Pesquisar No Site
Seminário de gestão previdenciária reúne cerca de 300 pessoas no Teatro Mario Covas em Caraguatatuba

Seminário de gestão previdenciária reúne cerca de 300 pessoas no Teatro Mario Covas em Caraguatatuba
O Seminário “Inovações na Gestão dos RPPS’s (Regimes Próprios de Previdência Social)” discutiu a reforma da previdência (PEC 9/2019) e investimentos para os RPPS’s na quinta-feira (09/05), no Teatro Mário Covas, no Indaiá, em Caraguatatuba. Cerca de 300 pessoas, entre técnicos de 12 institutos previdenciários da Região Metropolitana do Vale do Paraíba/Litoral Norte, Litoral Sul e interior do Estado de São Paulo, além de servidores municipais participaram do encontro.

#PraCegoVer: Servidores participam do Seminário “Inovações na Gestão dos RPPS’s (Regimes Próprios de Previdência Social)” (Foto: Luís Gava/PMC)
A cerimônia de abertura contou o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Junior; que representou o prefeito Aguilar Junior na ocasião; o presidente do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), Ezequiel Guimarães; o presidente da Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (APEPREM), Daniel Leandro Boccardo (superintendente do BiriguiPrev – Regime Próprio de Previdência Social de Birigui); a presidente do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba (IPMU), Sirleide da Silva; a presidente da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo; e o diretor técnico e procurador jurídico do Serviço de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Municipais de Indaiatuba (Seprev), do Douglas Figueiredo.

#PraCegoVer: palestrante Douglas Figueiredo, falando sobre “Os Impactos da Reforma da Previdência nos Regimes Próprios de Previdência Social” (Foto: Luís Gava/PMC)
O presidente da Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (APEPREM), Daniel Leandro Boccardo, disse que o Seminário Inovações na Gestão dos RPPS’s marca o início de um ciclo na difusão da cultura previdenciária no Estado de São Paulo. “Simultaneamente, com esse evento está sendo realizado outro na cidade de Jundiaí, onde a Aprepem é representada pelo vice-presidente (Marcos Rogério F. Baraldi). Teremos mais dois eventos para maio e junho e, quem sabe não voltamos a Caraguatatuba para trazer algum evento da área técnica no segundo semestre”, adiantou. “É muito importante a difusão da cultura previdenciária, ainda mais nesse momento, com a possível reforma da previdência. Não sabemos como vai passar, mas irá mudar a nossa vida. Também sou funcionário público efetivo e nem sei quando vou me aposentar. Serão 50 anos de trabalho na área pública, se manter a PEC 6/2019 como está”, prevê.

#PraCegoVer: Vice-prefeito Campos Junior discursando durante a abertura do seminário de gestão previdenciária (Foto: luís Gava/PMC)
A presidente da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, agradeceu ao CaraguaPrev pela iniciativa do seminário. “Dos que estão aqui na mesa, sou a única que não sou técnica da área, mas sou professora contribuinte e temos um mar de incerteza quanto ao nosso futuro, principalmente nós educadores. Quero parabenizar o presidente do CaraguaPrev, Ezequiel Guimarães, por essa iniciativa. Mesmo eu não aceitando a reforma da previdência, temos que encará-la, saber os mitos e as verdades. Quero agradecer a você e ao prefeito Aguilar Junior pela oportunidade”, reconheceu.
O presidente do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), Ezequiel Guimarães, destacou a importância do instituto na difusão da cultura previdenciária. “A competência de legislar sobre o tema é do Congresso Nacional, ou seja, não é da Câmara Municipal e nem da Assembleia Legislativa, mas sim de deputados federais e senadores. A divulgação e propagação da cultura previdenciária é nosso dever enquanto servidores e cidadãos”, se comprometeu.
O vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Junior, falou do empenho do prefeito Aguilar Junior na criação do Plano de Amortização do Déficit Técnico Atuarial do CaraguáPrev (Lei Municipal 2.348/2017). “Conheci o presidente Ezequiel quando estávamos discutindo o grande déficit atuarial de R$ 164 milhões que deixaram para trás. Ninguém fala disso, às vezes por desconhecer, às vezes por não dar importância. O fato é que esse governo procurou conhecer e fazer um bom negócio e tem 35 anos para ajustar o déficit atuarial para garantir as aposentadorias de vocês”, recordou.
A bailarina mirim, Mayara, da Escola de Bailados de Caraguatatuba da Fundacc se apresentou na abertura do seminário.

#PraCegoVer: Apresentação da bailarina mirim, Mayara da Escola de Bailados de Caraguatatuba da Fundacc, na abertura do evento (Foto: Luís Gava/PMC)
Palestras
O professor universitário, Douglas Figueiredo, falou sobre “Os Impactos da Reforma da Previdência nos Regimes Próprios de Previdência Social”. Figueiredo também é diretor técnico e procurador jurídico do Serviço de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Municipais de Indaiatuba (Seprev), palestrante e pós-graduado em RPPS pelo Damásio Educacional; em Direito Processual Civil pela PUC de Campinas; e possui MBA em Gestão Pública e Administração de Cidades pela Anhanguera.
No período da tarde, o administrador e empresas, Geraldo Carneiro, tratou dos “Investimentos para os RPPS: Legislação e Títulos Públicos Federais”. Carneiro tem formação em Direito e Administração, mais de 25 anos de experiência no mercado de capitais e é gestor de recursos autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Desde 2001 esteve à frente da Investor, que se consolidou como um dos maiores escritórios de investimentos do Espírito Santo. Atualmente, ocupa o cargo de diretor de Gestão de Patrimônio na Uniletra Investimentos.
O Seminário “Inovações na Gestão dos RPPS’s (Regimes Próprios de Previdência Social)” foi organizado pela ABCPREV – Gestão e Formação Previdenciárias, Uniletra Investimentos, e conta com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, CaraguPrev, Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba (IPMU) e Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (APEPREM).
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de abril
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes de abril presencialmente até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável

Palestra sobre saneamento em Caraguatatuba comemora Dia Mundial da Água
Nesta quinta-feira (27), Caraguatatuba recebe a palestra com o tema “Saneamento que transforma vidas”, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O evento será realizado das 19h30 às 21h no Centro Universitário Módulo – Auditório Bloco 1, localizado na Rua Maria D’Assumpção Carvalho, 1.000, Martim

Secretaria de Administração de Caraguatatuba convoca mais 57 estagiários
Mais 57 estudantes aprovados de oito cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e novembro devem comparecer até a próxima quarta-feira (12/3), das 9h às 10h30

Procon de Caraguatatuba promove café em homenagem ao Dia do Consumidor
O Procon de Caraguatatuba recepcionou munícipes e servidores com um café da manhã em comemoração ao Dia do Consumidor na última sexta-feira (14/3), em sua sede no Centro. A data é anualmente celebrada no dia 15 de março e diversos estabelecimentos comerciais dos mais variados ramos aproveitam para realizar promoções