Pesquisar No Site
Educação inclusiva de Caraguatatuba: educação é para todos

Educação inclusiva de Caraguatatuba: educação é para todos
O setor de Educação Inclusiva de Caraguatatuba está em constante atualização. Pensando nisso, foi realizada ontem (27/ 06), uma palestra, aos professores do setor, com a temática inclusão de surdos e cegos.
O tema foi proposto em atenção ao Dia Internacional do Surdocego comemorado no dia 27 de junho. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de nascimento de Helen Keller, a primeira surda e cega a conquistar o título de bacharelado. Ela é uma grande inspiração e exemplo, foi uma escritora, conferencista, ativista social norte-americana e defensora dos direitos das pessoas com deficiência.

#PraCegoVer: Em pé, coordenadora da Educação Inclusiva fala ao microfone.(Fotos: Divulgação/PMC)
A Secretária de Educação, Márcia Paiva, explica que há muitos desafios a serem superados na inclusão de surdos e cegos da educação, mas que em nosso município temos em mente que a capacitação dos professores é um dos caminhos para superarmos essas barreiras.
Para a Coordenadora da Educação Inclusiva, Josiane Alcântara Fernandes, a palestra em alusão ao dia Internacional Surdocego, foi de extrema importância para os profissionais, visto que estamos vivendo um momento único na inclusão em nosso país. “A comunicação tem que acontecer e nossas crianças precisam interagir e ter contato com o mundo. Hoje tivemos acesso a diversas formas onde a comunicação acontece. Vale lembrar que Libras é segunda língua oficial no nosso país”, disse ela.
Atualmente, a rede municipal de ensino de Caraguatatuba atende 22 alunos com deficiência auditiva, que variam de parcial a surdez, e 10 alunos com deficiência visual, também com níveis que variam de baixa visão a cegueira.
Legislação e pioneirismo
No Brasil foi instituída a Lei 10.436/02, que trata da Língua de sinais. Nela o conceito de Libras é reconhecido como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda, ou seja, em nosso país Libras é o segundo idioma oficial.
A lei também serviu de alicerce para uma série de políticas públicas. Em atenção a essas políticas, a Prefeitura de Caraguatatuba implementou a primeira EMEFEBS – Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Bilíngue para Surdos do Litoral Norte.
A unidade escolar Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, no bairro Praia das Palmeiras, ensina a língua aos alunos surdos e ouvintes.

#PraCegoVer: Educadoras da rede municipal de inclusão sorriem em foto estilo selfie. (Fotos: Divulgação/PMC)
Curiosidade
Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre a história de Helen Keller, há um filme chamado The Miracle Worker, em português “Um trabalho de Milagres” , relatando a história da vida dela e como ela aprendeu a se comunicar. A informação é o primeiro passo para superarmos as barreiras!
Veja Também Recentes

Feira agroecológica do coletivo Rapecca é destaque neste sábado em Caraguatatuba
O coletivo Rapecca realiza neste sábado (22/2), das 15h às 20h30, na Praça do Caiçara, no Centro de Caraguatatuba, uma feira agroecológica aberta ao público com diversas atrações. Além de contar com a participação de expositores da região, os integrantes do coletivo também propõem outras atividades, como rodas de conversa e oficinas,

Agentes da Guarda Civil atendem ocorrência de violência e lesão corporal
Em patrulhamento preventivo pelo centro de Caraguatatuba na tarde de segunda-feira (24), a equipe de agentes da Guarda Civil Municipal, com o auxílio do Centro de Operações Inteligentes (COI), observaram ocorrência de briga em estacionamento, com possível presença de homem armado. Ao chegarem ao local, foi constatado desentendimento entre indivíduo

Caraguatatuba recebe primeiras apresentações públicas de projeto da Política Nacional Aldir Blanc neste sábado
Caraguatuba recebe os primeiros projetos fomentados pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2024 com apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) a partir deste sábado (15), às 9h no estacionamento do Projeto Céu Azul no Jardim Gaivotas com KombiCirque – Jornada da Alegria, iniciativa que divulga a magia do circo. A classificação

Governo Municipal de Caraguatatuba divulga atualização sobre dengue e reforça orientações
Caraguatatuba registrou até momento 643 notificações de dengue, com 103 casos positivos, 540 negativos e um óbito suspeito em investigação. A Secretaria de Saúde reforça os cuidados preventivos contra a transmissão do mosquito Aedes aegypti. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) segue com inspeções domiciliares no município, com foco

Pedras do mosaico português do largo do Teatro Mario Covas de Caraguatatuba são reassentadas
A obra de manutenção das pedras do mosaico português do largo do Teatro Mario Covas, no Indaiá, foi realizada na última segunda-feira (10/2). Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos do governo municipal de Caraguatatuba recolocam as pedras portuguesas nos trechos esburacados da praça em frente ao teatro. O Teatro Mario