Pesquisar No Site
Defesa Civil de Caraguatatuba debate o PPRDC com Polícia Militar e Bombeiros

Defesa Civil de Caraguatatuba debate o PPRDC com Polícia Militar e Bombeiros
Integrantes da Coordenadoria de Defesa Civil de Caraguatatuba participaram na quarta-feira (26/06) de uma reunião, realizada na Secretaria Municipal de Educação, com membros do Grupamento de Bombeiros do Litoral Norte e representantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo. O assunto em debate foi o Plano Preventivo de Ressaca da Defesa Civil (PPRDC).

#PraCegoVer: Secretário, de pé, em frente a uma projeção, fala aos presentes, sentados em carteiras, em uma sala da Secretaria de Educação (Fotos: Márcia de Paula/PMC)
A abertura do encontro foi feita pelo vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Capitão Campos Júnior, que falou sobre a importância da implantação de políticas públicas eficazes e preventivas em defesa da população.
Campos Júnior destacou que a forma como um governo enxerga a questão da proteção ao cidadão faz muita diferença. E ressaltou: “A administração está investindo mais de 35 milhões em projetos e obras de macrodrenagem em toda a cidade, visando minimizar o impacto das fortes chuvas”.
“Encontros como esse, em que há a troca de experiências de profissionais que estão atuando há muitos anos na área da Defesa Civil, permite que possamos construir soluções. É um exercício fundamental e enriquecedor”, disse o secretário.
Também participaram da reunião o comandante do 4º Sub Grupamento de Bombeiros do Litoral Norte, Capitão Newton Kruger Júnior, e o capitão PM João Batista de Castro Rapacci, que falaram aos presentes sobre a atuação da corporação no Litoral Norte e estatísticas dos trabalhos realizados.
PPRDC
O Plano Preventivo de Ressaca da Defesa Civil estabelece medidas preventivas a serem tomadas em eventos meteorológico-oceanográficos extremos, como ressacas do mar e marés altas anômalas.
Tanto o PPDC quanto o PPRDC são operados segundo critérios técnicos previstos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil-Casa Militar do Estado de São Paulo (CEDEC), com base na legislação estadual, monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica, vistorias em encostas.
A coordenação geral das operações dos planos são de responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil.
Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bários de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Conselho de Saneamento de Caraguatatuba elege representantes nesta sexta-feira
A participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas é uma das formas de fortalecer a gestão democrática. Em Caraguatatuba, o Conselho Municipal de Saneamento Básico é um dos espaços destinados a esse diálogo entre governo e população, com representantes da administração pública, entidades e usuários dos serviços. Nesta

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas