Pesquisar No Site
Na Semana de Meio Ambiente, alunos da rede municipal participam de visitas ao ecoponto e viveiro municipal

Na Semana de Meio Ambiente, alunos da rede municipal participam de visitas ao ecoponto e viveiro municipal
Os últimos dias da Semana do Meio Ambiente estão repletos de atividades em Caraguatatuba. Na tarde de quinta-feira (06/06), 19 alunos do 1º ano D da Escola EMEI Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, do bairro Tinga, participaram de uma visita ao Ecoponto Golfinhos, onde puderam conhecer o objetivo do espaço, materiais recebidos e também a destinação correta de cada tipo de resíduo. A visita foi guiada pelo técnico Reinaldo Gomes, gestor ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP).

#PraCegoVer: Alunos da EMEI Prof. Lúcio Jacinto dos Santos caminham pelo ecoponto acompanhadas pelo guia. Elas estão passando ao lado das caçambas verdes (Foto: Mayara Peixoto/PMC)
Para a professora Laura Maria da Silva, foi uma experiência bastante interessante. “Os alunos gostaram muito, questionaram e se divertiram. Aprenderam sobre a importância da reciclagem e prometeram cobrar os pais”, comentou.
Na sexta-feira (07/06) pela manhã, foi a vez dos alunos do 9º A, da Emef Profª Maria Moraes de Oliveira, participarem das atividades da Semana de Meio Ambiente. Também guiados pelo técnico Reinaldo, os alunos puderam conhecer o Viveiro Municipal. Os alunos puderam aprender sobre as espécies nativas, mudas e diversas outras curiosidades como a extração do açaí, o crime de extração dos palpitos, a cana de açúcar e os ciclos que são quebrados e levam algumas árvores à extinção.

#PraCegoVer: Alunos da EMEI Prof. Lúcio Jacinto dos Santos posam para foto junto com professora e guia. Abaixo delas está uma caçamba verde repleta de podas de árvores (Foto: Mayara Peixoto/PMC)
De acordo com o aluno Sócrates Porto Alves (14), foi um passeio diferente. “Eu não conhecia. Foi bom poder aprender sobre as plantas e tirar minhas dúvidas”, disse.
Para Poliana Sanches (14), também foi um momento divertido e repleto de coisas novas. “Eu também não sabia que existia um viveiro e com guia ficou muito interessante o passeio. A história do palmito e açaí me chamaram a atenção. Além disso pude conhecer as mudas e muitas árvores diferentes. Agora quero plantar árvores”, destacou a aluna.

#PraCegoVer: Alunos da Emef Profª Maria Moraes de Oliveira no Viveiro Municipal escutam explicação sobre tipos de plantas. Eles estão reunidos em um pequeno círculo. Há uma placa com a descrição do viveiro (Foto: Mayara Peixoto/PMC)
Segundo a professora Aline, passeios como esses são estimulantes. “Eles participaram de uma gincana na escola e receberam esse passeio como prêmio. Eles gostam, interagem e voltam mais animados para a sala de aula”.
Para o gestor Reinaldo Gomes, atividades como essas, que despertam o interesse nas questões ambientais, são fundamentais. “Eles são curiosos, querem aprender, então é preciso estimular cada vez mais um olhar para isso. Precisamos preservar, reciclar, plantar e proteger nosso meio ambiente e eles são nossos maiores agentes fiscalizadores”, explicou.
As escolas que tiverem interesse em realizar visitas guiadas educativas no Viveiro Municipal, Ecopontos ou Cooperativas, devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, no setor de Projetos e Educação Ambiental pelo telefone (12) 3897-2530 ou direto no setor responsável na Secretaria de Educação, no número (12) 3897-7000.
Mais informações, no site: www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/meio-ambiente/
Veja Também Recentes

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda

CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de abril
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes de abril presencialmente até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável