cada setor. O expediente volta a ser suspenso novamente na quarta-feira
Caraguatatuba participa do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas
A Prefeitura de Caraguatatuba participará do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que será realizado no dia 28 de novembro (quinta-feira). O evento será totalmente on line, com transmissão pelo canal do YouTube da UNIVAP. Link para inscrição:
SPU faz Audiência Pública virtual para divulgar trabalho de demarcação de áreas da União
A Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo (SPU) realizará, no dia 21 de novembro (quinta-feira|), das 14 às 16 horas, uma Audiência Pública de Demarcação de Áreas da União (APDAU). A reunião, na modalidade virtual, visa divulgar, esclarecer e iniciar os trabalhos de demarcação e identificação das áreas