Pesquisar No Site
Caraguatatuba promove capacitação sobre autismo aberta ao público
Caraguatatuba promove capacitação sobre autismo aberta ao público
A capacitação com o tema “Autismo, diferente é o mundo que queremos” segue com inscrições abertas. O evento é promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e será realizado nos dias 3 e 4 de julho, com ampla participação daqueles que se interessam pelo tema.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online. A emissão de certificado é opcional, sendo cobrada uma taxa de R$ 8, caso o inscrito opte para receber o certificado do curso. Inscrições para o dia 03/07, no link: https://tinyurl.com/y6r3ajau; e para o dia 04/07 no endereço: https://tinyurl.com/y36qfpeg.
Na quarta-feira (03/07), das 8h às 12h, no Teatro Mario Covas, a capacitação será destinada às instituições, educadores, escolas, profissionais de saúde e pesquisadores.
Já no dia 04/07 (quinta-feira), a capacitação será realizada no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), das 10h às 12h, destinada aos familiares, cuidadores de pessoas com autismo e público em geral que queira entender um pouco mais sobre o TEA – Transtorno do Espectro Autista.
A palestra será ministrada pela psicopedagoga Paloma Leal Rocha, especialista em ABA (análise do comportamento aplicada), psicomotricidade e em educação especial e inclusão.
Durante o encontro serão apresentados e discutidos tópicos fundamentais nas questões clínicas, abordagens terapêuticas e desenvolvimento da criança com autismo, especialmente a observação, identificação e intervenção precoce na eficácia do tratamento. A proposta é trazer mais esperança às famílias, comunidade escolar e terapeutas que atuam com este público.
Conteúdo programático do curso – Introdução; definição e caracterização; problemas de comunicação, de interação social e de comportamento; atenção compartilhada; dificuldades em habilidades cognitivas; dificuldades em habilidades de teoria da mente; como a análise aplicada do comportamento pode ajudar pais e familiares; uso de estímulos visuais para o estabelecimento de rotina e instruções diárias; orientações a pais para manejo de comportamentos inapropriados baseados na análise do comportamento.
Mais informações na Sepedi, localizada na Rua Jorge Burihan, 10 – Jardim Jaqueira (próximo a rodoviária) ou por telefone: 3886-3050.
Veja Também Recentes
Orçamento de 2025 vai para votação em dois turnos na Câmara de Caraguatatuba
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba na última quarta-feira (13/11) e no dia 4 de novembro. Agora, o projeto que estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano será discutido e
Etec de Caraguatatuba abre inscrições para o Vestibulinho 1º Semestre 2025
A Etec de Caraguatatuba está anunciando a abertura das inscrições para o Vestibulinho do 1º semestre de 2025, com oportunidades em cursos de excelência para quem busca formação técnica e ensino médio de qualidade. As inscrições estão abertas de 31 de outubro até às 15h do dia 26 de novembro
Prefeitura de Caraguatatuba faz retirada de peixes mortos na praia do Indaiá
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realiza nesta semana a retirada de cerca de 150 kg de peixes mortos das areias da praia do bairro Indaiá, região central da cidade. Para a ação, a Sesep utilizou um rastelo mecânico, que vem sendo utilizado também
Prefeitura reforça limpeza da praia do Indaiá para garantir retirada de peixes mortos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), reforçou o serviço de limpeza das areias da praia do Indaiá, onde desde o início da semana tem aparecido centenas de peixes mortos. A ação da Sesep visa garantir a limpeza e a segurança do grande número de
Fundacc homenageia ex-professora de dança e dá nome à sala no Polo Cultural do Poiares
O Polo Cultural do Poiares foi palco para uma programação de dança e homenagem neste sábado (9). Com o espaço lotado de antigos alunos e seus familiares, além de apresentações de grupos, o ponto alto do evento foi a homenagem prestada à Carla Bueno, que teve seu nome dado à